Mais barato do mundo, Tata Nano ganha face-lift e novos itens


Em 2008, este carrinho indiano de 3,10 metros de comprimento surpreendeu o planeta como sendo o mais barato já fabricado, mas em seu país de origem o Tata Nano não fez o sucesso desejado e ainda esteve sob suspeita ao ter unidades se incendiando repentinamente. Para revitalizar o Nano, é promovido uma pequena reestilização (batizada de GenX) acompanhada de um banho de loja, com itens de conforto e conveniência nunca antes disponíveis, já que a proposta inicial sempre foi simplificar o máximo possível.


Agora, o Nano dispõe do câmbio automatizado "Easy Shift", com modo Sport para acelerações otimizadas e Creep, função para condução em baixa velocidade, ao se soltar o pé do freio, porém sem pisar no acelerador (em manobras de estacionamento e congestionamentos), além da direção com assistência elétrica, mais suave. O consumo de combustível se mantém baixo: até 21,9 km/l. Em contrapartida, a capacidade do porta-malas cai dos já nanicos 110 para 94 litros.


Por fora, o Nano conta com faróis com máscara negra, grade frontal no capô (decorativa, já que o motor é traseiro), novos para-choques (com inserto que une a abertura frontal aos faróis de neblina) e cores novas (Sangria Red e Persian Rose, além das já existentes Pearl White, Meteor Silver, Royal Gold, Dazzle Blue e Damson Purple).


Internamente, o Tata recebe volante redesenhado, tecido com nova padronagem (o símbolo matemático do infinito), novo quadro de instrumentos com display de informações integrado (com consumo instantâneo, distância percorrida e indicador de troca de marcha) e traz opcionais como ar-condicionado e sistema de som AmphiStream, com rádio/CD Player, entradas USB e auxiliar, além de Bluetooth e 4 alto-falantes (um avanço e tanto para um carro que, na versão mais simples, nem tinha saídas de ventilação). Na falta de itens de segurança como airbags e freios ABS, o Nano responde com zonas de deformação programada, barras de proteção nas portas, travessa anti-capotamento e altura em relação ao solo de 180 milímetros.

O motor tem 624 cm³ e entrega 38 cavalos @ 5500 rpm e 5,2 kgfm de torque @ 4000 rpm.


Serão ao todo cinco versões: XE, XM, XT (todas com câmbio manual, com consumo de gasolina de até 23,6 km/l) e as automatizadas XMA e XTA, nestas imagens. Com as modificações, evidentemente, o preço subiu consideravelmente. Há sete anos, com 1 Lakh (= 100 mil rúpias indianas) se adquiria a versão mais simples do Nano; agora, o XE sem itens adicionais custa 1,99 Lakh. O que equivale a US$ 3120,75 (cerca de 9472 reais). O Nano GenX XT custa 2,49 Lakhs, enquanto os automatizados (que estarão disponíveis a partir de agosto) XMA e XTA custam 2,69 e 2,89 Lakhs, respectivamente. A garantia é de 4 anos ou 60 mil quilômetros.


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