Nissan Sentra volta ao Brasil nas versões Advance e Exclusive: já dirigimos!


Texto e Fotos | Júlio Max, de Nova Odessa (SP)
Viagem a convite da Nissan

Com 41 anos de trajetória em mercados globais e acumulando sete milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o Nissan Sentra finalmente estreia a sua oitava geração no Brasil, após alguns replanejamentos quanto à data de sua chegada. A imprensa especializada, incluindo o Auto REALIDADE, teve a oportunidade de conhecer antecipadamente o novo modelo em um test-drive entre São Paulo e Nova Odessa. E, agora, contamos os detalhes do carro que chega para reavivar o segmento de sedans médios no mercado nacional.



No Brasil, o Sentra vai ser oferecido em duas versões: Advance (R$ 148.490) e Exclusive (R$ 171.590), ambas com o mesmo conjunto mecânico, diferindo-se em termos de equipamentos. Os primeiros exemplares a chegar às concessionárias da Nissan no nosso País serão da versão Advance; o Exclusive está prometido para o final deste mês de março. Segundo a marca, até o começo de abril o sedã vai estar disponível em todas as suas lojas em território nacional. Para este test-drive, optamos pelo modelo Exclusive.


O sedã traz quatro opções de cores para a parte externa: Preto Premium, Prata Classic, Cinza Grafite e Branco Diamond, sendo que as duas últimas alternativas possuem a pintura da carroceria em dois tons: teto, colunas externas e capas dos retrovisores são pintados de preto. Tanto a versão Advance quanto a Exclusive vem com rodas de liga leve de 17 polegadas com detalhes diamantados e pneus Michelin Primacy 4 215/50 (a Nissan recomenda calibrar os pneus com 33 libras). 


O Sentra, quem diria, se tornou um dos sedãs mais ousados no quesito design, quebrando o paradigma conservador das gerações anteriores feitas pela Nissan. E isso se faz bem evidente logo de cara: os faróis, mais delgados e com LEDs (tanto na iluminação principal quanto nas luzes de neblina) estão mais integrados à grade dianteira ao estilo "V-Motion" com aberturas hexagonais, que está maior e é circundada por duas molduras: uma cromada e outra na cor preta. Os alojamentos para os faróis de neblina também ficaram mais agressivos.


A carroceria do Sentra é marcada por vincos fortes no capô e nas laterais. As colunas "A" e "C" são cortadas por molduras pretas que criam o efeito do "teto flutuante". Curiosamente, não há antena na parte externa do carro. O coeficiente aerodinâmico do modelo é de 0,30 na versão Advance e 0,31 no modelo Exclusive. Segundo a Nissan, somente as alterações aerodinâmicas ajudam o sedã a gastar 10% a menos de combustível do que a geração anterior.


Na traseira, as lanternas atravessam a tampa do porta-malas, como era desde a sétima geração do Sentra, mas agora trazem áreas côncavas. Outra característica comum às gerações passadas é o alojamento para a placa embutido na tampa traseira. O para-choque traz uma área central que emula um extrator de ar e é emoldurada por um aplique preto. O brake-light possui LEDs em sua iluminação.


Em comparação com a geração anterior, o novo Sentra está 1 centímetro mais comprido, 5,5 cm mais largo e com 7 milímetros a mais de distância entre-eixos. Agora, o sedan da Nissan possui 4,65 metro de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,46 m de altura e distância entre-eixos de 2,71 metros. A carroceria da versão Advance tem peso de 1381 kg, e o Exclusive registra 1405 quilos na balança. Conforme a marca, a distribuição de peso é de 61% no eixo dianteiro e 39% no eixo traseiro.


O interior do Sentra também incorporou formas mais fluidas e radicais em relação à geração anterior. O volante passa a ser semelhante ao do Kicks e Versa, com base achatada, revestimento de couro com costuras aparentes, comandos de computador de bordo e som concentrados no raio esquerdo e botões de operação do controlador de velocidade de cruzeiro e dos comandos de voz/telefone do lado direito. Mas o sedã possui a exclusividade das aletas para trocas de marcha sequenciais. A versão Advance traz os revestimentos internos sempre em preto, enquanto na versão Exclusive é possível escolher entre o preto (sem custo adicional) ou a tonalidade Sand do exemplar das imagens (por mais R$ 1.700).


