Volkswagen Polo 2023 chega nas versões MPI, TSI, Comfortline e Highline

Lançado no Brasil há exatamente cinco anos, em setembro de 2017, o Volkswagen Polo passa por sua primeira reestilização sobre a carroceria de sua sexta geração. Trata-se do segundo lançamento da Volks para nosso País em 2022 - o primeiro foi o Jetta GLI renovado, que foi apresentado em maio. Também são esperadas novidades para o Virtus em breve: o sedã terá, pela primeira vez, desenho exclusivo para a dianteira (anteriormente, o estilo frontal era compartilhado com o Polo). Serão oferecidas quatro versões do Polo neste primeiro momento: MPI, TSI, Comfortline e Highline. Posteriormente, virão as opções GTS e Track.

Visto de frente, o hatch da VW produzido em São Bernardo do Campo (SP) fica muito parecido com o modelo europeu, que recebeu modificações no ano passado. Os faróis trazem novo formato e incorporam iluminação de LED em todas as versões. Cada peça possui um fluxo luminoso de mais de 700 lumens de intensidade - mais de 50% comparado a um farol convencional -, e projeta luz a mais de 130 metros de distância, alcance 80% maior com a luzes halógenas. Também mudam o estilo da grade superior (mais delgada, com friso cromado na parte inferior) e o desenho do para-choque frontal, mais agressivo e com duas barras horizontais que se prolongam visualmente para as laterais.

Lateralmente, o Polo traz como principal chamariz o novo estilo para as rodas e calotas. A versão MPI traz calotas de 15 polegadas; as opções TSI e Comfortline possuem rodas de 15 polegadas e o Polo Highline agora tem rodas de liga leve de 16 polegadas (o modelo anterior tinha rodas aro 17'').

A traseira do Polo brasileiro mudou, porém de forma diferente em relação ao seu gêmeo europeu. As lanternas, agora escurecidas, trazem novo estilo interno, mas não incorporam os prolongamentos que avançam pela tampa do porta-malas. Esta, por sua vez, passa a ter novos logotipos (o nome Polo agora vem centralizado) e mantém o recuo para acomodar a mão na hora de abrir o compartilhamento de bagagem (não foi desta vez que o hatch brasileiro ganhou a abertura da tampa incorporada ao logotipo da VW, presente há anos no modelo vendido no Velho Continente). O para-choque traseiro do Polo feito no Brasil é exclusivo e traz refletores horizontais em posição mais elevada do que no seu gêmeo europeu, além da parte inferior ligeiramente mais. 

A carroceria pode ser pintada na cor Vermelho Sunset (uma das cores de lançamento do Nivus), Cinza Platinum (metálica), Branco Cristal (sólida), Preto Ninja (sólida) ou Prata Sirius (metálica). Com 4,074 metros de comprimento, 2,566 metros de distância entre-eixos, 1,471 m de altura e 1,751 metro de largura (desconsiderando retrovisores), o Polo 2023 ficou 1,7 centímetro mais comprido e 0,3 cm mais alto que o modelo anterior, mantendo as demais dimensões.

O interior do Polo 2023 também incorpora mudanças, a começar pelo estilo do volante, agora idêntico ao do Nivus.  A coluna de direção ajusta em altura e profundidade. A textura da parte central do painel também mudou. Os forros de portas frontais passam a ter área mais vasta em tecido e os bancos passam a ter apoios de cabeça integrados ao encosto para as costas.

O quadro de instrumentos digital pode ser de 8 polegadas (versões TSI e Comfortline) ou 10,25 polegadas, na opção Highline. Já a central multimídia VW Play, que chegou ao Polo em 2021 e vem de série no Highline 2023 (sendo opcional na versão Comfortline) terá os novos aplicativos "Abasteça Consciente" (de incentivo ao uso do etanol, que calcula emissões e consumo de combustível), My Turner" (de acesso a estações de rádio de todo o mundo), "Serpens" (jogo) e "Dry Wash" (para lavagens do veículo). Instalando o aplicativo Meu VW no celular e conectando ao sistema VW Play, será possível verificar o nível e o combustível que o veículo está abastecido, saber a quilometragem total, o consumo médio e informações de distância percorrida, além de conferir a localização atual do veículo.

O ar-condicionado automático digital Climatronic, de zona única, foi mantido como item de série para a versão Highline. Agora, o Polo traz carregador de celular por indução no console (somente na versão Highline), além de entradas USB do tipo C, assim como no Taos: são duas na dianteira e outras duas voltadas para os ocupantes traseiros.

