Agradecimentos | Jelta Veículos
A nova Fiat Strada está mantendo a tradição de sucesso de sua antecessora, mesmo chegando às concessionárias em um momento de distanciamento social e necessidade de precauções contra o coronavírus. A picape recebe sua maior remodelação desde que foi lançada, em 1998. A sucessora da Fiorino Pick-up rapidamente assumiu a liderança do seu segmento, graças à durabilidade da mecânica e à sua versatilidade. Ela foi a primeira picape compacta a ter cabine estendida (1999), a ter versão aventureira (2001), a ter sistema Locker (2008) e a ter cabine dupla (2009). Mesmo sem mudanças profundas há algum tempo, sozinha ela representou 58,2% de participação de mercado na categoria de picapes compactas em 2019.
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O Auto REALIDADE relata agora como é dirigir a versão mais completa, a Volcano 1.3 Firefly. Tivemos a oportunidade de guiar a nova Strada em diversas condições, desde pisos esburacados até estradas em que foi possível pisar fundo com a nova picape. A Strada 2021 chamou muito a atenção durante nosso test-drive/sessão de fotos, e fez com que vários curiosos aparecessem para perguntar mais sobre a picape. "Quando custa?", "vai ter dela automática?" e "queria abrir a tampa pra saber como ficou a caçamba" foram algumas das frases que ouvimos durante nossas andanças - e ao longo desta matéria, responderemos estes questionamentos.
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Por fora e por dentro, a Strada 2021 não parece em nada com a picape anterior. A Strada antiga continua em linha em versão única (Hard Working com cabine simples). Antes, a Strada Cabine Dupla tinha lugar para apenas quatro passageiros, e vinha com 3 portas, sendo duas do lado direito, e a porta de trás só abria caso a da frente também estivesse aberta. Os vidros de trás eram fixos. Agora, a Strada Cabine Dupla vem com 4 portas independentes, todos os vidros sobem e descem, e agora ela tem lugar para cinco passageiros.
Esta unidade, pintada na cor Vermelho Monte Carlo, conta com rodas de liga leve de 16 polegadas que são opcionais, no valor de R$ 2.500 e substituem as rodas de 15 polegadas com pneus de uso misto. No mais, tudo que se vê nas imagens é item de série. Com muito mais presença do que a geração anterior, a carroceria de cabine dupla sintetiza bem as mudanças desta nova fase da Strada no Brasil.
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A frente traz faróis com pontas que se estendem para os para-lamas, que trazem luzes de posição, farol baixo e farol alto em LED, com iluminação azulada e de bom-gosto. Já os piscas e os faróis de neblina contam com lâmpadas convencionais. A grade superior representa um prenúncio do que vem por aí na linha Fiat: os próximos modelos terão o nome da marca por extenso, como já ocorre no emblema traseiro, ao invés do escudo anterior. O novo para-choque também inclui um proeminente aplique central prateado. Há ainda um detalhe curioso que faz referência aos Fiat dos anos 1990: as barrinhas inclinadas, que na Strada aparecem no canto esquerdo da grade e possuem as cores da Itália. Este mesmo símbolo está presente em uma etiqueta na alavanca de câmbio.
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Lateralmente, a Strada sintetiza seu desejo "quero ser Toro". As molduras das caixas de roda, quadradas com arestas arredondadas, bem como o estilo das janelas traseiras (que descem por completo), dos para-lamas e da tampa do tanque de combustível, de 55 litros (que não possui alavanca interna mas abre com um leve empurrão caso o carro esteja destravado) são elementos que aproximam as duas picapes. Vale destacar o belo estilo das rodas de liga leve de 5 raios e 16 polegadas (de série, as rodas também são de liga, mas com 15 polegadas e seis raios).
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Na traseira, em alguns ângulos as lanternas também lembram muito as do Fiat Toro. Mas na Strada a iluminação é toda em lâmpadas halógenas, com máscaras para parecer com LEDs. A iluminação da placa, entretanto, é branca. A tampa trocou a maçaneta embutida no símbolo da marca por uma mais tradicional, de aparência mais robusta e que integra a câmera de ré no canto esquerdo de sua moldura. E a porta é operada com mais facilidade, com amortecedores que aliviam em cerca de 40% o seu peso.
