Agora é oficial: BYD estabelece sua fábrica de automóveis em Camaçari, na Bahia

A BYD (Build Your Dreams) acaba de confirmar o acordo para estabelecer na Bahia a operação simultânea de três fábricas no complexo de Camaçari (Bahia), a 50 quilômetros de Salvador.

Com investimento de R$ 3 bilhões, a BYD vai produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, além de automóveis de passeio no Brasil. Hoje, a marca dispõe dos modelos Dolphin EV, Han EV, Tan EV, Song Plus DM-i e Yuan Plus EV. A marca garante que a produção nacional vai permitir preços mais competitivos, tornando mais acessível o sonho de ter um automóvel elétrico na garagem.

O complexo será composto por três células fabris: uma será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

“As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas.

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5 mil empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Comentários