O quadro de instrumentos lembra muito o da Frontier, e mescla informações digitais e analógicas. Conta-giros, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor, velocímetro (com indicação em km/h e mph) e nível de combustível são exibidos com ponteiros. A tela colorida do computador de bordo ficou maior em relação à geração anterior (cresceu de 5 para 7 polegadas), e traz informações de som (estação/nome da música), indicador instantâneo e médio de consumo de combustível, pressão individual dos pneus, gráficos de assistência à condução (onde é possível verificar se estão ativados os alertas de colisão frontal, de saída da faixa de rodagem e do monitoramento de veículos em pontos cegos), além de informações como relógio, autonomia estimada, temperatura externa, hodômetro, velocímetro digital e alertas de cintos desafivelados ou de portas abertas.


As hastes de luzes e limpadores são bem similares às de Versa e Kicks. Na alavanca de faróis, há as posições de acendimento automático (que incorpora também a funcionalidade da comutação automática do facho dos faróis, cuja operação inicia a partir de 40 km/h), luzes de posição acesas ou faróis baixos ligados, além do comando secundário para acionar os faróis de neblina. Com um leve toque, sem acionar a haste até o clique, a seta é acionada três vezes. Já a alavanca dos limpadores dianteiros inclui a operação intermitente variável conforme a velocidade.


A tela sensível ao toque de 8 polegadas do sistema multimídia, antes embutida no centro do painel, passa a ficar saltada e assume posição de destaque, na altura dos olhos do condutor. Botões físicos estão presentes ao redor da tela para acessar as principais funcionalidades, como volume/liga-desliga, menu principal, telefone e câmeras. O sistema de som possui seis alto-falantes na versão Advance. Já na versão Exclusive, o projeto sonoro é assinado pela Bose e inclui dois tweeters nas colunas dianteiras, alto-falantes de 6,5 polegadas nas portas dianteiras, alto-falantes de 3,15 polegadas nas portas traseiras, dois alto-falantes 6x9 no forro atrás dos encostos de cabeça traseiros e amplificador no porta-malas.


Com espelhamento de tela de smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay com cabo, a central também exibe o Around View Monitor, que utiliza quatro câmeras instaladas em torno do veículo para formar uma visão em 360 graus, com a câmera dianteira ou a traseira em destaque (a depender da marcha engatada) e a possibilidade da visão em 360º dar lugar à imagem da câmera direita para que o motorista possa ver melhor a distância do pneu em relação ao meio-fio.


Logo abaixo da tela da central multimídia estão as três saídas de ar centrais; entre elas, ficam o botão do pisca-alerta e a indicação do funcionamento do airbag do passageiro dianteiro. Em seguida, estão os comandos do ar-condicionado automático e digital de duas zonas, com regulagem entre 18° C e 32° C. Há aquecimento para os bancos dianteiros (com dois níveis de temperatura, esquentando mais intensamente na região lombar) e botão para sincronização das temperaturas com a selecionada pelo motorista. 


O console central é elevado e forma uma integração natural com o painel. O porta-objetos na parte frontal do console possui entrada USB do tipo A, entrada auxiliar, tomada de 12 Volts e entrada USB do tipo C para recarga rápida. Com exceção da tomada de força, que possui tampa, as três conexões trazem molduras iluminadas - e há ainda um foco de luz vermelho na parte superior do porta-objetos, que possui fundo emborrachado. Mais atrás, uma moldura prateada destaca o botão de partida do motor, que é iluminado. Atrás da alavanca de câmbio há um espaço aberto, útil para acomodar a chave. O Sentra vendido no Brasil possui um pequeno pedal do lado esquerdo do motorista para acionar o freio de estacionamento, assim como o Nissan Leaf e o Toyota Corolla Cross. O console ainda abriga dois porta-copos e um apoio de braço com porta-objetos embutido. Conforme a Nissan, o espaço para objetos abaixo do apoio de braço é de 7,7 litros.


Na parte esquerda do painel ficam os botões para ativar os recursos do pacote de assistência à condução (Safety Shield), ajustar a iluminação dos instrumentos, zerar o registro do computador de bordo, regular a altura do facho dos faróis, destravar a tampa do porta-malas e acionar o modo Eco de funcionamento do carro (segundo a Nissan, este recurso faz o consumo de combustível diminuir entre 5% e 10%). Mais abaixo estão as alavancas para abrir a tampa do tanque de combustível e o capô.


Os bancos dianteiros "Zero Gravity", com aplicações de espuma planejadas para melhorar o conforto das costas em viagens longas, possuem formato mais envolvente e trazem revestimentos com tramas de losangos. Os cintos dianteiros são ajustáveis em altura e trazem pré-tensionadores. Um detalhe interessante é o fato de que, ao detectar o peso de um ocupante no banco do passageiro dianteiro com o cinto de segurança afivelado, o veículo automaticamente habilita o funcionamento do airbag frontal do lado direito, desativando a bolsa de ar quando o banco for desocupado. O Sentra é o primeiro modelo da Nissan oferecido no Brasil a também oferecer a técnica "Zero Gravity" também para os bancos traseiros.


