Em breve no Brasil, novo Volkswagen Virtus chega ao México

No Brasil, o novo Volkswagen Virtus está finalizando sua etapa de testes pelas estradas com camuflagens na dianteira e na traseira. O sedã derivado do Polo acaba de ser apresentado ao México com novidades. Lá, ele vem importado da Índia.

Nesta reestilização, as novidades incluem o estilo dos faróis, da grade dianteira, dos para-choques, da logotipia e das lanternas. O sedã ficou ligeiramente mais comprido, passando de 4,48 m para 4,56 metros, mas manteve a largura de 1,75 metro e o porta-malas com capacidade de 521 litros. Lá, estão disponíveis cinco opções de cores: Azul Rising (metálico), Blanco Candy (sólido), Gris Carbón Steel (metálico), Plata Reflex (metálico) e Rojo Wild Cherry (metálico).

O Virtus será comercializado no México em três versões: Trendline, Comfortline e Highline (o modelo das imagens). As versões Trendline e Comfortline possuem o motor 1.6 16 válvulas aspirado que deixou de ser oferecido no Brasil em 2022. Lá, o rendimento do propulsor é de 110 cavalos a 5800 rpm e 15,5 kgfm de torque a 4100 rpm. No Virtus Trendline, o câmbio é manual de 5 marchas, enquanto o Comfortline traz transmissão automática Tiptronic de 6 marchas.

Desde a versão Trendline, a lista de equipamentos de série inclui ar-condicionado, direção eletromecânica (Servotronic), controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, faróis com acendimento automático e temporização (Coming home/Leaving home), fixações Isofix para cadeirinhas infantis, 6 airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), sensor de pressão dos pneus, alerta visual e sonoro do não-uso dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, frenagem automática pós-colisão, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, indicador de temperatura externa, vidros elétricos nas quatro portas com função um-toque para cima para o condutor, retrovisores externos elétricos, computador de bordo, tomada de 12 Volts, travamento das portas por comando remoto, som com 4 alto-falantes, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas com Bluetooth para áudio e telefone, duas entradas USB-C para dados e carga no console dianteiro, espelhamento do conteúdo do smartphone através do App-Connect, ajuste de altura dos faróis, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 195/65, faróis, lanternas e brake-light de LED, molduras das janelas laterais em preto-fosco com a inscrição "Volkswagen" nas colunas "B", luzes de leitura dianteiras e traseiras, limpador de para-brisa com velocidade variável, volante multifuncional, bancos de tecido e ajuste manual de altura para o assento do motorista.

Adicionalmente, a versão Comfortline traz assistente de partida em ladeiras, alarme anti-furto, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, câmera de ré, controlador de velocidade de cruzeiro, botão para partida do motor, 8 alto-falantes, quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela touchscreen de 10 polegadas, espelhamento de tela de celulares com ou sem fio, duas entradas USB-C para carregamento atrás do apoio de braço dianteiro, detalhe cromado no pomo da alavanca de câmbio, faróis de neblina com luz de conversão estática, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55, revestimento de material sintético no volante, bancos em tecido e material sintético, banco traseiro bipartido (60/40), apoio de braço traseiro e saídas de ar para os ocupantes de trás.

O Virtus Highline é o único a ter motor 1.0 TSI (turbinado e com injeção direta de combustível), que entrega 114 cavalos a 5500 rpm e torque de 18,1 kgfm a 4500 rpm. De série, esta versão possui sensores de estacionamento traseiros, ar-condicionado automático digital com tela sensível ao toque, retrovisor interno eletrocrômico, espelhos externos rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensor de chuva, carregador de smartphone por indução, cromado ao redor da alavanca de câmbio, bancos em couro, iluminação ambiente em LED no painel, bancos dianteiros com ajuste de altura manual, emblemas com o nome da versão nas laterais, detalhes cromados nos para-choques e na parte inferior das janelas laterais, molduras dos vidros laterais em preto-brilhante, rodas de 17 polegadas com pneus 205/50 e teto solar elétrico.

No Brasil, o lançamento dos novos Polo e Virtus é esperado para o último trimestre deste ano. Entre as novidades já confirmadas para a dupla estão a presença dos faróis de LED e a disponibilidade do motor 1.0 TSI de 109/116 cavalos para as versões de entrada, que trabalhará em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas ou com a transmissão automática de 6 velocidades.


Comentários