Novidades 2020: os detalhes do Kia Rio EX 1.6



Duas semanas antes do lançamento, o Auto REALIDADE revela para você mais detalhes do Kia Rio, hatch prometido há muitos anos para o Brasil e que já está nas concessionárias. O modelo fotografado é da versão EX, a mais completa.


Por fora, o Rio tem estilo geral sóbrio com alguns toques de ousadia. De frente, destaque para os faróis esticados, com luzes diurnas de LED nesta versão. Os faróis de neblina, pequenos e com projetores, se assemelham aos do novo HB20. A grade é praticamente fechada na altura dos faróis; a ventilação para o radiador é mais dependente das entradas do para-choque.



De lado, fica evidente a impressão de que o Rio possui distância entre-eixos maior que outros modelos do segmento: são 2,58 metros, 5 cm a mais que o HB20. Os retrovisores possuem luzes de seta na versão completa. Já as rodas de 15 polegadas são recatadas tanto no estilo quanto no tamanho, ainda mais se lembrarmos que as versões mais completas de Argo e Polo trazem opções de rodas de 17 polegadas.


A traseira traz lanternas de formato de paralelogramo que se estendem pela tampa do porta-malas. O alojamento com o botão de abertura da tampa também abriga a câmera de ré.


No interior, o Rio lembra um mini-Cerato, pelo estilo de componentes do painel. O volante é revestido em couro, regula em altura (sem despencar) e possui comandos de som, telefone, computador de bordo e controlador automático de velocidade. Na chave de seta também estão os comandos dos faróis, que vêm com acendimento automático.


Os instrumentos são muito assemelhados aos do Kia Cerato na versão de entrada. Um círculo concentra conta-giros e temperatura do motor; o outro, velocímetro e nível de combustível. Ao centro, uma pequena tela monocromática exibe informações das distâncias percorridas A e B.


À esquerda do volante, estão os comandos para ajustar a altura do facho dos faróis e o brilho dos instrumentos, além do botão para ativar/desativar o controle de estabilidade, que vem de série.


Na porta do motorista, há botões para recolher eletricamente os retrovisores e ajustá-los, além dos comandos de travamento/destravamento das portas e do bloqueio dos vidros traseiros. A janela do motorista é a única que desce ou sobe com apenas um toque no botão.


O sistema multimídia possui tela de 7 polegadas que fica ligeiramente saltada para fora do painel, como também ocorre com o Cerato. Aqui, o layout é muito semelhante tanto ao sedã quanto ao primo Hyundai HB20. Entre os principais recursos, estão o espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e do Apple CarPlay, além da imagem da câmera de ré com linhas de guia. Na parte da frente do console, há entradas USB e auxiliar, além de uma tomada de 12 Volts/180 W. Atrás, no fim do console, foi inserida outra entrada USB, para carregamento de eletrônicos.


O ar-condicionado é automático e digital: é possível regular a temperatura de meio em meio grau e apertar o botão "Auto" para, de acordo com o ambiente, o aparelho se auto-ajustar. O equipamento é privativo da versão EX.


Em termos de acabamento, o Rio não surpreende (a presença de plásticos duros é comum a todos os modelos do segmento), mas possui peças bem-montadas. Os forros de porta trazem boa área de couro nos puxadores, inclusive atrás. O carpete está no fundo do porta-óculos do teto e do apoio de braço central (revestido em couro).

Os para-sóis trazem espelhos com tampa corrediça; já o teto possui iluminação ao centro e duas luzes de leitura dianteiras, como é comum entre carros de origem asiática de projeto. E o porta-luvas tem tampa que desce de forma amortecida e iluminação.



A chave é do tipo canivete, já que para ligar o motor é preciso girá-la no tambor de ignição. Conta com botões para travar e destravar as portas, além de destravar a tampa do porta-malas.



Quem senta atrás conta com espaço bom para cabeça e pernas. Os três ocupantes dispõem de cintos de três pontos e apoios de cabeça ajustáveis. Há ainda dois pontos de fixação ISOFIX, para cadeirinhas.



O porta-malas, com capacidade de 300 litros, empata com HB20, Polo e Argo. Possui iluminação no canto direito, nicho para pequenos objetos no canto esquerdo e um estepe de uso temporário, mais fino que os outros quatro pneus no chão.



Apesar de ser inédito aos brasileiros, a mecânica é bem conhecida. Debaixo do capô (com manta acústica) está o 1.6 de quatro cilindros e 16 válvulas, que aceita gasolina e etanol, rendendo até 130 cavalos. Já o câmbio, tanto na versão LX quanto na EX, é o automático com conversor de torque e 6 marchas, que traz modo sequencial acionado pela alavanca em trilho à parte.



De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível com etanol é de 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, o consumo é de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.



Os preços do Kia Rio já estão definidos: o LX será vendido por R$ 69 990, enquanto o EX das imagens partirá de R$ 78 990, tendo como opcional as opções de pintura. Agora, aguardamos a Kia confirmar o pacote de equipamentos do Rio LX...







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