2020 no setor automotivo: um ano atípico em todos os sentidos

Quando os fogos de artifício celebraram a chegada do ano de 2020, parecia que tudo ia ser alegria nos 366 dias seguintes. E, de fato, o ano começou com boas novidades. O mês de janeiro teve lançamentos como os aguardados Volkswagen Polo GTS e Kia Rio. Também houve despedidas: no dia 27 daquele mês, era anunciado o fim de linha da última station wagon fabricada no Brasil, a Fiat Weekend, enquanto o Lancer deixou de figurar no site da Mitsubishi.

O Virtus GTS já estava nas concessionárias desde janeiro, mas a Volkswagen adotou a estratégia de apresentá-lo de forma oficial em fevereiro. Outras novidades do mês foram o Audi Q3 em sua segunda geração e o Troller TX4 (enfim, um modelo da marca com o câmbio automático, mas ainda sem airbags). No mês de março, chegou o renovado Renault Duster, um dos últimos carros lançados antes da pandemia afetar o Brasil.

O Salão do Automóvel de São Paulo foi motivo de impasses. Entre janeiro e março, montadoras como BMW, MINI, Chevrolet, Kia, Hyundai (HMB), Toyota, Mitsubishi, Suzuki, Peugeot, Citroën, JAC, Jaguar e Land Rover, entre outras, anunciaram que não participariam da então prevista edição de 60 anos do evento, que ocorreria em novembro de 2020. Os organizadores tentaram contornar a situação anunciando novidades tecnológicas para a exposição, mas, em 7 de março, veio o anúncio de que o Salão seria adiado para 2021, até hoje sem época do ano definida para sua realização. E em seguida houve baixas como a da Chevrolet, que informou dois dias depois que não participará do evento do ano seguinte.

Ao longo de março, o Brasil passou a ver os casos de coronavírus se multiplicando, bem como a contabilização de pessoas mortas em decorrência da COVID-19. A partir de meados deste mês, estabelecimentos em geral, instituições de ensino e as fábricas e concessionárias de automóveis foram fechados. A ordem, então, passou a ser de sair somente para atividades essenciais, como ir aos supermercados, por exemplo. O uso de máscaras para cobrir boca e nariz, a utilização de álcool em gel ou água e sabão para a limpeza das mãos e o distanciamento social começaram a se tornar o novo normal. Lançamentos presenciais, como o do Chevrolet Tracker, foram cancelados.

Abril foi um mês de poucas novidades. A grande maioria das concessionárias de automóveis no Brasil permaneceram fechadas na área de showroom, mas os serviços de oficina foram autorizados a serem prestados. Foram lançados a RAM 2500 Night Edition, o BMW 330e M Sport e o Audi e-tron. As lojas de carros perceberam a necessidade de aprimorar os canais de atendimento online e passaram a oferecer a opção de comprar veículos novos de forma totalmente online, com o recebimento do veículo em casa, higienizado. Também passou a ser oferecido o "test-drive a domicílio" para determinados modelos.

Entre maio e junho, as montadoras de automóveis brasileiras começaram a anunciar a retomada de suas operações fabris.

Em junho, montadoras fizeram seus lançamentos mais importantes de forma virtual, através das lives. O Volkswagen Nivus teve na verdade três apresentações em vídeos ao vivo: a primeira ocorreu em 29 de abril, pra falar só do novo sistema multimídia VW Play; a segunda em 28 de maio, revelando o estilo externo e o interior, e a última dia 25 de junho, para confirmar as versões, seus equipamentos e preços. Já a Fiat Strada, que teria sido lançada no Brasil ainda no começo do mês de abril, acabou sendo mostrada em 26 de junho.

Outros lançamentos de junho foram o CAOA Chery Arrizo 6, o Mitsubishi Pajero Sport e o Renault Sandero GT Line. Houve também o anúncio da pré-venda de cinco esportivos da linhagem RS da Audi: RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8. Ao longo de todo o ano, a marca também aceitou pedidos para os modelos R8, RS 4 Avant e RS 5 Sportback.

No mês de julho, a retomada das atividades de comércio permitiu a reabertura das concessionárias de veículos - com algumas modificações, como totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes, por exemplo.

Os lançamentos do mês foram: Honda Civic Si, Chevrolet S10 2021, Jeep Renegade MOAB (versão mais em conta com motor a diesel) e Land Rover Defender.

