Ford Territory 2021: os detalhes sobre as versões SEL e Titanium

Prometido para o Brasil desde 2018, ano em que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, o Ford Territory finalmente chega às concessionárias da marca pelo País. A pré-venda do SUV inicia neste dia 7 de agosto, em duas versões: SEL (R$ 165.900) e Titanium (R$ 187.900), ambas modelo 2021 e com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI, apenas a gasolina, de 150 cavalos, e câmbio automático CVT com oito marchas simuladas.
A pré-venda ocorre até 31 de agosto. Os benefícios, válidos somente para os 250 primeiros compradores da versão top Titanium, são: 3 primeiras revisões gratuitas, 1 ano de seguro e entrega do veículo na residência do consumidor, com desinfecção através do Ford Clean. O sinal para reserva é de R$ 5.000. 
De 2018 para cá, o Territory passou por um discreto face-lift, que refinou o estilo dos faróis e lanternas de LED, bem como da grade frontal. O modelo conta com um capô alto e estilo de grade e faróis interligados entre si. Na lateral, fica evidente que as rodas estão posicionadas mais para as extremidades da carroceria a fim de aumentar a distância entre-eixos. O caráter "SUV" está nos apliques prateados na parte central dos para-choques e na parte inferior das laterais, para-lamas e para-choques em plástico preto. Na tampa traseira, o nome Territory aparece em destaque.
O Territory SEL possui rodas de liga leve menores, de 17 polegadas, com pneus 235/55, enquanto o Titanium possui rodas de 18 polegadas com pneus 235/50. Outros diferenciais da versão topo-de-linha são as maçanetas externas cromadas, o teto na cor preta e os retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico. 
Para as duas versões estarão disponíveis seis cores externas, todas sem custo adicional: Branco Bariloche, Azul Santorini, Prata Maiorca, Marrom Roma, Preto Toronto e Vermelho Vermont.

A Ford dá destaque ao espaço interno do Territory, que possui distância entre-eixos de 2,72 metros, largura de 1,94 metro (sem retrovisores) e comprimento de 4,580 metros. Nos bancos da frente, ele possui 1,01 metro de espaço do assento ao teto, enquanto atrás ele oferece exato 1 metro de espaço para pernas.
O interior se destaca pelo console central elevado com botões do freio de estacionamento elétrico e do Auto-Hold (mantém o veículo parado, dispensando a necessidade de manter o pé no freio em paradas) e pelo teto solar panorâmico elétrico em todas as versões. A versão SEL tem interior escuro, na cor Black Charcoal, e bancos com revestimento em couro. O banco traseiro, além de um apoio de braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital (que só possui uma zona) e entrada USB. Já a versão Titanium tem interior parcialmente claro e apliques que imitam madeira, de gosto duvidoso.
Confira as diferenças nos equipamentos entre as versões SEL e Titanium: 

SEL: som com 6 alto-falantes, ajuste do volante apenas em altura, banco do motorista com ajustes manuais, controlador de velocidade de cruzeiro tradicional e quadro de instrumentos analógico, com tela colorida de 3,5 polegadas no quadro de instrumentos.

Titanium: som com 8 alto-falantes, ajuste do volante em altura e profundidade, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com opção de aquecimento e resfriamento, fechamento do teto solar e das janelas associado ao travamento das portas, luzes ambiente com graduação de brilho e sete cores, vidros com acionamento por um-toque para cima/baixo, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de saída da faixa de rodagem, monitoramento de veículos em pontos cegos, acendimento automático dos faróis, câmeras de visão em 360 graus, carregamento de bateria de smartphone por indução com opções de 5 e 15 Watts, quadro de instrumentos digital configurável com tela de 10 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com função de frenagem e retomada, sensor de chuva, sensores dianteiros de estacionamento e auxiliar semi-automático de estacionamento.
A central multimídia SYNC Touch, desenvolvida para o Brasil e América do Sul, tem tela sensível ao toque de 10,1 polegadas e modos de exibição personalizados, podendo exibir quatro telas ao mesmo tempo, sendo que o tamanho de exibição delas também pode ser ajustado. Outro item interessante é o espelhamento de tela de smartphone sem fio, mas apenas para Apple CarPlay (o Android Auto é operável via cabo), e o carregador wireless de bateria para celular no console, com dois modos de carregamento. Algumas funções do sistema multimídia podem ser acessíveis por botões físicos no console entre os bancos.
O Territory traz ainda um modem para acesso à internet e conexão com o aplicativo FordPass no celular e o novo sistema FordPass Connect. Ele permite travar e destravar portas, dar partida do motor à distância acionando o ar-condicionado, checar a pressão dos pneus e o nível de combustível, localizar o veículo remotamente, além de receber alertas de funcionamento do veículo, de acionamento do alarme e dar acesso ao manual do proprietário digital. Os serviços do FordPass Connect serão disponibilizados gratuitamente para os proprietários somente durante o primeiro ano de uso. 

As duas versões do Territory possuem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS, alerta do não-uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro dianteiro, fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis e retrovisor interno eletrocrômico. 
Na versão Titanium, os diferenciais são as câmeras de visão em 360°, acionadas automaticamente assim que o veículo roda em baixa velocidade, com visualização em torno da carroceria, bem como o piloto automático adaptativo com seleção de velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente, que incorpora a função Stop & Go, que freia o veículo totalmente quando o trânsito para e volta a acelerar automaticamente em paradas de até três segundos. 
Outros recursos disponíveis somente na versão Titanium são o alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, o alerta de saída de faixa de rodagem, o alerta de veículos em pontos cegos, o auxiliar de manobras de estacionamento, os faróis com acendimento automático e o quadro de instrumentos totalmente digital, com tela colorida de 10 polegadas que pode ser personalizada em três temas. 

Importado da China, o Territory foi desenvolvido em parceria com a JMC e refinado pela engenharia brasileira para atender as preferências e condições de uso do nosso mercado. Esse trabalho envolveu cerca de 150 engenheiros e técnicos e mais de 100 mil quilômetros rodados em testes de campo em diversas regiões do Brasil (inclusive no Piauí), além de cerca de 10.000 horas de validações em laboratórios e pistas. O modelo exigiu modificações na calibração da transmissão CVT, buchas de suspensão, amortecedores e pneus.
O motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI, com intercooler, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável acionado por corrente, opera no ciclo Miller e rende 150 cavalos e torque de 22,9 kgfm na faixa de 1.500 a 4.000 rpm. Já o câmbio automático CVT, com relação continuamente variável, conta com a opção de trocas manuais com oito marchas simuladas. 
A Ford oferece uma condição de financiamento para o Territory com parcelamento em 48 meses, com 90 dias de carência para o primeiro pagamento e parcelas reduzidas até fevereiro de 2022, ou em 18 meses, com carência de 30 dias e taxa reduzida de 0,69%. Em ambos os casos, a entrada demandada é de 50%. Outra possibilidade é blindar o veículo e incluir o seu valor no financiamento. O serviço é feito por uma blindadora homologada pela marca, com nível 3-A, preservando a garantia do automóvel. 

O Ford Territory tem três anos de garantia e suas três primeiras revisões somam R$ 1.382. Como oferta de lançamento, o valor do seguro sairá por 1,9% do preço do veículo.

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