Fiat Fastback chega ao Brasil nas versões Audace, Impetus e Limited Edition


A Fiat demorou a ingressar no popular (e lucrativo) segmento de SUVs, mas, depois do sucesso do Pulse, tomou gosto pela categoria e apresenta agora a sua segunda alternativa de utilitário esportivo para o Brasil: o Fastback. Este novo modelo, que "ressignifica a categoria" nas palavras da marca, aproveita o nome e o estilo de carroceria de um carro-conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018 e baseado na picape Toro, mas o veículo de produção em série é baseado na mesma plataforma MLA do Pulse.

O design do Fastback transparece o parentesco com o Pulse em certas peças e detalhes, mas incorpora uma personalidade mais refinada nas linhas de sua carroceria. No Brasil, o SUV-Coupé está disponível nas versões Audace 1.0 Turbo CVT, Impetus 1.0 Turbo CVT e Limited Edition Powered By Abarth com motor 1.3 Turbo e câmbio automático de 6 marchas.


A dianteira do Fastback traz faróis Full LED em todas as versões. A diferença em relação aos faróis das demais versões do Pulse está no fato das luzes de posição superiores se converterem nas luzes de pisca quando necessário (nos Pulse Drive, Audace e Impetus, as setas são halógenas e estão em um conjunto separado). A moldura da grade superior é mais larga que nas versões convencionais do Pulse, e as aberturas de ar também possuem formato diferenciado. O para-choque dianteiro lembra muito o do Pulse Abarth, mas sem os detalhes em vermelho ou as ranhuras nos para-lamas. A abertura central, que aloja os faróis de neblina em LED, e as fendas verticais que incorporam passagens de ar funcionais, são como as do modelo esportivo. Há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.


Olhando para a lateral, é possível ver que a área central do teto e as capas dos retrovisores são pintadas de preto (a partir da versão Impetus). No Fastback, as rodas com detalhes diamantados são fixadas por cinco parafusos (no Pulse, quatro). Plásticos pretos estão presentes nos arcos dos para-lamas e nas molduras laterais abaixo das portas. Nas versões Impetus e Limited Edition, as rodas possuem 18 polegadas, com pneus 215/45 Continental PremiumContact 6.


A traseira do Fastback se destaca pela inclinação bem acentuada, a ponto de dispensar a presença de limpador para o vidro traseiro, como em um sedã. A região do início de queda do teto incorpora dois ressaltos aerodinâmicos. Delgadas, as lanternas de LED são recortadas pela tampa do porta-malas - esta também abriga a placa do carro e a câmera de ré. A estilização do logo Fastback é a mesma que já aparecia nos primeiros teasers do modelo. O para-choque traseiro do SUV-Coupé é exclusivo, mas segue um tema de estilo similar ao do Pulse.


A carroceria possui 4,43 metros de comprimento, 1,77 m de largura (desconsiderando espelhos), altura de 1,545 metro, distância entre-eixos de 2,53 m e 19,2 centímetros de altura em relação ao solo nas suas três versões. O ângulo de ataque é de até 20,4 graus, e o ângulo de transposição, de até 21,2º.


O interior do Fastback possui muitos pontos de contato com o Pulse, mas há detalhes mais sofisticados. O volante é comum a ambos os modelos, com comandos de som, computador de bordo, limitador/controlador de velocidade de cruzeiro, aletas para trocas sequenciais de marcha e o botão Sport em vermelho, que altera parâmetros da assistência de direção, do funcionamento da transmissão e da resposta do pedal do acelerador para uma condução mais arisca. Especificamente na versão Limited Edition, este botão passa a ter o emblema do escorpião que caracteriza a divisão esportiva Abarth, além de molduras em preto-brilhante no lugar da cor prata das outras versões.


O quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, presente nas versões Impetus e Limited Edition, é praticamente o mesmo adotado no Pulse Impetus: variam apenas os gráficos que identificam os veículos e a inicialização de tela, que mostra a silhueta do modelo e o nome Fastback. Mas as quatro formas de visualização são as mesmas: há o modo padrão com conta-giros do motor, o Precision (nele, o econômetro substitui o tacômetro), o modo Minimal (a tela exibe somente a velocidade e a posição de câmbio ao centro) e o Sport (a escala passa a ser exibida em 10, 20, 30... x 100 rpm, ao invés de 1, 2, 3... x 1000 rpm, o fundo do conta-giros fica vermelho e as informações ao centro ficam em negrito e itálico).