Em agosto, as especificações da "nova gasolina" disponibilizada nos postos de combustíveis do Brasil foram divulgadas. Chegaram ao Brasil os SUVs Ford Territory, CAOA Chery Tiggo 8 e Chevrolet Trailblazer 2021, além dos esportivos Mercedes-AMG A 45 S 4Matic+ e CLA 45 S 4Matic+, o elétrico Mercedes-Benz EQC 400 e a picape Mitsubishi L200 Triton Sport reestilizada. Houve até uma ressureição neste mês: o Fiat Doblò Cargo, fora de linha desde 2016, acabou retornando ao mercado. E o Nissan Versa da geração anterior passou a ter o acréscimo do sobrenome V-Drive.

Em setembro, a Honda apresentou o WR-V 2021, levemente reestilizado. Já a Chevrolet revelou o Onix RS (hatch) e o Onix Plus Midnight (sedã) - na surdina, o Camaro 2020, com modificações discretas, também passou a estar nas concessionárias. A Audi passou a disponibilizar o Q7 reestilizado e o e-tron Sportback no mercado brasileiro, e a Peugeot finalmente lançou o 208, que deixou de ser feito em Porto Real (RJ) para ser produzido na Argentina.

Outubro marcou a apresentação da aguardada nova geração do Nissan Versa, que por enquanto coexiste pacificamente com o V-Drive. Já o segmento de picapes médias teve o reforço da VW Amarok V6 com 258 cavalos.

Em novembro, a Toyota apresentou Hilux e SW4 reestilizadas, e o Audi A4 chegou às concessionárias em sua linha 2021 com modificações. 

Tipicamente mais morno de novidades, o mês de dezembro teve como destaques os anúncios para o futuro: o Toyota Corolla GR-S foi confirmado para março, e a RAM 1500 Rebel, para abril. Antes, teremos o Audi Q3 Black S line, em janeiro. E ainda teve o anúncio do Volkswagen up! 2021, de apenas 4 lugares e em versão única (Xtreme). Também foi o mês em que a Mercedes-Benz anunciou o encerramento de suas operações fabris em Iracemápolis, onde eram feitos os modelos Classe C e GLA. 

O ano que vem reserva várias outras novidades, mas nos aprofundaremos sobre os lançamentos esperados para nosso mercado em outra matéria...

Entre as personalidades automotivas que nos deixaram este ano, estão José Luiz Vieira (editor-chefe da revista Motor 3, em circulação de 1980 a 1987) e Itelmar Gobbi (um dos criadores do Miura).

No ranking de automóveis novos mais vendidos, o Chevrolet Onix deverá fechar 2020 como o modelo mais emplacado nestes últimos 12 meses, mas o hatch acabou sendo destronado de seu posto duas vezes este ano. Em julho, a demanda represada pelo Volkswagen T-Cross (em especial por sua versão PCD, a Sense), causada em parte pela interrupção das operações fabris, fez com que os emplacamentos do VW (10.211) superassem os números do modelo da General Motors (9.716) naquele mês. Foi a primeira vez na história que um SUV foi o veículo mais vendido do Brasil - porém, foi uma situação bastante atípica. O T-Cross, que atualmente já não pode ser encomendado na versão Sense, se estabilizou num patamar inferior de vendas em seus meses seguintes, sendo superado em seu segmento pelo Jeep Renegade.

Já a Fiat Strada superou o Onix em emplacamentos no mês de setembro. Desde seu lançamento, a picape possui uma fila de espera considerável. A diferença nos números foi ínfima (11.873 x 11.710), mas serviu para provar que a picape, remodelada este ano, foi bem aceita pelo público em geral. A Strada tinha anteriormente alcançado a liderança nos emplacamentos de automóveis em março de 2015.

Um ano também atípico para nós do Auto REALIDADE

No início de 2020, o "velho normal" ainda prevalecia, e apesar das notícias já darem conta da existência do coronavírus e da situação calamitosa em locais como a Itália, sequer se imaginava que teríamos que readequar totalmente nossas rotinas. Nossa primeira matéria exclusiva foi com um project car, o Peugeot 206 Soleil 2002/03 1.6 16 válvulas. Desenvolvemos diversas pautas em conjunto com o @showcarsthe: fomos conhecer o Polo GTS e o Virtus GTS, o Kia Rio e o Land Rover Discovery Sport; também aceleramos um BMW M235i de "mais de 500 cavalos" e começamos a cobrir os encontros de carros antigos Vem Pra PonThe, que iniciaram no dia 19 de janeiro. O evento é uma ampliação da tradicional reunião de carros antigos que ocorre nas manhãs de domingo no estacionamento inferior da Ponte Estaiada de Teresina - PI, oferecendo mais opções de lazer, atividades e alimentação. Fizemos a cobertura de todas as edições destes encontros até o mês de março.

