Governo desiste de IPI reduzido para veículos econômicos e ecológicos



Kia Picanto, único carro [por enquanto] a ter nota A no consumo de combustível

O governo Lula desistiu de desenvolver o “IPI Verde” que daria incentivos fiscais para veículos mais econômicos e com menor emissão de poluentes.

O novo imposto seria a próxima investida do governo na redução tributária para o setor automotivo, mas o desejo de manter um superávit primário nas contas públicas esse ano, matou a idéia de IPI menor para estes veículos.

Mesmo assim, o governo deve apresentar algo relacionado à menor consumo e menor emissão em Julho, mas o projeto não irá entrar em vigor esse ano. Será coisa para a próxima administração.

A redução do IPI foi um incentivo para inicialmente salvar o mercado interno e ajudar a economia do país diante da grave crise econômica mundial. Agora, virou bandeira política para mostrar ao mundo que o Brasil incentiva combustíveis alternativos e ecológicos.

Para alguns, o IPI reduzido não chegou ao fim e futuramente pode surgir nova oportunidade para usá-lo. Da mesma forma o interesse do governo por tecnologias automotivas verdes.

Se o Brasil já passa essa imagem, como a cor da bandeira nacional, então certamente os veículos ecológicos encontrarão futuro promissor no país, mesmo que seja nos próximos anos.

Comentários