![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJ17GvTO4zC6pkFRK35n6kRRyqKndqwIg8y5Rvnt6jS32japgZHInR3ugmwE1cPxP4yk09nrZIzsND1RROecqS97ladBMQf5wf2xqx_6B_iVwX22eRPxVWTwlJg9rl5HXT9-Uw1-K2VwI/s400/GolRallyes.jpg)
Este ano, a Volkswagen lançou duas variações com proposta "aventureira urbana" do Gol. A Track traz motorização 1.0, para-choque dianteiro da Saveiro, adesivos e molduras das caixas de rodas, enquanto o Rallye retoma a tradição que iniciou em 2004, ainda na Geração III (os diferenciais eram suspensão elevada, rodas pintadas de branco e painel com aplique prateado). O Rallye baseado no Gol G4 foi lançado em 2007, e em 2010 chegou ao mercado o Gol Rallye Geração 5, com visual semelhante ao da então recém-apresentada Saveiro Cross.
Esta versão passa a ser a topo-de-linha do Gol, trazendo motor 1.6 e uma grande lista de equipamentos - a ponto de gerar dúvidas entre comprá-lo ou levar o CrossFox. O
Auto REALIDADE traz as impressões da linha 2014 do hatch aventureiro da Volkswagen.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBIqG6a6MEaimuOai9VQtgRq_N15El1y6-vEIVCrSg-0IrjSrxp8d0gEUI_0B4zRzwrOU3cIJn3LWAGiE95mrhAcBSrzzSryYVlRqCNUGlUm1qgD1AYDeoGyQZe01b7Wkc7Y5fJafNjMU/s640/GolRallye+(6).JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8xU0-CQ6EptzaNSiRXHJoJ2AsMsU3eZrfVyr_wDpJZfo9xb2EEbybUM4JQHIfuai2d1z0G5Lx1diTG3H-_3vYgWIRJZBgsDDkBP_QX29BUjbvNN54JtWYFFDZp3iRKLoxlzXKjfER4dU/s400/GolRallye+(11).JPG)
Seu design agrada pelos detalhes exclusivos, como a grade com aberturas hexagonais, friso cromado e o nome "Rallye" no canto esquerdo, o para-choque com grandes faróis de neblina e detalhes prateados, as rodas 16'' Pikes (à esquerda), o aerofólio e o defletor de ar no para-choque traseiro. As faixas laterais, que simulam sujeira, e as cores vivas (amarelo e vermelho) não agradam a todos, mas fazem parte da proposta da versão. A altura em relação ao solo foi aumentada em 2,8 centímetros, em comparação com o Gol 1.6.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG1RSaC8IBIJpno0x_7CQwfvNTt4JmyVLlcsGZUzhF-lLuwIARZcWpcWlUhr7gDD5DYWEjyUu4_0ardcVQXhIEIPltwzYXK6N1woyp_d53kCGz-FhpMdKKWho1OtkfyVwKdrlk-Hm-S-Y/s640/GolRallye+(19).JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQbg6wmbmCITq2EjJZcW3n7Zo5NVJUy3N1nakzbnXPWMFyXwqefoZcqtPGPkjjw8odLBueT3xLS9NbwtmLfHuEpyo1fGo2wNqkPwbdKWcKpa1GHrdwQIMg_dXFa-XrWs_tAIUWIXCjMn0/s640/GolRallye+(4).JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEga_nrmIwlvM-aXGBAVK8cCnthhrlqhIqblTL32bYEp_whxgvgvlX9xKclsdz-93PioqYFHiGFs_PV-5ycd3cMfFv2F4HEoxLxfQ8s5WQYqMd6KyM-84VfE1AXB3WTECKUSvdk9YVbmqS8/s400/GolRallye+(5).JPG)
Por dentro, o Gol Rallye não chega a ser sofisticado como alguns dos modelos em sua faixa de preço, mas acabamento (com exceção do círculo nos painéis das portas onde, nas versões básicas, fica a manivela) e ergonomia são bons. De série, ele vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, volante regulável em altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, tomada 12V, sensores de estacionamento traseiro, pedaleiras de alumínio, chave-canivete, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, para-sol com iluminação, pintura do painel em dois tons, limpador e desembaçador do vidro traseiro, porta-revistas para os ocupantes de trás e palhetas aerowischer (com aerodinâmica melhor e funcionamento mais silencioso). O carro das imagens traz o pacote i-Trend, composto por volante com comandos de áudio e Rádio CD Player/MP3 (acima) com entrada USB, Bluetooth, interface para iPod, moldura preto brilhante e iluminação vermelha. Acima dele, há sete teclas, das quais apenas três podem ser acionadas. O espaço interno é justo para quatro adultos e uma criança. Os instrumentos oferecem boa leitura. O porta-malas tem capacidade de 285 litros e rede porta-objetos. O Gol possui 3,92 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,49 m de altura e distância entre-eixos de 2,465 metros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPpiETAA432ANmITHyrFzAKlD4bIHeYSmchyphenhyphennP5M-MRqYWp5hgqmGLorql9xsEYipFQ3-vtcfgdMOS7Zqpg6uN2ch-g2yyuebr8JcFYK6yzrJEIhJyOrZ-9Ywbmaq_OUDAjWlwDhV58aY/s640/GolRallye+(2).JPG)
