RAM 1500 Rebel entra em pré-venda no Brasil por R$ 419.990


Finalmente, a RAM apresenta no Brasil a picape 1500, que será importada na versão off-road Rebel. Com as entregas iniciais a partir de abril, a nova picape pode ser reservada a partir de hoje (10 de dezembro) pelo site www.ram.com.br, e seu preço é de R$ 419.990. A Rebel pode ser reservada mediante sinal de R$ 20.000. Para nosso mercado, estarão disponíveis cinco opções de cores: as sólidas Vermelho Flame e Branco Bright, as metálicas Maximum Steel e Prata Billet e a perolizada Preto Diamond. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas/vermelhas e detalhes vermelhos. As 100 unidades da pré-venda virão com os pacotes opcionais Night Edition (com detalhes escurecidos no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (que inclui sistema de som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno com imagem de câmera e tampa traseira multifuncional).

Sim, a RAM 1500 é mais cara que a 2500, que é um pouco maior (tem 6,06 metros de comprimento, ante 5,915 m da 1500 Rebel). A explicação fundamental é que a 2500 (que possui motor 6.7 seis-cilindros em linha Cummins Turbodiesel de 365 cavalos e 110,7 kgfm de torque) é importada do México, país com livre comércio automotivo com o Brasil, enquanto a 1500 Rebel é trazida da fábrica de Sterling Heights, em Michigan (Estados Unidos), com maior imposto de importação.


Contrariando a preferência geral do mercado brasileiro, a RAM 1500 Rebel traz um motor movido a gasolina, mais especificamente um 5.7 V8 HEMI de 400 cavalos e 56,7 kgfm de torque. Essa força faz a picape acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, mais rápida que qualquer outra picape vendida no Brasil - a Amarok V6 cumpre a mesma prova em 7,4 segundos.


A RAM identificou a existência de interesse de consumidores brasileiros por uma picape de grande porte com motor V8 a gasolina em clínicas de mercado. A 1500 Rebel tem a vantagem de poder ser conduzida com a carteira de motorista de categoria B, enquanto a RAM 2500 só pode ser dirigida por quem tenha a habilitação de categoria C.


Entre os destaques em termos de equipamentos estão o sistema de áudio Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos, além do head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e orientações do GPS no para-brisa, com configuração pelo motorista, e o retrovisor interno com uma tela que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera traseira. 


Esses três itens fazem parte do pacote opcional Level II, que inclui ainda a tampa da caçamba multifuncional, que pode ser aberta tanto do modo convencional (para baixo) quanto de maneira bipartida, à exemplo do Fiat Toro, mas com portas assimétricas.


A central multimídia da RAM 1500 é a Uconnect 4C 12 NAV, com tela vertical de 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas funções. O sistema dispõe de GPS integrado, câmeras de visão em 360 graus, comandos do ar-condicionado digital de duas zonas e espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e Apple CarPlay.


A 1500 Rebel também dispõe de faróis principais, de neblina e lanternas de LED, carregamento de bateria de celular por indução, freio de estacionamento elétrico (é a primeira picape vendida no Brasil a dispor deste item), comutação automática de farol alto e baixo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, chave presencial com partida remota, quadro de instrumentos com tela colorida e configurável de 7 polegadas, entre outros.


Com câmaras de combustão hemisféricas, o motor HEMI V8 não contraria a maior parte dos consumidores brasileiros só no aspecto de ser movido a gasolina: ele também não dispõe de turbocompressor. Na tentativa de conter o consumo de combustível, o propulsor conta com a desativação de cilindros, que corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros nas em que a força total não é necessária. Segundo a RAM, o motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. A picape também traz grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, mas que abrem automaticamente caso haja maior necessidade de refrigeração. Existe ainda um ventilador de arrefecimento elétrico de 850 watts usando a modulação por largura de pulso para adaptar o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento. 


A RAM 1500 traz o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite feitas por um seletor rotativo no painel, e o gerenciamento do torque distribuído entre as rodas é feito pela caixa de transferência BorgWarner 48-12, com os modos 2WD, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida), além do bloqueio eletrônico do diferencial que podem ser alternados por botões ao lado do seletor do câmbio, no painel. A Rebel tem capacidade de rebocar 5062 quilos, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7861 kg).

No aspecto de segurança, a picape dispõe de 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em ladeiras, controles de tração e estabilidade, controlador de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, assistente semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem e controle de oscilação de reboque.


Picape sim, mas com luxos também. A RAM 1500 Rebel traz teto solar panorâmico, revestimentos de couro em parte do painel e dos painéis de portas, bancos também em couro com aquecimento em todas as posições e assentos dianteiros com 12 regulagens elétricas. O volante também é aquecível e os pedais têm regulagem elétrica de distância, que traz os pedais mais para a frente ou os afasta através de um botão na coluna de direção. Ela possui ainda 9 entradas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 Volts.


Com distância entre-eixos de 3,67 metros (maior que o comprimento total de um Fiat Mobi, de 3,57 metros), a RAM 1500 proporciona amplo espaço até mesmo na traseira, e conta com assoalho plano na parte de trás e porta-objetos no piso e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os porta-objetos na cabine, chega-se ao total de 151 litros de espaço para guardar coisas - há alojamento até mesmo um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro.


A RAM 1500 está 102 quilos mais leve em relação à antiga geração. O chassi agora é formado por 98% de aço de alta resistência, sendo que metade desse total é de aço avançado de alta resistência. Na cabine e na carroceria, 54% do peso da picape é composto por aço de alta resistência. O alumínio está presente no capô, tampa da caçamba, suportes do motor, seção central do eixo dianteiro, membros cruzados da suspensão dianteira e direção.


A tampa da caçamba da RAM 1500 Rebel possui amortecimento para facilitar o ato de abrir e fecha-la, além da abertura remota pela chave e da abertura do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, em duas partes assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). As paredes laterais trazem os compartimentos RamBox, com capacidade de até 103,4 litros cada. E o espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe de tomada de 115 volts e iluminação.


Em termos de capacidade para uso fora-de-estrada, a Rebel conta com controle de velocidade de descida, suspensões elevadas em 2,5 centímetros perante outras versões, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus Falken de uso misto de 32 polegadas montados em rodas de 18 polegadas, acerto off-road da geometria traseira e amortecedores com reservatórios de óleo da Bilstein. Na parte de baixo da carroceria há placas de proteção para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível. Para arrematar, ela possui ganchos aparentes para reboque nos para-choques.

Com garantia de três anos, sem limite de quilometragem, a RAM 1500 Rebel terá intervalos de revisões de 12 meses ou 12 mil quilômetros. As três primeiras revisões, de 12 mil, 24 mil e 36 mil km, estão com preços previstos de, respectivamente, R$ 518, R$ 908 e R$ 847. Os consumidores terão o Privilege Service, com serviços em casos de pane, acidente, roubo e furto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o território nacional. Nas concessionárias, poderão ser encontrados os acessórios Mopar. Serão 30 itens, incluindo estribos laterais, para-barros, soleiras metálicas e alargador de para-lamas. 


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