Atrás, há uma entrada USB do tipo A para carregamento voltada para os ocupantes traseiros, um porta-revista atrás do banco do passageiro dianteiro, além de três encostos de cabeça (fixos), um apoio de braço (difícil de abrir) com dois porta-copos e as fixações Isofix/I-Size/Latch e Top Tether para cadeirinhas infantis. Os vidros elétricos descem até o final.


O Sentra dispõe do teto solar com acionamento elétrico por um toque (a persiana é manual), além de retrovisor interno anti-ofuscante automático e para-sois com espelhos tampados, iluminação e porta-documentos. Há quatro alças de teto retráteis, inclusive para o motorista. O condutor também dispõe de vidro elétrico com função um-toque para cima e para baixo.


A chave do Sentra possui o mesmo formato oval dos outros modelos da Nissan com a funcionalidade presencial, e se diferencia por trazer cinco botões. No sedã, o botão superior faz a partida à distância do motor, funcionalidade útil para por o ar-condicionado e/ou os aquecedores dos bancos em operação antes de entrar no veículo. Há ainda os botões para travamento e destravamento das portas, além do comando para destravamento da tampa do porta-malas e acionamento do alarme para localização do veículo.


No quesito de acabamento, o Sentra possui a faixa central do painel em material macio ao toque, além de portas dianteiras com a parte superior emborrachada e revestimento complementar em couro, presente também no volante, com costuras em evidência. Os bancos mesclam material natural e sintético, com costuras aparentes em padronagens de losangos. As portas traseiras não trazem a parte superior macia, mas possuem superfícies em couro no apoio de braço e, na versão Exclusive, também há revestimento em uma parte vertical dos forros. As laterais do console central também são revestidas de couro na versão topo-de-linha. O porta-objeto que concentra as entradas de energia do carro conta com fundo emborrachado, mas os demais locais para trecos são feitos de plástico rígido. O forro de teto é revestido em carpete simples.


O Sentra Advance vem de fábrica com bancos em material sintético na cor preta, acendimento automático dos faróis baixos, seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), alerta avançado de colisão frontal (atua a partir de 5 km/h e é capaz de detectar dois veículos à frente do Sentra) e frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro (quando uma das portas traseiras é aberta, o motor é ligado e o percurso é concluído sem que o motorista abre novamente a porta, o carro emite um alerta como lembrete), detector de fadiga do condutor (que atua com o carro a partir de 60 km/h e após 15 minutos de condução), ar-condicionado automático digital de duas zonas, faróis principais, de neblina e luzes de assinatura em LED, banco do motorista com regulagens elétricas, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros aquecíveis, câmera de ré, central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de pânico (Brake Assist), quadro de instrumentos com display colorido de sete polegadas, três entradas USB (duas dianteiras, uma do tipo A e outra do tipo C, e mais uma para a traseira, do tipo A, para carregamento), retrovisores externos com regulagem elétrica e luzes de seta em LED, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e pneus 215/50, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em subidas e aletas para trocas de marchas no volante (paddle shift).


Os diferenciais da versão Exclusive são: partida remota do motor por botão na chave, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto solar elétrico, comutação automática do facho dos faróis, alerta de tráfego cruzado traseiro (de forma similar ao monitoramento de veículos em pontos cegos, este recurso alerta ao motorista sobre a aproximação de veículos quando a marcha-a-ré é engatada, com faixa de detecção de 20 metros), alerta de saída da faixa com assistente de permanência na pista, alerta de veículos em pontos cegos, câmeras de visão em 360 graus com detector de objetos em movimento e som Bose com 8 alto-falantes.


O Sentra vendido no Brasil conta com o motor 2.0 MR20 DD aspirado com quatro cilindros, injeção direta de combustível e rendimento de 151 cavalos a 6000 rpm e 20,0 kgfm de torque a 4000 rpm. O propulsor trabalha em ciclo Atkinson (com taxa de compressão de 11,7:1) e traz bloco de alumínio com aplicação de boro, controle elétrico das válvulas e recirculação de gases. No cofre do motor é possível conferir os cuidados da Nissan para deixar o modelo mais silencioso, como a aplicação de manta no capô e espumas em certos pontos do cofre do motor. A bateria é de 60 Ampères. Segundo a marca, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Conforme o ciclo do Inmetro, o Sentra faz 11,0 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.


