Ford mostra Focus 2016 reestilizado no Brasil


Em um evento fechado, o Seminário Ford de Tecnologia e Conectividade, foi apresentado o Focus 2016 - mas a chegada do modelo às concessionárias ocorre somente nos próximos meses, provavelmente entre agosto e setembro, a exemplo de EcoSport, Fiesta e Ka, amplamente divulgados na mídia mesmo distantes do lançamento oficial. O Focus Hatch, único modelo apresentado, recebeu as mesmas mudanças pelas quais passou na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, na China: faróis redesenhados, mais estreitos; grade trapezoidal com filetes horizontais, novos para-choques, tampa traseira levemente redesenhada e lanternas que mantém o traçado mas estão discretamente menores. As rodas, diamantadas e com acabamento em preto-brilhante, são exclusivas para o mercado sul-americano.


Um dos principais destaques desta nova fase do Focus é a maior preocupação com a segurança: o modelo será dotado de assistente de frenagem de emergência (Active City Stop), que, por meio de sensores, monitora o tráfego e, ao detectar a iminência de uma colisão, reduz a velocidade e aciona os freios do veículo sem intervenção do motorista, em velocidade de até 50 km/h. Neste segmento, é o único dotado de tal recurso, mas na Europa este recurso é opcional até em automóveis como o Volkswagen up!.


O Focus Titanium 2.0 também oferecerá a Assistência de Emergência (realizando uma ligação automática ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível), sistema multimídia SYNC 3 com AppLink, comandos de voz para operação do celular, rádio e ar-condicionado, além de estacionamento automático (com ajuda de sensores e câmera, é capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, apenas dosando os pedais de freio e acelerador). Internamente, o volante passa a ter três raios e a profusão de botões do SYNC foi contida.


Comentários