O luxo do BMW 535i M Sport 2015 (F10)

Fotos e texto | Júlio Max, de Teresina - Piauí
Matéria feita em parceria com @showcarsthe

Tão tradicional quanto o Série 3 na linhagem BMW, o Série 5 foi na verdade o primeiro entre todos os modelos da marca alemã a ser identificado pela chancela de "Série". O número dá uma ideia do tamanho do carro - o Série 5 é maior que o Série 3 e menor que o Série 7. De 1972 até hoje, o sedã executivo teve sete gerações. O carro desta matéria é um 535i 2014/2015 com o pacote M Sport: ele concilia muito conforto para quem senta atrás com a alegria de quem está na frente, dirigindo.
Esta geração (a sexta), identificada com o código F10, foi lançada em 2010 e durou até 2017, passando por um face-lift para atualizar o visual em 2014. O sedã possui um estilo mais sóbrio em relação à geração anterior, mas o kit M Sport deixa o visual do Série 5 mais esportivo, incluindo para-choque dianteiro com maior entrada de ar e alojamentos mais arrojados para os faróis de neblina, rodas de 19 polegadas com pneus 245/40, e, na traseira, aerofólio "lip" na tampa do porta-malas, para-choque traseiro com aplique central escurecido e saída dupla de escapamento. No exemplar que posou para as lentes do Auto REALIDADE, rodas e teto foram pintados de preto.
O interior do Série 5 lembra uma versão ampliada e refinada do Série 3. Chama a atenção justamente a largura da cabine, que permite haver um console central de grandes dimensões e diversos nichos para guardar objetos. O quadro de instrumentos é digital e com seleção de layouts disponível, de acordo com o modo de condução selecionado pelos botões à esquerda da alavanca de câmbio.
Quando é escolhido o modo Eco Pro, o layout fica azulado, inspirando mais calma ao motorista. A escala do velocímetro só é exibida até 120 km/h e o conta-giros dá lugar ao mostrador "EfficientDynamics", que sugere constantemente ao motorista que conduza com o pé "mais leve" para economizar combustível. No modo Comfort, o 535i assume a personalidade mais formal, com os instrumentos assumindo o layout mais tradicional (de noite, esse layout assume um tom mais alaranjado). Os modos Sport e Sport+ deixam os instrumentos praticamente iguais, em que o velocímetro aparece de forma digital e a posição do câmbio ganha destaque ao centro do conta-giros. Outra peculiaridade do modo esportivo é a substituição do indicador instantâneo de combustível, abaixo do tacômetro, pelo indicador de quanta potência do motor está sendo utilizada instantaneamente (no sistema multimídia, também é possível ver quanto torque está sendo despejado no momento). No modo Sport+, o controle de tração é desativado.
O volante segue o padrão reservado aos modelos M Sport e está acompanhado das aletas para trocas de marcha sequenciais. Neste exemplar, os revestimentos internos mesclam tons em bege e preto. 
O acabamento inclui tecido no forro de teto e em torno das colunas, além de bancos e parte das portas em couro, bem como material macio ao toque em boa parte do painel e nas portas, até a parte de baixo. A parte interior da cabine também tem revestimento aveludado de boa qualidade. Detalhes em emulação de madeira ornam frisos das portas e painel.
Quem senta atrás também possui uma boa dose de conforto e consegue tirar uma onda de patrão. Há duas telas para os ocupantes traseiros com funções de entretenimento e compatibilidade com televisão e videogame, mais duas zonas de ar-condicionado, além de um descansa-braço entre os bancos com porta-copos embutidos e um porta-objetos que pode ser utilizado para guardar o controle remoto das telas.
Entre os equipamentos de destaque estão: coluna de direção com ajuste elétrico em altura e profundidade, ar-condicionado digital de 4 zonas, bancos dianteiros elétricos com duas memórias para o assento do motorista, chave presencial com partida por botão, persiana elétrica no vidro de trás, teto solar elétrico, direção eletro-hidráulica, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, lavadores de faróis, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, luzes-ambiente na parte interna e iluminação noturna para as maçanetas, porta-malas com tampa que abre e fecha eletricamente (podendo ser acionada por gesto com o pé sob o para-choque), entre muitos outros.

O sistema multimídia iDrive exibe diversas informações em sua tela de 10,2 polegadas. Operada por touchpad, a central inclui comandos de voz, GPS nativo, manual do proprietário digital, indicador de revisões, diagnóstico de diversas funções do veículo, TV digital (que por motivos de segurança só transmite o áudio quando o veículo está em movimento) e câmera de ré com linhas de guia e gráficos dos sensores de estacionamento.
O motor 3.0 de 24 válvulas e 6 cilindros em linha de 306 cavalos e 40,8 kgfm de torque a partir de 1200 rpm está aliado ao câmbio automático com conversor de torque de 8 marchas, que dispensa o trilho tradicional em prol do mecanismo shift-by-wire. Ele entende, por exemplo, que o motorista quer mudar da Ré direto para o Drive, sem passar pelo Neutro, quando a alavanca é pressionada por um pouco mais de tempo para trás. 
O 535i alcança os 100 km/h em 5,7 s e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente (como parte de um acordo entre montadoras europeias e a Alemanha; não há limite de velocidade em muitas rodovias, mas as próprias montadoras limitam a velocidade final a 250 km/h, ou 280 km/h em alguns casos). Mais esportividade do que isso, só no M5... A tração traseira também é bem acertada, junto com a suspensão independente nas quatro rodas.
O ronco do 535i não é escandaloso, como até se esperaria de um carro executivo, mas a força com a qual ele deslancha (assim que o pé pisa todo no acelerador) é muito similar a dos BMW menores de apelo esportivo, assim como as trocas de marcha, "seguradas" na condução esportiva até bem perto do corte dos giros. Apesar das rodas de 19 polegadas e da verve nervosa, esta versão do Série 5 entrega bom nível de conforto aos ocupantes, com bancos dianteiros que apoiam bem o corpo e possuem extensores para as coxas.
Em termos de segurança, o 535i M Sport possui freios a disco (ventilados até nas rodas de trás), airbags frontais, laterais e de cortina, indicador de fadiga do motorista, chamada automática para o SAMU em caso de acidente, além das "babás eletrônicas" típicas do segmento, como controles de tração e estabilidade, assistente de partida em ladeiras, entre outros.

Vem conferir a Galeria de Fotos do BMW 535i M Sport 2015!

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