O câmbio automático continuamente variável (XTronic CVT) de oitava geração passa a contar com a função D-Step de simulação das trocas de marcha - agora são oito velocidades. O trilho da alavanca é reto, com as posições P, R, N, D e L. Um pequeno botão perto do pomo da alavanca, com um traço horizontal, aciona o modo Sport (como no Kicks).


O sedã agora dispõe de suspensão independente nas quatro rodas (esquema McPherson na dianteira e multi-link na traseira), além de freios a disco ventilados nos eixos dianteiro e traseiro, que possuem a companhia de um servo-freio com 11 polegadas de diâmetro. O conjunto teve a rigidez aumentada, assim como a carroceria passa a ter mais rigidez torcional na comparação com a geração anterior. Houve ainda a otimização do ângulo do cáster e da calibração da direção elétrica. O centro de gravidade da carroceria também está mais baixo.


Para garantir um maior nível de silêncio na cabine, a Nissan adotou manta termoacústica na parte interna do capô, painel corta-fogo com espessura de 2 centímetros, vidros com 4 centímetros de espessura, caixas de roda projetadas para reduzir ruídos e selantes nas janelas e nas colunas dianteiras.


O porta-malas possui a capacidade de 466 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do encosto dos bancos traseiros, e dispõe de iluminação central. Sob o forro está o estepe do tipo temporário, com pneu 125/70 e roda de ferro de 16 polegadas. A tampa é internamente forrada em carpete e traz uma alavanca para destravamento anti-sequestro com material fosforescente, mas as alças ocupam espaço nas laterais. 


As primeiras 100 unidades do Sentra serão comercializadas através do site novosentra.nissan.com.br ou pela seção "Compre Agora" da página da Nissan. É possível reservar o modelo após o preenchimento de um cadastro, com a escolha da versão e da revenda mais próxima do local, mediante o  pagamento do sinal de R$ 2.000. Quem adquirir uma destas 100 primeiras unidades receberá como cortesia um kit com itens exclusivos, como o pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano adicional de assistência 24 horas), cartão vale-combustível no valor de R$ 1.000, uma viagem criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, experiências únicas, jantar, seguro e presente no quarto, além do crédito de R$ 1.000 no Clubfiq Mais (categoria Lover). Uma mala de viagem personalizada criada pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina em conjunto com a marca de streetwear Pace completa o conjunto, com detalhes inspirados no Sentra: sua alça maior é parecida com o cinto de segurança do carro, enquanto as laterais da mala trazem estampas que lembram os bancos do Sentra.


A Nissan define que o perfil de consumidores do Sentra abrange pessoas entre 25 e 54 anos - e, desta clientela, as mulheres respondem por 40% das vendas. A marca descreve que os interessados em seu sedã são pessoas que prezam pela cultura e possuem segurança financeira e personalidade cosmopolita.

Nas concessionárias, estarão disponíveis vários acessórios para o Sentra, como automatizador de subida dos vidros elétricos, frisos laterais na cor da carroceria, kit de iluminação interna na região dos pés com sete cores disponíveis, alarme volumétrico, função tilt-down (rebatimento para baixo do espelho direito ao engatar a ré), box organizador para o porta-malas, parafusos anti-furto para as rodas, trava de estepe, câmera para gravação do tráfego, tapete para animais de estimação e módulo para rebatimento automático dos retrovisores externos.


A garantia de fábrica é de três anos sem limite de quilometragem, com revisões em intervalos de 12 meses ou 10 mil quilômetros. A Nissan oferece os pacotes Plus, Master e Supreme de manutenções pré-pagas. No primeiro destes planos, as revisões dos três primeiros anos são pagas e o carro passa a ter um ano adicional de assistência técnica 24 horas, passando a ter 3 anos de cobertura do Nissan Way Assistance. No pacote Master, as quatro primeiras revisões são pagas, o Sentra passa a ter 4 anos de garantia e 4 anos de assistência técnica da montadora. Por fim, o plano Supreme estende o período da garantia de fábrica e da assistência técnica para 5 anos, com o pagamento dos cinco primeiros anos de revisões. Confira o valor das revisões:
  • 10 mil km: R$ 591
  • 20 mil km: R$ 1.131
  • 30 mil km: R$ 591
  • 40 mil km: R$ 1.131
  • 50 mil km: R$ 591
  • 60 mil km: R$ 1.131

Será possível fazer o aluguel do Sentra através do Nissan Move, que permite selecionar as características do carro desejado, bem como a quilometragem por mês a rodar e a duração da assinatura do veículo. Os valores das mensalidades partem de R$ 3.589 para a versão Advance e R$ 4.059 para a opção Exclusive.

