Audi apresenta R8 e-tron piloted driving


A CES chinesa (não, não se trata de uma cópia não-autorizada do evento norte-americano ocorrido no início do ano, e sim da edição asiática da Consumer Eletronics Show, ocorrida na cidade de Shanghai) é o local de apresentação do Audi R8 com propulsão elétrica e condução autônoma. A carroceria recebeu modificações nos para-choques, capô, rodas, spoilers laterais e aerofólio (o coeficiente aerodinâmico é de 0,28; quanto menor o Cx, mais aerodinâmica a carroceria).


Dois motores elétricos traseiros geram 170 kW (o equivalente a 231 cavalos) e 46,9 kgfm de torque. Os números são modestos frente ao R8 movido a gasolina, mas o e-tron acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 210 km/h (dependendo do tipo de pneu em uso). A autonomia cresceu bastante em relação ao R8 e-tron anterior: de 215 para 450 quilômetros, em parte pelo aumento da densidade das baterias (de 84 para 154 Wh/quilo). O recurso Combined Charging System permite recarregar as baterias em menos de 2 horas.



Com um novo tipo de scanner de laser, câmeras em diferentes ângulos e sensores ultrassônicos e de radar na frente e na traseira, a unidade de controle central de assistência ao motorista (zFAS) realiza a direção autônoma caso seja requisitado. Este recurso deverá estar presente na futura geração do Audi A8, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2015.


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