Nissan confirma novo Versa para o Brasil em junho


Já era sabido que o Nissan Versa estrearia sua nova geração no Brasil, mas agora a montadora especifica com mais precisão a época em que será lançado: será em junho. Uma pequena parte da imprensa especializada já conferiu o sedã renovado na fábrica de onde será importado, em Aguascalientes (México). O Versa passa a ter 4,49 metros de comprimento (7 cm mais comprido), 1,74 m de largura (4,5 cm mais largo), 1,46 metro de altura (3,5 cm mais baixo) e distância entre-eixos esticada em 2 centímetros (2,62 m). A capacidade do porta-malas aumentou de 460 para 482 litros.


O estilo com inspiração no Kicks não tem nada a ver com o Versa atual - tanto que haverá espaço para os dois modelos convivendo nas concessionárias. O modelo hoje fabricado em Resende (RJ) será rebatizado como V-Drive e será mantido nas versões mais baratas, enquanto o novo sedã mexicano virá em versões mais requintadas. Lá, o segmento de sedãs compactos é forte - representa 27% das vendas de todos os automóveis.


O grande mistério no momento reside na gama de versões que serão ofertadas no Brasil e seus respectivos equipamentos. No México, há quatro opções: Sense, Advance, Exclusive e Platinum, sendo que as duas primeiras contam com opção do câmbio manual e os quatro modelos contam com o câmbio automático XTronic CVT, agora com a função D-Step.


Por dentro, quem já dirigiu um Kicks vai ter de cara uma forte sensação de dejá-vú. Praticamente todo o painel (com exceção de detalhes como as saídas de ar e o console central mais estreitos) é idêntico ao do SUV. Isso inclui o quadro de instrumentos com opção da tela colorida de 7 polegadas no canto esquerdo (que exibe informações do computador de bordo) e a central multimídia com tela destacada de 7 polegadas e recursos como as câmeras de visão em 360 graus. Nas versões mais completas, o painel virá com revestimento central em couro e, com a chave presencial, basta o toque no botão à frente da alavanca de câmbio e o pé no freio para ligar o motor.


Na parte de trás, os apoios de cabeça são fixos, mas o Versa passa a ter opção do apoio de braço com porta-copos. Na frente também há um apoio de braço para o motorista, semelhante ao que o Kicks SL ganhou na linha 2020. Abaixo dele há um porta-objeto aberto, com duas entradas USB (poderiam ser melhor posicionadas, deixando pelo menos uma delas voltada para trás).


O motor segue sendo o 1.6 HR16DE quatro-cilindros aspirado, mas teve seu funcionamento suavizado. Aqui, será flex e terá rendimento de cerca de 120 cavalos (no México são 118 hp).


Ao menos no México, todas as versões trazem 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), controle de estabilidade, assistente de partida em subidas e sensores de ré. Para a versão top Platinum, estão reservados: alerta de veículos em pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro e o conjunto de câmeras em 360 graus.

Comentários