O painel do Fastback lembra muito o do Pulse, trazendo em posição de destaque a tela sensível ao toque de 10,1 polegadas do sistema multimídia, com layout personalizável e espelhamento de tela de smartphone sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay.


Pelo aplicativo Fiat Connect Me agora é possível agendar as revisões do veículo, além de executar outras trinta funcionalidades - entre elas, comandos à distância, diagnósticos mecânicos e localização do veículo. É possível utilizar os recursos através do aplicativo do smartphone, pelo smartwatch ou com um assistente pessoal de voz, como Alexa ou Google Assistant. 


Logo abaixo da tela touchscreen estão as saídas centrais de ar e os comandos físicos de climatização, operação do sistema multimídia e outras funcionalidades. O console central do Fastback é exclusivo e inspirado no do Jeep Compass. Logo atrás do porta-objetos frontal, a alavanca de câmbio com indicação da marcha engatada na cor vermelha é compartilhada com o Pulse. Mas a moldura em preto-brilhante do console envolve botões referentes a itens que o Pulse nem sonha em ter, como freio de estacionamento elétrico, Auto Hold (função que permite ao motorista tirar o pé do freio e o veículo permanecer parado, mesmo com o câmbio em Drive) e o Start-Stop, que retorna aos carros da Fiat e está presente na versão Limited Edition.


Os porta-copos do Fastback também trazem estilo mais sofisticado. Além de terem superfície emborrachada, eles podem ser retirados, dando acesso a um porta-objetos secreto com fundo acarpetado. Já a chave presencial é a mesma do Pulse e inclui a funcionalidade da partida à distância do motor.


Os bancos contam com novas estampagens em relação ao Pulse, com opção de material sintético preto e tramas horizontais. A versão Impetus pode receber os revestimentos de material claro e natural (Steel Grey) ou em preto, como na versão Limited Edition by Abarth (que traz as maçanetas internas em preto-brilhante).


A parte traseira do console central dispõe de duas saídas de ar verticais (as mesmas do Jeep Compass entre 2016 e 2021) e entrada USB do tipo A para carregamento. Quem se senta atrás dispõe ainda de um porta-revista (atrás do banco do passageiro dianteiro) e de alças de teto móveis. 


Em termos de acabamento, uma diferença do Fastback é a presença de couro também nos apoios dos forros de porta traseiros, em complemento aos dianteiros já presentes no Pulse. O teto tem revestimento na cor preta nas versões Impetus e Limited Edition.


O porta-malas conta com a capacidade de 516 litros (600 L de "volume bruto", segundo a marca). A tampa possui dois nichos para ajudar no fechamento e o bagagito, dividido em três segmentos, é dobrável. Com o banco traseiro totalmente rebatido, o volume passa a ser de 1.087 litros. De acordo com a Fiat, há 28 litros de espaço para colocar objetos na cabine.


Entre os easter-eggs estão: a inscrição Latin America OffRoad Trails no acabamento plástico próximo aos limpadores, o monograma Italian OffRoad Trails na lateral esquerda do painel, um desenho da frente do Fastback no para-brisa, outro desenho da silhueta do carro no vidro traseiro, e mais um desenho de malas e artigos de lazer no forro da tampa do porta-malas.


Segundo a Fiat, a carroceria do Fastback emprega 87% de aços de alta e ultra-alta resistência. Todas as versões dispõem de airbags frontais e laterais dianteiros (de proteção para cabeça e tórax), frenagem autônoma de emergência com alerta visual e sonoro de colisão à frente, faróis com comutação automática da altura do facho e alerta de mudança de faixa com assistente de permanência na pista.


O Fastback terá duas opções de motor, a depender da versão. As versões Audace e Impetus terão o motor 1.0 Turbo Flex utilizado nas variantes mais completas do Pulse, mantendo o rendimento: 125 cavalos com gasolina, 130 cv com etanol a 5750 rpm e torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis a partir de 1750 rpm. O propulsor possui 3 cilindros em linha, taxa de compressão de 10,5:1 e quatro válvulas por cilindro. Os discos ventilados dos freios dianteiros possuem diâmetro de 28,4 cm, ao passo que os freios traseiros trazem tambores com diâmetro de 20,3 cm. A suspensão dianteira é independente McPherson; atrás, há o eixo de torção.


