Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) completa 20 anos


A fábrica da General Motors em Gravataí e seu Complexo Industrial Automotivo (CIAG), que conta com outras 18 empresas instaladas no estado do Rio Grande do Sul, completam 20 anos. De sua inauguração em 20 de julho de 2000 até hoje, este conjunto de indústrias ajudou a cidade de Gravataí a passar da 12ª posição no ranking de maiores PIBs do estado do RS para o 4º lugar - o CIAG é responsável por mais de 45% da arrecadação de ICMS da cidade, o que em cifras representa quase R$ 300 milhões gerados em receita para o Estado.


Desde o ano de 1996 existiam rumores de que a Chevrolet introduziria no mercado brasileiro um compacto de linhas mais modernas que o Corsa e acabamento simplificado, para ocupar o espaço de "carro de entrada" da marca. Na época, seu codinome de projeto era "Arara-azul". Em 1997, foi batido o martelo sobre a localização da nova fábrica que daria conta da produção deste modelo, que seria lançado em 2000: o Celta.


Desde sua inauguração, a fábrica passou por três expansões, que somaram um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões. Gravataí fabricou o Celta de 2000 a 2015; a primeira etapa de reformas e ampliações da planta ocorreu com o começo da produção do Prisma (sedã do Celta), que durou no mercado de 2006 a 2012. Para a fabricação do Onix, iniciada em 2012, houve mais uma expansão e, mais recentemente, a terceira fase de investimentos, que ocorreu entre 2017 e 2019, para viabilizar a produção dos novos Onix e Onix Plus (os investimentos somaram R$ 1,4 bilhão).


Entre as benfeitorias realizadas, está um novo prédio de injeção de polímeros, onde é realizado o processo de moldagem de para-choques. Foram adquiridos robôs que trabalham sincronizados, com sistemas de visão que realizam autocorreções automáticas, trabalhando no conceito de manufatura 4.0. A velocidade de processamento de dados e conectividade dos robôs com os demais equipamentos foi otimizada por meio de sistemas de comunicação EthernetIP. Os robôs ainda foram integrados com sensores a laser para a realização de verificações dimensionais online dos carros produzidos.


Atualmente, Gravataí possui capacidade de produção de 350 mil carros por ano. Mais recentemente, este complexo industrial se tornou um dos cinco pontos de reparo de respiradores inoperantes da GM na força-tarefa liderada pela montadora que uniu o poder público e iniciativa privada no combate ao coronavírus.

Histórico da GM de Gravataí

17/03/1997 - Anúncio do município de Gravataí como sede do Complexo da GM
20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (CIAG)
02/09/2000 - Lançamento do Chevrolet Celta
20/05/2005 - Produção do Celta 500.000
01/10/2006 - Lançamento do Chevrolet Prisma, sedã do Celta (1ª ampliação da fábrica)
20/05/2008 - Produção do carro 1 milhão
09/06/2010 - Início oficial das obras do Projeto Onix (2ª ampliação da fábrica)
27/08/2010 - Produção do veículo 1,5 milhão
30/10/2012 - Lançamento do Chevrolet Onix
13/12/2012 - Produção do veículo 2 milhões
26/02/2013 - Lançamento do Chevrolet Prisma (sedã do Onix)
16/07/2013 - Lançamento dos Chevrolet Onix e Prisma automáticos
25/07/2014 - Produção do veículo 2,5 milhões
20/07/2015 - Aniversário de 15 anos do Complexo Industrial de Gravataí
27/07/2016 - Lançamento do Onix Activ
05/08/2016 - Lançamento do Onix Joy
24/08/2016 - Produção do veículo 3 milhões
14/03/2017 - Onix foi o carro mais vendido da América Latina em 2016
05/05/2017 - Lançamento do Onix Effect
03/08/2017 - Anúncio investimento R$ 1,4 bilhão
18/07/2018 - Produção do veículo 3,5 milhões
04/10/2018 - Produção do Onix 1 milhão
13/09/2019 - Lançamento do Onix Plus
29/11/2019 - Inauguração da linha de produção do novo Onix
26/11/2019 - Lançamento da segunda geração do Onix hatch
28/02/2020 - Produção do veículo 4 milhões


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