Audi TT RS, RS 4 Avant e RS 5 Sportback reestilizados chegam ao Brasil


Ao longo do ano de 2020, a Audi apresentou diversos modelos esportivos para o mercado brasileiro, entre eles RS 6 Avant, RS 7 Sportback, RS Q3, RS Q3 Sportback, RS Q8 e R8. Agora, no final do ano, chegam mais novidades: os reestilizados RS4 Avant, RS 5 Sportback e TT RS. Todos os nove modelos tiveram a opção de serem previamente configurados no período de pré-venda em agosto - foram mais de 330 unidades encomendadas, somando todos os modelos. Mas quem perdeu a pré-venda pode configurar o carro desejado junto a qualquer concessionária Audi Center no Brasil.


A station wagon Audi RS 4 Avant chega por preços a partir de R$ 585.990 na modalidade de venda direta. A perua traz o novo motor 2.9 V6 TFSI Biturbo, uma evolução do propulsor 2.7 V6 que equipou a primeira geração da RS 4, lançada em 1999. Na época, o rendimento já era de respeitáveis 380 cv - agora, a RS 4 possui 450 cavalos. Ela conta também com tração integral quattro e câmbio automático tiptronic de oito marchas, e acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos.


O design externo da RS 4 se destaca por elementos como o spoiler traseiro, a ampla grade com aberturas em colmeia, os faróis  LED Matrix, o difusor de ar incorporado ao para-choque traseiro e as grandes ponteiras de escape. O porta-malas tem capacidade para 505 litros e pode ser ampliado para 1495 litros com os bancos traseiros rebatidos.


As cores disponíveis para a Audi RS 4 Avant incluem os tons Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde Sonoma e Vermelho Tango. Pela modalidade Audi Exclusive é possível pedir tons mais exclusivos, como o Azul Nogaro que esteve disponível na RS 2 Avant.


A perua esportiva pode receber freios de cerâmica com pinças nas cores vermelho, cinza antracite ou azul, além do Pacote Exterior Preto, que inclui barras de teto, logotipos da Audi, frisos, capas dos retrovisores e detalhes das rodas em preto. 


O RS 5 Sportback tem preços partindo de R$ 605.990 na modalidade de venda direta. Assim como a RS 4 Avant, o cupê de quatro portas também utiliza o motor 2.9 TFSI V6 Biturbo, com rendimento de 450 cavalos. Esta força faz o RS 5 acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. O motor atual tem peso de 182 quilos, 31 kg a menos do que o motor V8 que equipava o RS 5 anterior. O modelo dispõe de tração quattro integral e do câmbio automático tiptronic de oito marchas.


Com grade Singleframe mais larga e plana, faróis Laser light e detalhes em preto na frente do capô e nas laterais dos faróis, o RS 5 possui pequenas aberturas de ventilação acima da grade que foram inspiradas nas entradas de ar do Audi Sport quattro de 1984. Os arcos dos para-lamas ficaram 15 milímetros mais largos em relação ao A5. Atrás, o difusor traseiro foi redesenhado e incorpora as duas saídas de escapamento.


Além das opções de freios de cerâmica (com pinças nas cores vermelho, cinza antracite ou azul) e do Pacote Exterior Preto (que inclui frisos, logotipos da Audi, capas dos retrovisores e detalhes das rodas em preto), o RS 5 possui também a opção das rodas pintadas na cor bronze.

Com conjuntos mecânicos idênticos, RS 4 e RS 5 trazem tração integral que, em situações normais, direciona 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. A redistribuição de força pode chegar a 70% para as rodas da frente ou até 85% para o eixo traseiro. É possível também alterar parâmetros pelo seletor de modos de condução Audi drive select, que influencia o gerenciamento do motor e da transmissão, suspensão, direção, diferencial, som do motor e funcionamento do ar-condicionado. Existem quatro perfis disponíveis: conforto, automático, dinâmico e personalizável, que permite permite pré-definir dois modos de direção.

No interior, ambos trazem o sistema multimídia MMI Touch, com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas ligeiramente inclinada para o motorista, e que exibe informações sobre a temperatura dos componentes mecânicos, aceleração longitudinal e lateral e diferencial esportivo quattro. Já o quadro de instrumentos Audi virtual cockpit plus, com tela de 12,3 polegadas, possui diferentes layouts, entre eles o RS, exclusivo das versões esportivas. O head-up display também possui grafismos diferenciados.

Tanto RS 4 quanto RS 5 possuem ar-condicionado de três zonas, detalhes em couro e Alcântara no volante, console central e alavanca de câmbio; rodas de liga leve de 20 polegadas, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa involuntária, interface para smartphones, Audi Phone Box Light (que carrega o celular por indução) e sistema de som Bang & Olufsen.


O Audi TT RS (iniciais de Tourist Trophy e Renn Sport) começou a ser entregue aos seus primeiros clientes em dezembro e pode ser encontrado nas concessionárias da marca a partir de R$ 442.990 na modalidade de venda direta. Reestilizado, o cupê esportivo passa a ter novas entradas de ar laterais, mais largas, e um spoiler dianteiro em alumínio fosco, enquanto a grade frontal possui aberturas ao estilo colmeia. Os faróis são do tipo Full LED Matrix. Atrás, o TT RS tem novo aerofólio fixo com dois "winglets" nas pontas. Também chamam a atenção as duas saídas de escape ovais.


Com motor 2.5 TFSI de 400 cavalos, câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic de sete marchas e tração integral quattro, o TT RS acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. O cupê possui peso relativamente baixo (1440 quilos), direção progressiva adaptada especificamente para a versão RS e freios a discos de aço ventilados e perfurados atrás das rodas de 19 polegadas, com pinças vermelhas.


Os comandos do painel são notadamente voltados para o motorista. Os bancos em Alcântara e os logotipos RS nos bancos, volante em couro (que possui o botão de partida incorporado), frisos das soleiras das portas e comandos do Audi drive select são elementos que diferenciam a versão RS, assim como a interface exclusiva do quadro de instrumentos digital e configurável Audi virtual cockpit, com uma tela de 12,3 polegadas que fornece informações sobre torque e força G. 


O sistema multimídia MMI dispõe de touchpad para reconhecimento de caracteres, comandos de voz, interface para smartphones e o sistema de som Bang & Olufsen de série, com 680 watts.


O novo Audi TT RS está disponível em nove cores de carroceria: Amarelo Vegas, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Vermelho Tango, Laranja Pulse, Azul Turbo e Verde Kyalami. Como opcionais, é possível escolher Pacote Exterior Preto (detalhes como o logotipo da Audi, frisos, capas dos retrovisores e detalhes nas rodas são pintados em preto) e o Pacote Interior Design (acrescenta volante em Alcântara e detalhes internos em vermelho). Seu preço parte de R$ 442.990 na modalidade de venda direta.

Confira mais imagens:

TT RS




RS 5 Sportback




RS 4 Avant




Comentários