Hyundai HB20 e Ford Ka tiram nota zero nos testes mais rigorosos do Latin NCAP


Este ano, o Latin NCAP tornou mais rígidos os seus protocolos de avaliação da segurança de carros novos. Hyundai HB20 e Ford Ka são os primeiros carros vendidos no Brasil a serem avaliados com o rigor dos novos parâmetros. O resultado foi decepcionante para ambos: o HB20, certificado inicialmente com 4 estrelas e posteriormente rebaixado a uma 1 estrela de proteção a adultos em um teste divulgado anteriormente este ano, zerou a prova este ano. Já o Ka, três estrelas em 2018 na proteção de adultos, também tirou nota zero agora.


O Hyundai HB20 pontuou 19% para ocupante adulto, 10% para ocupante infantil, 43% para proteção de pedestres e 14% para assistência à segurança. Com uma proteção de impacto frontal razoável, o impacto lateral apresentou proteção ruim para o tórax, levando o modelo a zero estrelas para este teste. O teste de proteção à coluna cervical (whiplash) também mostrou desempenho ruim, e outro fator que pesou contra foi o fato do modelo não ter o controle de estabilidade de série em todas as versões (embora a partir deste ano todas as versões do modelo podem contar com 4 airbags e controles de tração e estabilidade como opcional).


O Ford Ka obteve 34% para ocupante adulto, 9% para ocupante infantil, 50% para proteção de pedestres e 7% para assistência à segurança. A proteção de impacto frontal foi mediana, enquanto o impacto lateral apresentou proteção torácica fraca, levando o modelo à nota zero neste teste. O teste de whiplash também mostrou desempenho ruim. Além disso, o modelo não vem com controle de estabilidade nas versões básicas nem mesmo como opcional. 


Tanto HB20 quanto Ka foram avaliados nos impactos frontais e laterais, na proteção à coluna cervical e na proteção de pedestres. O impacto de poste lateral não foi executado em nenhum dos modelos, já que eles não oferecem airbags laterais para a cabeça como equipamento de fábrica. O Ka e o HB20 não estão em conformidade com os regulamentos das Nações Unidas sobre proteção de pedestres, e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) não é oferecido de fábrica em todas as versões. Além disso, ambos não possuem folha de resgate disponível de acordo com os requisitos do Latin NCAP.


A Ford comentou que fará atualizações para o Ka em breve, oferecendo ESC e airbags laterais de série em todas as versões. O Latin NCAP inclusive já avaliou o Ka com estas melhorias e os resultados serão divulgados assim que a Ford incorporar esses recursos de segurança essenciais como itens de fábrica.


Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Os consumidores deveríamos rejeitar veículos de montadoras que oferecem segurança padrão de classe mundial em alguns mercados, enquanto na América Latina proporcionam níveis de proteção tão baixos quanto o padrão. Modelos populares como HB20 e Ford Ka são vendidos com zero estrela, enquanto seu concorrente direto, o Novo Onix, oferece seis airbags, ESC, proteção para pedestres e SBR nos bancos dianteiros e traseiros de série e 5 estrelas de segurança para ocupantes adultos e crianças. O Latin NCAP incentiva a Ford e a Hyundai a melhorar substancialmente a segurança padrão do Ka e do HB20 para o mesmo nível do Novo Onix o mais rápido possível”.


Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“Esses resultados do Latin NCAP mostram mais uma vez como os fabricantes globais continuam a oferecer na América Latina e no Caribe baixos níveis de segurança padrão, enquanto o mesmo modelo ou similar oferece segurança padrão muito mais alta em mercados de economias maduras. Os consumidores devemos colocar mais pressão sobre os governos para eles serem obrigados a mostrar os níveis de segurança dos carros depois de avaliados pelo Latin NCAP e pressionar os fabricantes a eliminarem do mercado veículos zero e uma estrela. Alguns fabricantes, como a Ford, reagem positivamente aos resultados do Latin NCAP. Esperamos que essas promessas se reflitam em veículos mais seguros para os consumidores e incentivamos todos os outros fabricantes a seguir esse caminho”.

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