Mercedes Classe C Coupé chega ao mercado brasileiro


A Mercedes-Benz anuncia o lançamento do Classe C Coupé no Brasil, que será oferecido inicialmente em versão única, a C 250 Coupé Sport. com pacote esportivo visual AMG, com preço de R$ 245 900. É a segunda geração da linhagem cupê do modelo (não esquecemos do Sportcoupé/CLC, porém este estava mais para notchback).


O visual do Classe C Coupé lembra uma carroceria do S Coupé encolhida, especialmente na traseira, onde as formas das lanternas, tampa traseira e para-choque são similares. Na dianteira, destaque para a grade com efeito "diamante" e os adornos aluminizados no para-choque. A linha de cintura elevada e as portas sem molduras são os destaques na lateral - reforçando a impressão de que o cupê é mais baixo, mais precisamente 3,7 centímetros do que o sedã. Destaque também para o coeficiente aerodinâmico: 0,26.


Os para-choques AMG tem entradas de ar maiores, assim como defletores aerodinâmicos. As rodas são de 18 polegadas (com pneus 225/45 na frente e 245/40 atrás) e as luzes diurnas em LEDs são integradas aos faróis. O lançamento vem equipado com faróis com "Intelligent Light System". Atrás, destaque para as duas ponteiras de escapamento, visualmente ligadas por um friso cromado.


O interior é similar ao do Classe C sedã, mas há exclusividades como o estilo dos bancos mais envolvente, com opção de cinco cores (preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho), além de comandos elétricos posicionados mais próximos dos ocupantes dianteiros. O display central, entre conta-giros e velocímetro, acende ao abrir a porta, e o sistema multimídia COMAND Online conta com touchpad. A capacidade do porta-malas é de 400 litros.


O motor aplicado ao C 250 é o 2.0 Turbo quatro-cilindros de 211 cavalos a 5500 rpm e 35,7 kgfm entre 1200 e 4000 rpm, com Start/Stop (desligamento automático do motor em paradas de trânsito), aliado ao câmbio automático 7G-Tronic Plus, com borboletas no volante para trocas sequenciais e 7 marchas. Com este conjunto, o C 250 Coupé Sport acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).


A suspensão esportiva, com molas e amortecedores mais rígidos, se associa ao sistema Direct-Steer de direção eletromecânica Direct-Steer. Entre os sistemas de assistência, destaque para o Active Parking Assist, no qual o carro procura uma vaga adequada em velocidade de até 35 km/h. Assim que o motorista aceita uma sugestão de vaga e engata a marcha à ré, o sistema executa automaticamente todas as manobras - cabe ao motorista apenas acionar a alavanca de câmbio e pressionar o pedal do acelerador. Para sair da vaga, a funcionalidade é a mesma.


O seletor de modos de condução DYNAMIC SELECT permite escolher entre os modos Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, propõe condução mais suave e consumo de combustível moderado. O modo “ECO” visa otimizar o consumo, interferindo em variáveis como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida e mais rígida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada. Há ainda um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme a preferência pessoal.


Os freios incorporam uma série de recursos: Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives; função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de por o pé no freio, função de secagem dos discos, função de pré-carga (priming), que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o motorista tira rapidamente o pé do acelerador, além da frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente.


Em termos de entretenimento, o Classe C Coupé conta com o Frontbass (sistema acústico utiliza o espaço existente dentro da haste transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os alto-falantes) e o sistema COMAND Online com reprodução de áudio e vídeo (por Bluetooth, iPod/iPhone, dispositivos USB ou CD e DVD), manual do proprietário digital, ponto de acesso Wi-Fi e comandos de voz (Linguatronic).

O C 250 Coupé possui 4,69 metros de comprimento, largura de 2,02 m, altura de 1,40 metro, peso de 1540 quilos e tanque de combustível com capacidade de 66 litros.


Comentários