O motor 1.0 Turbo "170 TSI" também é novidade para o Polo. Com gasolina, ele entrega 109 cavalos a 5000 rpm e torque de 16,8 kgfm entre 1750 e 4250 rpm. Quando abastecido com etanol, a potência chega a 116 cavalos (também a 5000 rpm) e o torque se mantém nos 16,8 kgfm (entre 1750 e 4500 rpm). Este propulsor está disponível com câmbio manual de 5 marchas (versão 1.0 TSI) ou com a transmissão automática de seis marchas (versões Comfortline e Highline). O motor 1.0 "200 TSI", que rendia até 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque, foi extinto na linha Polo.

Na versão de entrada MPI, o Polo mantém o motor 1.0 aspirado de três cilindros, que também será o propulsor da versão Track (a ser apresentada no ano que vem). Este propulsor está aliado ao câmbio manual de 5 marchas e entrega 75 cavalos/9,7 kgfm de torque com gasolina ou 84 cavalos e 10,4 kgfm com etanol. A versão GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, será mantida na linhagem atual, mas acabou não sendo revelada na apresentação de hoje.

O lançamento do Polo 2023 no Brasil faz parte de um investimento total de R$ 7 bilhões para a América Latina, cujo plano é chamado de Acelera VW 2025. Entre outras metas, este plano inclui 30% de mulheres na liderança da marca, cultura focada nos clientes e na satisfação dos consumidores, resultados positivos (leia-se lucro) e 15 novos modelos nos próximos três anos (a ofensiva iniciou em maio com o lançamento do Jetta GLI).

Completando 20 anos de produção no Brasil, o VW Polo demandou investimentos na fábrica Anchieta por conta de suas metodologias mais complexas de produção, como as soldas a laser na carroceria, 400 robôs na linha de montagem e pintura automatizada. Reestilizado em 2006, o hatch foi o primeiro carro flex a eliminar o tanquinho de partida a frio (na versão E-Flex, de 2009) e também estreou a versão BlueMotion, com várias modificações para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes em até 15%. O modelo saiu de linha em 2014, mas retornou em 2017, já em sua sexta geração, concebida sobre a plataforma modular MQB-A0, com estrutura feita com cerca de 50% de aços de ultra-alta e alta resistência.

As concessionárias oferecerão mais de 100 opções de acessórios e itens do VW Collection. Será possível equipar o Polo com o Kit Black, que inclui rodas de liga leve em preto, cobertura dos parafusos das rodas, spoiler traseiro na cor preto-brilhante, capas pretas para os retrovisores externos, capa para chave, tapetes de borracha para assoalho e porta-malas, além do adesivo das soleiras.

Veja agora as versões, equipamentos e preços do Polo 2023:

Polo 1.0 MPI - R$ 82.990

Traz faróis de LED (incluindo luzes de condução diurna), 4 airbags (frontais e laterais dianteiros), frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, fixações para cadeirinhas infantis, assistente de partida em ladeiras, controle de pressão dos pneus, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros e sistema multimídia Composition Touch com espelhamento de tela de celular com fio (através do Android Auto e Apple CarPlay), comandos de som no volante e 4 alto-falantes. 

Polo 1.0 TSI - R$ 92.990

Diferencia-se por trazer o motor 1.0 TSI de 116 cavalos, além de vir com rodas de liga leve de 15 polegadas, quadro de instrumentos digital configurável com tela de 8 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no espelho direito ao engatar a ré, além de sensores de estacionamento traseiros.

Polo 1.0 Comfortline - R$ 102.990 (já com o VW Play; antes - R$ 108.890)

Traz câmbio automático de seis marchas, controlador automático de velocidade de cruzeiro, volante revestido de couro com aletas (Paddle Shift) para trocas de marcha sequenciais e chave presencial com botão no veículo para ignição.

Opcionalmente, esta versão pode receber a central multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10 polegadas.

Polo 1.0 Highline - R$ 109.990 (antes - R$ 116.990)

A versão topo-de-linha (ao menos enquanto não é revelado o Polo GTS) diferencia-se do Comfortline por trazer rodas de liga leve de 16 polegadas, material sintético nos bancos e laterais dos forros de porta, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático digital Climatronic Touch, sistema multimídia VW Play, 6 alto-falantes, acendimento automático dos faróis, temporizadores das luzes (Coming e Leaving Home), câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.


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