A versão Audace, com peso em ordem de marcha de 1253 quilos, acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos com etanol e em 9,5 s com gasolina. A velocidade máxima é de 194 km/h com gasolina e de 196 km/h com etanol. Conforme o ciclo de rodagem do Inmetro, na cidade o Fastback Audace faz 8,4 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar e 11,9 km/l com o combustível derivado do petróleo. Na estrada, os resultados melhoram para 10,2 km/l com etanol e para 14,6 km/l com gasolina.


A versão Impetus possui 1262 kg e os números de performance e consumo de combustível são ligeiramente diferentes. A prova de aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,4 segundos com etanol e 9,7 s com gasolina. A velocidade máxima nesta opção intermediária é de 190 km/h com gasolina e de 193 km/h com etanol. Já os números de consumo na cidade são de 8,1 km/l com etanol na cidade, 11,3 km/l de gasolina na cidade, 9,7 km/l de etanol na estrada e 13,9 km/l de gasolina na estrada.


A versão top do Fastback traz o motor 1.3 Turbo Flex de 180 cavalos com gasolina e 185 cv com etanol a 5750 rpm. Este propulsor de quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e taxa de compressão de 10,5:1 entrega o torque de 27,5 kgfm com ambos os combustíveis a 1750 rpm. Os discos ventilados dos freios dianteiros possuem maior diâmetro (30,5 centímetros), mas o diâmetro dos tambores traseiros é o mesmo (20,3 cm). O conjunto de suspensão é formado pelo esquema independente McPherson na dianteira com braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos e pressurizados. Atrás, as rodas são conectadas pelo eixo de torção.


Com peso em ordem de marcha de 1304 quilos, a versão Limited Edition acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos com etanol e 8,4 s com gasolina. A velocidade máxima é de 210 km/h com gasolina ou com etanol. Conforme o Inmetro, esta versão faz 7,9 km/l de etanol na cidade, 9,7 km/l de etanol na estrada, 11,3 km/l de gasolina na cidade e 13,6 km/l de gasolina na estrada.


Segundo a Fiat, houve uma otimização na geometria dianteira de suspensão para um centro de rolagem mais baixo, com o objetivo de melhorar a estabilidade da carroceria, e uma nova relação de direção para que esta se tornasse mais precisa e direta. O Fastback traz também um maior diâmetro da barra estabilizadora, a fim de conferir mais estabilidade dinâmica. Além disso, foi desenvolvido um eixo traseiro de mais rigidez, que reduz a rolagem da carroceria. As suspensões contam com novas molas e amortecedores para um melhor comportamento em curvas.

Versões, conteúdos, opcionais e preços

Audace 1.0 Turbo Flex - R$ 129.990


Traz o motor 1.0 Turbo Flex e o câmbio automático CVT com emulação de 7 marchas - mesmo conjunto mecânico das versões mais completas do Pulse. A lista de equipamentos inclui: alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída da faixa de rodagem com assistente de permanência na pista, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré com linhas de guia, carregador de bateria de celular por indução, central multimídia com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas com espelhamento de tela de celular sem fio compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de comandos de voz, Bluetooth, MP3 Player, rádio, entrada auxiliar, duas entradas USB dianteiras (uma do tipo A, outra do tipo C), entrada USB-A para carregamento voltada para os ocupantes traseiros e som com 4 alto-falantes; faróis e lanternas Full LED, fixações para cadeirinhas infantis, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas para o computador de bordo (com velocímetro digital, distância percorrida A e B, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia estimada, velocidade média e tempo de percurso), banco do motorista com regulagem manual de altura, vidros elétricos nas quatro portas com as funções um-toque e anti-esmagamento, console central com apoio de braço, porta-copos removíveis, porta-celular e porta-objetos; controlador de velocidade de cruzeiro, alerta do não-uso do cinto de segurança para os ocupantes dianteiros e traseiros, maçanetas externas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, comutação automática do facho alto dos faróis, sinalização de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, banco traseiro bipartido e rebatível na proporção 60/40, cintos dianteiros com regulagem de altura, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas com pneus 205/50, travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h, apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para os cinco ocupantes, temporização do acendimento dos faróis (função "Follow Me Home"), 4 airbags (frontais e laterais dianteiros para proteção do tórax e cabeça), controle de tração Locker TC+, abertura elétrica do bocal do tanque de combustível, retrovisor interno eletrocrômico, espelhos nos dois para-sois, saídas de ar-condicionado para os ocupantes traseiros, assistente de partida em ladeiras, estepe de uso temporário, chave presencial com comando para partida remota e botão interno de ignição, volante com regulagem de altura, alertas de limite de velocidade excedido e de revisão, retrovisores elétricos com função tilt-down ao engatar a ré, direção elétrica, volante com revestimento em couro, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Lane Change (com um leve toque na haste de luzes, as setas acendem algumas vezes), monitoramento de pressão dos pneus, comandos de som e do quadro de instrumentos no volante (junto do modo Sport), sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, repetidores de seta laterais em LED, três alças de teto para os passageiros, limpador e lavador do para-brisa com intermitência ajustável, alarme, aletas para trocas de marcha no volante) e freios ABS com EBD.