Impressões ao dirigir


Logo nos primeiros metros com o Sentra, depois de liberar o freio de pé com operação similar à do Leaf, é possível perceber que a direção elétrica tem ótima progressividade: é notavelmente leve nas manobras e, na estrada, fica mais rígida para o motorista fazer curvas com menor movimentação do volante. Vale destacar aqui o excelente diâmetro de giro de 10,4 metros - menor do que o de alguns carros compactos.


O conjunto de suspensão e o controle dinâmico do chassi, que integra recursos como o Active Engine Brake (que ajusta a intensidade do freio-motor a partir das condições de rodagem) e o Active Ride Control (ajusta o torque do motor e os freios de acordo com as condições da via que o veículo percorre, a fim de amortecer os solavancos verticais) também contribuem bastante para o conforto dos ocupantes, mesmo ao atravessar lombadas e outras irregularidades do piso. O silêncio ao rodar também é bastante admirável, resultante da combinação entre o baixo giro do motor e os diversos itens no carro para melhor isolamento acústico.


Em velocidade de cruzeiro, o ponteiro do conta-giros registra rotações notadamente baixas, abaixo dos 1250 rpm. Mesmo com o pé mais pesado no acelerador, com o câmbio em Drive as trocas são executadas a aproximadamente 4000 rpm (faixa em que o torque é entregue integralmente), de maneira praticamente imperceptível e com agilidade. No modo Sport, o giro do motor é instantaneamente elevado, deixando o carro mais preparado para ultrapassagens. 


O controle da transmissão pelas aletas junto do volante faz com que o quadro de instrumentos passe a exibir em qual marcha o Sentra está. Se o motorista fizer uso das paddle-shifts mas pegar leve com o pedal do acelerador, a transmissão se encarrega de retornar automaticamente para o modo de operação Drive. A operação da alavanca de câmbio é facilitada por conta do console central estar em posição mais elevada.


Ao todo, nosso percurso com o Sentra neste evento foi de aproximadamente 144 quilômetros. No trecho de ida, o sedã registrou a média de 16,1 km/l no computador de bordo dentro das estradas bem-pavimentadas (e pedagiadas) de São Paulo, com uso do ar-condicionado e respeitando os limites de velocidade das vias. O tanque de combustível tem a capacidade de 47 litros.


Durante o nosso teste, fizemos uso tanto do piloto automático adaptativo quanto do assistente de permanência na faixa. Os dois sistemas atuaram bem: o controlador de velocidade de cruzeiro, também presente no Leaf, pode ser programado para ficar mais afastado ou mais próximo do veículo à frente, freando automaticamente o Sentra para que a distância do automóvel adiante seja mantida e voltando a acelerar caso a pista esteja livre. O sistema opera entre 32 e 144 km/h, e o radar frontal é capaz de detectar até 200 metros adiante. Já o assistente de permanência na pista mistura as tecnologias presentes no Leaf e nas versões mais completas da Frontier. Assim como o hatch elétrico, o Sentra também vibra o volante e exibe um alerta no quadro de instrumentos quando o veículo estiver com os pneus sobre uma faixa sem uso da seta, situação em que o veículo entende que a mudança de pista é involuntária. E, assim como na Frontier, o sistema atua freando as rodas opostas à direção da saída, visando manter o carro dentro da faixa. O sistema ajuda na prática, mas é um pouco menos preciso do que em outros modelos onde a própria direção é corrigida.


O alerta de veículos em pontos cegos é transmitido de forma visual por uma luz amarelada na moldura interna dos espelhos. Se o motorista der seta enquanto houver veículos detectados na região lateral-traseira, bipes são emitidos recomendando que o condutor ainda não mude de faixa.

Para concluir...


O retorno do Nissan Sentra ao Brasil em sua nova geração é uma ótima notícia para o público cativo dos sedãs médios - até porque este segmento veio perdendo alternativas com o passar dos anos no nosso mercado. Algumas marcas vem investindo em sedãs compactos cada vez mais completos, ou apostando fortemente nos SUVs, mas é fato que nem sempre estes carros atendem totalmente às exigências do público dos três-volumes de porte médio em termos de acabamento, espaço interno, desempenho e dirigibilidade. Com design belo, materiais de qualidade na cabine, duas versões com preços competitivos, silêncio ao rodar, bons índices de consumo de combustível e pacote interessante de equipamentos de série, o Sentra tem diversos atributos para acolher órfãos do Civic 2.0 e do Jetta 1.4 - e até para seduzir parte do público do Toyota Corolla.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Nissan Sentra!


















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