Nissan Serena inaugura tecnologia ProPILOT de direção autônoma


A Nissan anunciou que a quinta geração do monovolume Serena, a ser comercializado no no Japão no fim de agosto, virá equipado com a tecnologia de direção autônoma ProPILOT, idealizada para uso em rodovias de faixa única. A Nissan é a primeira montadora japonesa a introduzir a combinação de condução, aceleração e frenagem a serem operados de modo automático, facilitando a tarefa de dirigir em rodovias congestionadas e em longos trajetos.

O sistema ProPILOT analisa o trânsito e as situações da via, controlando de forma precisa a condução do veículo, permitindo que a performance seja natural. Para ativar ou desativar este sistema, basta acionar um interruptor no volante. Em um display é exibido o status das operações. Note que o display do conta-giros, o volante, a interface do ar-condicionado e os comandos de vidros e retrovisores são similares aos do Nissan Kicks.


Acelerador, freio e esterçamento do volante são controlados baseados em informações obtidas por uma monocâmera, equipada com um software de processamento de imagem avançado. Esta câmera reconhece tridimensionalmente a distância entre veículos próximos e a marcação de faixas na pista.


Uma vez ativado, o ProPILOT controla a distância entre o Serena e o veículo que está a sua frente, usando uma velocidade pré-definida pelo motorista (na faixa de 30 km/h a 100 km/h). O sistema também mantém o carro no meio da pista ao ler as marcações das faixas e controlar a direção, até mesmo em curvas.


E se o carro da frente parar? O Sistema ProPILOT ativa os freios para realizar uma parada completa. Logo depois, o Serena permanece no lugar, mesmo que o pé do motorista não esteja no pedal de freio. Uma vez pronto para voltar a dirigir, o ProPILOT é ativado quando o motorista aciona o interruptor novamente ou pressiona levemente o pedal do acelerador.


A Nissan está desenvolvendo intensos estudos a respeito de condições de direção em várias regiões, para que o ProPILOT se encaixe nas diversas condições dos mercados em que será lançado. O sistema que equipa o Serena no Japão foi desenvolvido para ser uma tecnologia fácil de ser utilizada para condições de direção aplicadas a estradas japonesas.


O ProPILOT será introduzido em outros veículos, incluindo o Qashqai na Europa em 2017. Também existem planos de introdução desta tecnologia nos mercados norte-americano e chinês. Uma tecnologia de direção autônoma em múltiplas faixas permitirá mudanças de faixa automaticamente, e está programada para ser introduzida em 2018, enquanto a direção autônoma em vias urbanas e em cruzamentos está planejada para lançamento em 2020.


Comentários