VW Jetta GLI 2023 estreia pacote de assistências à condução

Apresentado com uma reestilização em junho deste ano, o Volkswagen Jetta GLI chega à linha 2023 pelo preço de R$ 221.380 com novidades em seu pacote de assistências à condução. O sedã esportivo, que já está disponível em todas as concessionárias do Brasil, passa a ter assistente ativo de mudança de faixa (corrige o volante caso o veículo comece a invadir outra pista), assistente de condução ativo (auxilia na centralização do carro na faixa de rodagem), alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma em risco de colisão, detector de veículos em pontos cegos e detector de pedestres, itens que se complementam ao controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e à frenagem autônoma de emergência, que já existiam no modelo 2022.

O Jetta GLI traz o motor 2.0 "350 TSI" de 231 cavalos e 35,7 kgfm de torque, aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas (DQ-381). Com este conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 249 km/h.

Estão disponíveis quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), que ajustam a atuação da assistência da direção elétrica, do conjunto mecânico, do ACC e do ar-condicionado. Outros itens de série são: banco do motorista com ajuste elétrico e memória de posicionamento, luzes ambiente com 10 opções de cores, teto solar panorâmico e sistema multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, que traz espelhamento de conteúdo sem fio através do Apple CarPlay e Android Auto, HD interno de 10 GB para download de aplicativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.

Sem itens opcionais de fábrica, o GLI 2023 pode ser adquirido em uma das cinco cores de carroceria: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising.

Saiba um pouco mais sobre os novos itens de assistências à condução presentes no Jetta GLI 2023:

- Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): com o sistema em funcionamento, o veículo monitora a faixa e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema ao aplicar mais força no volante. O sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa, situação em que o veículo não reconhece uma saída involuntária.

- Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema mantém o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente com o ACC (controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo). Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o GLI emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, momento em que acende o pisca-alerta.

- Assistente Traseiro de Saída/alerta de tráfego cruzado traseiro: em manobras em marcha a ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso de o motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, para evitar uma possível colisão.

- Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores no perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas trafegando na região lateral-traseira. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições.

- Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a frenagem autônoma de emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.

Comentários