Sketches: a linha Chevrolet dos anos 90 e 2000 nos traços de Wagner Dias


O consultor de design automotivo Wagner Montes Cla Dias, hoje aposentado, revelou diversos de seus sketches realizados ao longo da década de 1990 para a General Motors do Brasil. Os desenhos mostram propostas de estilo para vários modelos da Chevrolet. Entre as imagens, existem alternativas de novas versões e também proposições iniciais de estilo para modelos que só seriam lançados no começo dos anos 2000.

Entre 1988 e 2016, Wagner participou da elaboração do design de inúmeros modelos da General Motors do Brasil, a começar pelo face-lift das Chevrolet D-20 e D-40. Foi o responsável pelo estilo das derivações da primeira geração nacional do Corsa (sedan, wagon e pick-up), além do Vectra Sedan C, Celta (reestilização de 2006) e da primeira geração do Prisma. 


Começando cronologicamente "de trás para frente", os sketches da Chevrolet Meriva, datados de julho e agosto de 1998, mostram que inicialmente a minivan teria elementos de estilo mais parecidos com os do Corsa C, como os frisos circundando os para-choques (pretos no modelo europeu, e que acabaram sendo pintados na cor da carroceria no Corsa brasileiro) e o formato dos faróis (que na Meriva definitiva, lançada em agosto de 2002, assumiram formato mais vertical e reto).


Outro sketch muito interessante é o do Corsa Sedan, datado de fevereiro de 1997 (no Brasil, o modelo seria lançado em abril de 2002). É possível perceber que praticamente todos os elementos do visual foram aproveitados no modelo definitivo, com exceção de dois detalhes: os frisos pretos no para-choque traseiro (que estiveram no Opel Corsa, mas acabaram pintados na cor da carroceria no Corsa brasileiro) e a acomodação da placa no porta-malas (no modelo definitivo, ela desceu para o para-choque).


Adicionalmente, foram exibidas imagens tanto da concepção do Corsa Sedan em clay (argila) em tamanho natural quanto os diversos sketches com outras propostas descartadas para o estilo da traseira, todas mais conservadoras (até por terem sido feitas anteriormente, no ano de 1996).



O Corsa e a Pick-up Corsa foram bastante aproveitados para projetos criativos do designer. Acima, a versão Sonoma, com apelo jovial, trazendo rodas, capas dos retrovisores e para-choques pintados na cor da carroceria, além de lanternas fumê e rack longitudinal de teto. Abaixo, a Corsa Pick-up "tradicional", em desenho datado de 1992 (o lançamento da picape no Brasil ocorreria em 1995).


Também existiram propostas de estilo de picapes Corsa "encurtadas", tomando como base o hatch com carroceria de duas portas, como é possível identificar pelo estilo da traseira. O modelo Trooper teria uma cobertura rígida que abriria para cima, como uma tampa de porta-malas. Já o modelo Frontera tinha pegada mais urbana, com para-choques na cor da carroceria, lanternas escuras e pequenas janelas atrás das portas. 


O Corsa Lazer era uma proposta curiosa: a parte de trás do teto seria removível. No sketch abaixo, é possível perceber que a carroceria teria dois arcos laterais. Na frente, o modelo teria teto solar, e atrás, o teto de lona removível.



O estilo do Omega de Stock Car, que subtituiu o Opala nas competições a partir de 1994, também foi concebido por Wagner Dias. Sem a necessidade de faróis, já que as provas só ocorriam de dia, eles eram pintados. Um detalhe interessante de estilo do "modelo-piloto" eram as cores das rodas que acompanhavam os tons amarelo e verde que enfeitavam a carroceria. O Omega foi usado na Stock Car até a temporada de 1999.



Por fim, um sketch muito curioso do Opala, que deixou de ser produzido em 1992. O desenho, feito em dezembro de 1996, mostra pequenas intervenções de estilo no sedã veterano, como a adição de rodas de cinco raios mais modernas e aerofólio na tampa do porta-malas.

Comentários

  1. Muito interessante a matéria. Sobre designer da VW temos bem mais informações do que de outras marcas, informações que ainda são aquém do que os entusiastas gostariam, mas sobre os designer das outras marcas que produziram no Brasil as informações são quase nulas.
    Gostaria de saber quem foi o designer que antecedeu Wagner Dias.

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