Citroën C3 estreia nova geração no mercado europeu


Enquanto no Brasil o Citroën C3 traz como principal novidade o motor 1.2 PureTech (compartilhado com o Peugeot 208), na Europa são revelados os detalhes da nova geração, a terceira desde que foi lançado, em 2002 - de lá para cá, foram cerca de 3,6 milhões de unidades comercializadas mundialmente. O novo C3 incorpora elementos estilísticos de modelos como C4 Cactus e Picasso: faróis desmembrados, pintura em dois tons, lanternas com efeito de profundidade e, opcionalmente, os Airbumps, que protegem as portas contra pequenos impactos e desgastes do cotidiano.


O C3 manteve o porte compacto, com seus 3,99 metros de comprimento, assim como o raio de giro curto, de 10,7 metros. Há cerca de 2 centímetros de maior área para os ombros dos passageiros, o porta-malas conta com 300 litros, e a posição dos bancos foi alterada para proporcionar melhor visibilidade. São nove opções de cores para a carroceria (Polar White, Perla Nera Black, Shark Grey, Arctic Steel, Ruby Red, Almond Green, Cobalt Blue, Power Orange e Soft Sand) e três para os detalhes contrastantes (Opal White, Onyx Black e Sport Red).


E existem ainda quatro opções de personalização do interior: Standard (neutro, com costuras amarelas), Metropolitan Grey (com cores mais suaves e detalhes em tecido no painel e bancos), Urban Red (na imagem abaixo, com detalhes vermelhos no painel e na costura dos bancos) e Hype Colorado (na foto acima, com volante em dois tons e detalhes macios ao toque na cor caramelo).


O quadro de instrumentos afasta velocímetro e conta-giros para acomodar a tela do computador de bordo, enquanto a parte central do painel ganha mais saídas de ar - por sinal, os comandos físicos do ar-condicionado foram eliminados, e passa a ser operado pelo sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. O volante finalmente passa a contar com comandos de som e computador de bordo em seus raios, e não nas alavancas encrustadas em sua coluna. Até os painéis de porta receberam atenção aos detalhes, como nos seis retângulos arredondados em baixo-relevo.


O novo C3 também traz como novidade a ConnectedCAM, uma câmera com 2 megapixels em Full HD com angulação de 120 graus ligada às informações do GPS e com imagens armazenadas em um cartão de memória de 16 GB. Dessa forma, o condutor pode tirar fotos da paisagem à frente ou gravar vídeos de até 20 segundos, e compartilhá-los nas redes sociais assim que o carro estiver parado. Outra função é a gravação de um possível acidente de trânsito (registrando os 30 segundos anteriores e 60 segundos posteriores ao impacto).


A nova geração conta com motores PureTech (de três cilindros, movidos a gasolina) de 68, 82 ou 110 horsepower (este último com Stop&Start, desligando o motor em paradas) e as opções BlueHDi movidas a diesel com 75 ou 100 HP, ambas com Stop&Start. Todos, por ora, terão câmbio manual, mas futuramente haverá opção do câmbio automático de 6 marchas.


O C3 também traz recursos como Hill Start Assist (mantém o carro parado por 2 segundos assim que o freio de mão é desengatado), Driver Attention Assist (após duas horas dirigindo a mais de 72 km/h, o sistema indica uma pausa o motorista), câmera de ré com linhas de guia, monitoramento de veículos em pontos cegos, alerta de mudança de faixa sem uso da seta (um aviso visual e sonoro irá alertar o motorista) e ligação automática em caso de acidente.


Comentários