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A mesma engenhosidade da parte externa se aplicou ao interior. Sim, existem componentes de outros Fiat, mas a Strada também possui itens inéditos e o conjunto da obra agrada. O quadro de instrumentos tem o mesmo layout de semicírculos, com conta-giros à esquerda, velocímetro ao centro e nível de combustível à direita. Na hora da ignição, os ponteiros varrem a graduação até o final e é exibida uma tela de saudação com o logotipo da Strada no computador de bordo.
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A tela monocromática de 3,5 polegadas que fica no meio do velocímetro possui gráficos exclusivos, mas as funcionalidades são similares às vistas nos Uno mais completos. Os botões que o operam são de início um pouco confusos, mas logo se pega o jeito. A picape conta com velocímetro digital, menu que exibe horímetro do motor, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento e a pressão dos pneus. Há ainda a informação de rádio/músicas, a checagem de quantos dias/quilômetros faltam para a próxima revisão, e ainda o menu de configurações, para alterar o brilho da tela, o volume dos avisos, as informações que aparecem no canto superior da tela e até a opção de desativar o airbag dianteiro do passageiro.
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O volante é semelhante ao do Uno, mas com mudanças, a começar pelo revestimento em couro e pela base achatada, inexistentes no hatch compacto. Além disso, o emblema da marca é novo. No mais, o volante conta com aplique em preto-brilhante, comandos de som/telefone/computador de bordo e ajuste em altura por alavanca na parte esquerda da coluna de direção.
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A central multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas é a primeira do Brasil a fazer espelhamento de tela de celular sem cabo tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay (no Nivus, só é possível espelhar sem fio o Apple CarPlay). A tela de 7 polegadas sensível ao toque também exibe as informações do som e a imagem da câmera de ré com linhas de guia. Outras funcionalidades são: comandos de voz, tela personalizável com exibição de funções do veículo, pareamento simultâneo de dois celulares por Bluetooth e duas entradas USB no console entre os bancos.
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O painel toma como base o do Mobi, conservando elementos como as saídas de ar laterais, os comandos de ar-condicionado, o pequeno vão no canto esquerdo do painel e o porta-luvas. Já a parte central do painel foi redesenhada para acomodar o sistema multimídia, as novas saídas de ar e a fileira de botões acima dele, que acionam:
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- Faróis de neblina
- Luz da caçamba
- Pisca-alerta
- E-Locker+
- Sensor de ré (inibe/ativa os bipes)
O início do console foi redesenhado para criar um porta-objetos apropriado para receber um smartphone (obrigado, Fiat!!). Logo abaixo, existem dois porta-copos, as entradas USB e auxiliar, além de uma tomada 12 Volts/180W. (Curiosidade: uma garrafa de Gatorade não entra pelo porta-objeto das portas, mas o recipiente é acomodado neste porta-copo quase que como feita para ela).
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Logo atrás da alavanca de câmbio há um espaço emborrachado abaixo da alavanca de freio de mão, que também pode acomodar um celular, como no Argo. O console entre os bancos termina em um porta-copo, também com fundo emborrachado.
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Logo atrás da alavanca de câmbio há um espaço emborrachado abaixo da alavanca de freio de mão, que também pode acomodar um celular, como no Argo. O console entre os bancos termina em um porta-copo, também com fundo emborrachado.
O acabamento é simples, mas homogêneo, com a ambientação interna majoritariamente em preto - cor que está no forro e demais elementos do teto (colunas, para-sóis, alça), além do painel, tapetes (em carpete, com o nome da versão) e console. Painel e portas são construídos em plástico rígido. Os bancos, que na versão Volcano possuem revestimento mesclado entre couro e tecido, possuem tom cinza.
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Aliás, a alça de teto (retrátil) só está disponível para o passageiro da frente. Os para-sóis possuem espelhos, sendo o do motorista com tampa corrediça para evitar reflexos na hora de abrir, acompanhado de uma tira que serve como porta-documento. Entre as sombreiras está a luz de teto, bastante simples (não há luzes individuais de leitura nem iluminação de teto para os ocupantes traseiros), mas em compensação existem luzes para o porta-luvas e a caçamba.
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A chave, do tipo canivete, lembra a de Mobi e Uno, mas já vem com o novo símbolo da marca. Ele conta com botões para travamento e destravamento das portas/portinhola do tanque de combustível/caçamba.
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Atrás, todos os ocupantes contam com apoios de cabeça ajustáveis em altura e cintos de três pontos. Existe ainda um porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro.