Seu motor 1.6 8v EA111 VHT gera 101 cavalos e 15,4 kgfm de torque com gasolina ou 104 cv e torque de 15,6 kgfm com etanol a 2500 rotações por minuto, gerando desempenho suficiente no uso cotidiano. A VW declara que o Gol Rallye faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e chega a 181 km/h com etanol (utilizando gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 s e atinge 179 km/h).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyGCoMDqkRlBvNWdNvfZ84bzr-8qrPHg2-K4D53CiqN19S82qtLl54Jj2dpOulqYfkePcim8Rp9MB7qD6mCzkkB7QNiH4HwrAA7mRW34wE8laNohgzkFiriuwuz8t4VmN49u_V8623IWE/s640/GolRallye+(8).JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAHrHHv8qwPTJhGGpBOJftZWxiarDCdcH5Rc3B7mq-U4_dzWlHtS5KCRO_JuyVceWPtl2rBhkiMu4ezoWD-YfDyDr1Rc-MXlRdZGI8nHQ3t-JMYJ85Nez5xdFnAfbmpOVwkrdkT2CJ_RM/s400/P1060517.JPG)
No test-drive realizado próximo à concessionária Alemanha, com cinco pessoas a bordo, foi possível constatar as diferenças entre o Gol Rallye (posição de dirigir mais baixa e filtração das imperfeições do piso regular) e o CrossFox, ao lado (com rodar mais macio, mais espaço interno e visibilidade ampliada, porém com um complicado sistema de abertura do porta-malas, por conta do estepe na traseira). Com gasolina, o consumo urbano do Gol fica na casa de 10,5 km/l, média que cai para cerca de 7 km/l utilizando etanol. O tanque de combustível comporta 55 litros.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglNToZQ5QsiwC8JpfkpSOifpoxnE85Jmnr2Ek-jR5bTD7dFHOdD5ErM9p7sz6w2iviwWe9XN2fNJszMeb2U69KhPnwBeghnGPfGibCF_oAvimbimvgDVZ5FeIlMNFU8vTKA8gLAnpz_gE/s640/GolRallye+%252814%2529.JPG)
O Gol Rallye parte de R$ 46 670, com cores sólidas disponíveis sem custo adicional (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e metálicas pagas à parte (o Amarelo Solaris, classificado como "cor especial", adiciona R$ 1585 ao preço; as tonalidades Cinza Spectrus, Prata Sírius [cor do carro da matéria] e Vermelho Apple custam R$ 1071).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaFowtmdzfuaH-MMLYDESHnhvC-zQeKOo_nG52OCziRUACgUDeuklk_gwyEdtuU1DogzqPXou8sQPFjj8j6eU0F90G7k0k6xG25_y9SHQEbwMbtiMLZpwiIdfTva0k0XWslqp6KqeC4eg/s400/Rivals.png)
Como opcionais, revestimento em couro (+ R$ 631), lanterna esquerda de neblina (+ R$ 121), função Coming/Leaving Home (+ R$ 201), pacote I-Trend (+ R$ 1175) e câmbio automatizado de cinco marchas i-Motion (com ele, o Gol Rallye custa R$ 49 450). A garantia é de apenas 1 ano. Os principais concorrentes do Gol Rallye são: Renault Sandero Stepway (R$ 45 370), Hyundai HB20X Style (R$ 48 755) e, na mesma faixa de preço porém sem direcionamento aventureiro, Fiat Palio Sporting, Ford New Fiesta SE, Peugeot 208 Allure, Citroën C3 Tendance e Chevrolet Onix LTZ.
Veredicto: o Gol Rallye é uma boa opção para consumidores que desejam um modelo atual, com pacote de equipamentos além do trivial, bom desempenho e confiabilidade. Ele não chega a oferecer diferenciais impressionantes frente aos concorrentes, mas é um carro equilibrado e pode encarar a selva urbana com mais facilidade. O preço poderia ser mais competitivo (especialmente com opcionais) e o valor do seguro, dependendo do perfil do condutor, também pode ficar elevado.
O Gol Rallye tirou...
Design_ 9,0
Espaço interno_ 8,0
Conforto_ 7,5
Acabamento_ 8,5
Equipamentos_ 8,5
Desempenho_ 8,5
Consumo_ 8,0
Custo-benefício_ 8,5
Nota Final_ 8,3
Veja mais fotos do VW Gol Rallye!
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).