Esta versão está disponível nas cores Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional), Branco Banchisa (sólida, R$ 990,00), Cinza Silverstone (metálica, R$ 1.990,00), Prata Bari (metálica, R$ 1.990,00) e Cinza Strato (considerada tonalidade especial, por R$ 1.490,00). 


Opcionalmente, o Fastback Audace pode receber bancos revestidos em material sintético (R$ 2.490,00) e o Pack Connect Me, que adiciona a tela do sistema multimídia de 10,1 polegadas, o GPS nativo e os serviços do Fiat Connect Me pelo valor de R$ 3.850,00.



Impetus 1.0 Turbo Flex - R$ 139.990


A opção intermediária conserva o conjunto mecânico da versão Audace e conta com central multimídia com tela de 10,1 polegadas, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas, pintura da carroceria em dois tons (com tonalidade contrastante para teto e capas dos retrovisores), rodas de liga leve de 18 polegadas com detalhes diamantados e pneus 215/45, revestimentos internos em couro, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia ao abrir a porta, tapetes de carpete, volante com regulagem de altura e profundidade, além dos faróis de neblina com função "Cornering Lamps" (luzes de conversão estática).


Sua gama de cores é idêntica à da versão Audace, inclusive os preços. A diferença é que todo Fastback Impetus já possui o teto e as capas dos retrovisores pintados em Preto Vulcano.


Esta versão pode receber opcionalmente as rodas de liga leve de 18 polegadas com estilo "Premium" (R$ 990,00), os bancos em couro com tonalidade clara (R$ 1.290,00) e o Pack Connect Me pelo preço de R$ 2.850,00.


Limited Edition Powered By Abarth 1.3 Turbo Flex - R$ 149.990


Esta é a versão topo-de-linha e a única da gama com o motor de 180/185 cavalos aliado ao câmbio automático com conversor de torque e 6 marchas. O modelo, que antecipa o retorno da marca Abarth (com gama exclusiva de produtos e concessionárias dedicadas), traz diferenciais como: rodas esportivas de liga leve de 18 polegadas com pintura escurecida e pneus 215/45, emblemas "Limited Edition" nos para-lamas dianteiros, além dos logos "Powered by Abarth" na capa plástica do motor e na tampa do porta-malas.


A versão Limited Edition traz as mesmas opções de cores externas da versão Impetus e ainda oferece uma sexta alternativa, a sólida Vermelho Montecarlo com teto em Preto Vulcano, por R$ 990,00. Opcionalmente, o Fastback topo-de-linha pode receber as rodas de liga leve Premium (com detalhes diamantados, por R$ 990,00) e o pacote de serviços Connect Me por R$ 2.850,00.


Com três anos de garantia, o Fiat Fastback tem, segundo a marca, uma cesta de peças com valor até 47% mais acessível nas versões com motor 1.0 Turbo e até 38% mais em conta na versão com o motor 1.3 Turbo. É possível escolher entre três opções de pacotes de manutenções. O plano Tranquilidade inclui as três primeiras revisões programadas. O plano Proteção traz, além das revisões, a cobertura de itens de desgaste, palhetas de para-brisa, oxi-sanitização da cabine, alinhamento e balanceamento. O terceiro pacote, Segurança, inclui todos os itens do plano anterior e mais um ano de garantia adicional. As concessionárias Fiat oferecerão um leque de 35 opções de acessórios Mopar - entre eles, rodas escurecidas de 17 polegadas, faróis de neblina, sistema de som JBL, rebatimento elétrico dos retrovisores, frisos externos pintados, tapete de porta-malas com bordas elevadas, protetor de soleira, engate de reboque integrado e transbike para engate.


Comentários