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Na porta do motorista estão os comandos dos retrovisores externos (o espelho direito possui função tilt-down ao engatar a ré para melhor visualização da roda traseira - na unidade avaliada, o zumbido era um tanto quanto elevado) e também dos vidros elétricos, todos com função um-toque e recurso anti-esmagamento. Há ainda o bloqueio das janelas traseiras.
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A caçamba vem de fábrica com capota marítima, quatro ganchos para fixação e protetor rígido, que na tampa incorpora dois porta-copos. O volume do compartimento agora é de 844 litros e capacidade de carga de 650 quilos (a mesma do Fiat Toro flex).
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E para maximizar o espaço da cabine e da caçamba, o estepe da Strada agora fica na parte de baixo da carroceria, que fica travado caso a tampa traseira também esteja trancada.
Em termos de segurança, a Strada evoluiu bastante e vem com alerta sonoro/luminoso do não-uso dos cintos de segurança dianteiros, 4 airbags (frontais e laterais, nas versões cabine dupla), e todas as versões possuem assistente de partida em ladeiras, que mantém o carro freado por alguns segundos para dar tempo de tirar o pé do freio e acelerar, e também os controles de estabilidade e tração. No caso do controle de tração, ele pode ser convertido no E-Locker+, um mecanismo que funciona a até 65 km/h e auxilia em algumas situações em que uma das rodas dianteiras gira em falso, transferindo torque para a roda da frente com mais aderência. Já os freios ABS possuem a funcionalidade Off-Road, que realiza travamentos intermitentes das rodas, para que os montes de terra que se acumulem ajudem a frear o veículo.
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As versões Freedom e Volcano passam a ter o motor 1.3 Firefly de 8 válvulas e 4 cilindros, usado em modelos como Argo e Cronos. Apesar de ser menor que o 1.4 Fire que equipa a versão básica Endurance, sua entrega de potência e torque é na verdade maior: com etanol, o 1.3 entrega 109 cv de potência a 6250 rpm e 14,2 kgfm de torque (com etanol) e 101 cv a 6000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3500 rpm com gasolina, enquanto o 1.4 só fornece 88 cavalos a 5750 rpm com etanol e 85 cv com gasolina, na mesma rotação, e torque de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3500 rpm.
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Todas as versões da Strada trazem o câmbio manual de 5 marchas, daquele jeitinho típico dos carros da Fiat: com os engates até macios, porém não muito precisos. A marca está desenvolvendo um novo câmbio automático CVT, que deve começar a equipar carros da Fiat em 2021, e a Strada poderá ser um dos modelos a adotá-lo.
Na porta do motorista estão os comandos dos retrovisores externos (o espelho direito possui função tilt-down ao engatar a ré para melhor visualização da roda traseira - na unidade avaliada, o zumbido era um tanto quanto elevado) e também dos vidros elétricos, todos com função um-toque e recurso anti-esmagamento. Há ainda o bloqueio das janelas traseiras.
A caçamba vem de fábrica com capota marítima, quatro ganchos para fixação e protetor rígido, que na tampa incorpora dois porta-copos. O volume do compartimento agora é de 844 litros e capacidade de carga de 650 quilos (a mesma do Fiat Toro flex).
E para maximizar o espaço da cabine e da caçamba, o estepe da Strada agora fica na parte de baixo da carroceria, que fica travado caso a tampa traseira também esteja trancada.
Em termos de segurança, a Strada evoluiu bastante e vem com alerta sonoro/luminoso do não-uso dos cintos de segurança dianteiros, 4 airbags (frontais e laterais, nas versões cabine dupla), e todas as versões possuem assistente de partida em ladeiras, que mantém o carro freado por alguns segundos para dar tempo de tirar o pé do freio e acelerar, e também os controles de estabilidade e tração. No caso do controle de tração, ele pode ser convertido no E-Locker+, um mecanismo que funciona a até 65 km/h e auxilia em algumas situações em que uma das rodas dianteiras gira em falso, transferindo torque para a roda da frente com mais aderência. Já os freios ABS possuem a funcionalidade Off-Road, que realiza travamentos intermitentes das rodas, para que os montes de terra que se acumulem ajudem a frear o veículo.