Em fevereiro, nossas pautas especiais, também desenvolvidas em conjunto com o Herman do @showcarsthe, foram o Chevrolet Calibra 1995, o Mercedes-Benz E 320 2000/01, o VW Voyage CL 1.8 1991 e um simpático VW Fusca 1300 L de 1978. Dirigimos ainda o Q3 Black e o Cruze Premier II.

Veio março e andamos no Duster Iconic, a versão mais completa. Fomos apresentados ao Ford Mustang Black Shadow, dirigimos a Frontier LE 2020 e fizemos matérias com um VW Pointer GTi 1996 (que, alguns meses depois, foi vendido para o Maranhão) e com o move up! TSI do perfil @uptsired. No dia 19 de março, já com os riscos do coronavírus iminentes, encerramos nossas pautas presenciais.

Abril foi um mês inteiro sem matérias presenciais: os números de óbitos por conta do coronavírus eram crescentes em nosso País. Durante estes dias, buscamos relembrar conteúdos que já tínhamos em nossos arquivos, mas que ainda não haviam sido publicados. A retomada de nossas atividades "de campo" ocorreu em maio, com a reunião da família Gol bola para celebrar os 40 anos do hatch da Volkswagen - um marco que nem a própria marca tratou com a devida atenção. 

Demorou mais de um mês para surgir a oportunidade de uma nova pauta presencial - no caso, acelerar o Porsche 718 Cayman! 

Em julho, as concessionárias de automóveis voltaram a abrir seus showrooms no Piauí, e conferimos os novos VW Nivus e Land Rover Defender. Nossas matérias especiais do mês foram feitas com o VW Santana Comfortline 2.0 2003 e com o BMW 320i 2.0 Joy 2011.

Em agosto, fizemos test-drives em novidades como a Fiat Strada Volcano e o CAOA Chery Arrizo 6. Também tivemos as pautas especiais, como o Fiat Marea 2.4 HLX 2003 e o BMW 535i M Sport 2014/15. No dia em que Teresina completou 168 anos, cobrimos o passeio de carros antigos que partiu da Ponte Estaiada, chegou à Avenida Maranhão e retornou ao ponto de origem.

No mês de setembro, chegou a oportunidade que nunca se pensa em ter: dirigir um carro camuflado! No caso, tivemos a chance de guiar o Peugeot 208 na versão Active Pack 1.6 dias antes do modelo ser lançado no Brasil. Desenvolvemos como pauta especial a reunião entre os azuis BMW M240i e 335i M Sport, e também vimos como ficou o novo Camaro.

Em outubro, voltamos a receber carros de frota de imprensa para desenvolver nossas avaliações. O Jeep Renegade Traiilhawk, na verdade, ficou com a gente entre o fim de outubro e o começo de novembro. Também conhecemos a S10 2021 e o Fiat Spazio 1984 de cerca de 200 cv.

A Fiat Strada passou uma semana conosco em novembro. Fomos ver o novo Versa no showroom, mas o test-drive ainda não rolou... A pauta diferenciada do mês foi a VW Parati GLS 1994 de aproximadamente 250 cavalos. 

E chegou dezembro. Finalmente dirigimos o VW Nivus, mediamos o encontro entre os esportivos Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTI, conhecemos pessoalmente o Audi A4 Prestige Plus... e fizemos a visitação a um circuito que usaremos para nossos próximos conteúdos a serem publicados em 2021. Ainda é segredo, mas em breve revelaremos os detalhes!

Infelizmente, neste ano tivemos um enorme contingente de pessoas contaminadas e mortas em decorrência da COVID-19 no Brasil, e, enquanto não tivermos uma solução definitiva para esta triste realidade, não há como se cogitar uma "normalidade". Os cuidados com a higiene e com o reforço do sistema imunológico corporal devem continuar, para garantir a saúde de si e dos outros. Que 2021 seja um ano muito melhor para todos nós!

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