As versões Freedom e Volcano passam a ter o motor 1.3 Firefly de 8 válvulas e 4 cilindros, usado em modelos como Argo e Cronos. Apesar de ser menor que o 1.4 Fire que equipa a versão básica Endurance, sua entrega de potência e torque é na verdade maior: com etanol, o 1.3 entrega 109 cv de potência a 6250 rpm e 14,2 kgfm de torque (com etanol) e 101 cv a 6000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3500 rpm com gasolina, enquanto o 1.4 só fornece 88 cavalos a 5750 rpm com etanol e 85 cv com gasolina, na mesma rotação, e torque de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3500 rpm.
Todas as versões da Strada trazem o câmbio manual de 5 marchas, daquele jeitinho típico dos carros da Fiat: com os engates até macios, porém não muito precisos. A marca está desenvolvendo um novo câmbio automático CVT, que deve começar a equipar carros da Fiat em 2021, e a Strada poderá ser um dos modelos a adotá-lo.
De cara, o destaque da nova Strada é a posição elevada dos bancos e a visão "por cima" dos outros carros, com sua altura em relação ao solo de 21,4 centímetros. A visibilidade é boa para os lados e até para trás, com o vidro traseiro bem dimensionado. Chave no contato. A partida só é feita com o pé esquerdo apertando o pedal da embreagem, para evitar a ignição com o carro em marcha (este recurso também está em outros carros manuais da Fiat). Pedais e alavanca de câmbio serão velhos conhecidos de quem já dirigiu Mobi, Uno ou Argo - o curso da alavanca é longo e os engates são macios.
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Dirigir a nova Strada lembra bastante um Argo ou Cronos. A direção elétrica é muito cômoda, leve em baixas velocidades e firme quando necessário, além de proporcionar um diâmetro de giro relativamente curto (10,7 metros). O ar-condicionado também chama a atenção, gelando a cabine em poucos minutos (segundo a Fiat, houve um redimensionamento dos componentes deste sistema para chegar mais rapidamente à temperatura desejada).
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Com a suspensão elevada, em esquema testado e aprovado, as irregularidades do piso são confortavelmente absorvidas. A picape conta com novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, bem como novo eixo traseiro.
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O motor 1.3 Firefly proporciona níveis bons de ruídos e vibrações. O desempenho entregue é satisfatório, embora em determinadas situações o motor demande uma redução de marcha para render bem, especialmente em quinta marcha. Como a unidade avaliada tinha menos de 70 quilômetros iniciais, preferimos não medir as acelerações e retomadas, nem o consumo de combustível, testes que esperamos realizar assim que a FCA nos disponibilize uma unidade da nova Strada para avaliação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwGTqoIRet103HWzKN6Jfd-ag_90uVuVRKa3MhrRujJa6OnAWGjZtt338ezSknGy0SeixNW5ZRqV6gEcOOfGvK60IN9GvIdWNro7O3okkjzPxFJccnt3SoC36UcshlT1Ra8ahyw7NALU4/s640/IMG_7108.jpg)
Enfim, quanto ela custa? R$ 79.990, acrescidos de 2.500 reais pelas rodas de 16 polegadas e 900 reais pelo vermelho das imagens. A nova Strada passa a ter garantia de 3 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas (ou 3 anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, para uso comercial). É possível comprar garantia adicional por mais 1 ou 2 anos, para o veículo inteiro ou apenas para motor e câmbio. E para versões com motor 1.3, o valor das três primeiras revisões de R$ 1.284, até um pouco mais barato do que o custo para pagar as mesmas revisões nas versões com motor 1.4.
Vem conferir a Galeria de Fotos da Fiat Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla 2021!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwGTqoIRet103HWzKN6Jfd-ag_90uVuVRKa3MhrRujJa6OnAWGjZtt338ezSknGy0SeixNW5ZRqV6gEcOOfGvK60IN9GvIdWNro7O3okkjzPxFJccnt3SoC36UcshlT1Ra8ahyw7NALU4/s640/IMG_7108.jpg)
Enfim, quanto ela custa? R$ 79.990, acrescidos de 2.500 reais pelas rodas de 16 polegadas e 900 reais pelo vermelho das imagens. A nova Strada passa a ter garantia de 3 anos sem limite de quilometragem para pessoas físicas (ou 3 anos ou 100 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro, para uso comercial). É possível comprar garantia adicional por mais 1 ou 2 anos, para o veículo inteiro ou apenas para motor e câmbio. E para versões com motor 1.3, o valor das três primeiras revisões de R$ 1.284, até um pouco mais barato do que o custo para pagar as mesmas revisões nas versões com motor 1.4.
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