Destaques do Auto REALIDADE

domingo, 31 de maio de 2015

BMW Z4 estreia nova cor Estoril Blue


Reestilizado na Europa em 2009, o roadster BMW Z4 agora conta com a tonalidade metálica Estoril Blue em sua linha 2015, oferecida a partir de julho deste ano - um discreto ânimo para conter a queda superior a 10% em vendas nos seus principais mercados globais. A nova cor dá vida aos vincos fluidos da carroceria (mostrada nas fotos com o M Sport Package), mas o tempo passa e uma futura geração já está em desenvolvimento em conjunto com a Toyota, embora o lançamento deva ocorrer somente no fim desta década.


Kia reduz preço do Soul 2015: agora parte de R$ 84 900


Poucos meses após a escalada de preços que levou o Kia Soul ao preço estratosférico de até R$ 98 100, o importador resolveu baixar a bola por ocasião da promoção da Copa América, no Chile. A versão de código U.259.55 caiu de R$ 94 100 para R$ 84 900 - o maior desconto entre todos os modelos da marca sul-coreana: Sportage e Sorento (S.263) tiveram abatimento de 5 mil reais. É importante ressaltar que o preço mais baixo do Soul não inclui frete, que pode chegar a R$ 1500 dependendo da localidade.


O "carro-design" traz de série volante com comandos de som, controlador de velocidade e computador de bordo, chave Smart Key com partida por botão, acendimento automático dos faróis, luzes de LEDs, airbags frontais, laterais e de cortina, central multimídia com GPS, DVD Player, Bluetooth, entradas USB/Auxiliar e tela sensível ao toque, bancos de couro, cinto de três pontos para todos dos 5 ocupantes, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, além de direção elétrica com três níveis de assistência: normal, conforto e esporte.

O motor 1.6 Flex é o mesmo do Hyundai HB20, com 128 cavalos utilizando etanol, aliado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. A versão U.260, que possui teto panorâmico, agora pode ser comprada por R$ 88 900. A garantia, como em todo Kia, é de 5 anos ou 100 mil quilômetros rodados.

sábado, 30 de maio de 2015

Veja 20 dicas para escolher bem carros usados


Texto e fotos de Júlio Max

Atualmente, comprar um carro zero-quilômetro está pouco interessante: preços reajustados com as elevações nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), juros mais altos, quantidade reduzida de parcelas nos financiamentos (com valor de entrada relativamente alto), gastos maiores com equipamentos, IPVA, emplacamento... é nessas horas que se começa a olhar com mais carinho para os seminovos, com desvalorização amortizada, boa relação custo-benefício e muitas vezes de mecânica consagrada e quase iguais aos que estão tinindo de novos nas concessionárias. 


Agora, as empresas que comercializam automóveis devem informar ao comprador o valor dos tributos incidentes sobre a venda e a situação de regularidade do veículo quanto a furto, multas, taxas anuais, débitos de impostos, alienação ou outros registros que limitem ou impeçam a circulação. Assim, o AutoREALIDADE elenca 20 conselhos para as pessoas que estão procurando modelos usados e querem ter a segurança de levar um carro de boa procedência para a garagem.


#1 - Compare detalhadamente o automóvel usado com seu equivalente zero-quilômetro - caso o carro ainda esteja em produção, é importante ter conhecimento do que mudou e do que será preciso abrir mão no veículo de segunda mão. Se possível, analise também mais de um usado, para ter uma ideia dos diferentes desgastes que as unidades sofreram.


#2 - Confira o estado da carroceria em um ambiente iluminado e com o carro limpo: evite dias de chuva, sol forte, neblina ou a noite para atestar o estado geral do carro, condições que podem esconder algumas imperfeições, ainda mais se a cor do carro for escura. É verdade que alguns automóveis possuem qualidade de construção mais desleixada, porém uma diferença excessiva de tamanho entre os vãos das peças pode indicar que o carro foi batido. Na falta de um paquímetro, encoste o dedo entre as frestas para saber se elas são uniformes.


#3 - Amassados leves e raspadas nas rodas e para-choques são aceitáveis. É mais prudente levar um carro com "marcas de uso" do que um modelo visualmente íntegro, porém já reparado. Mas dependendo da dimensão das imperfeições (um risco muito profundo, uma roda sem calota, um para-choque descascado), peça descontos.


#4 - Verifique se as numerações de chassi (nos vidros, no batente das portas e no cofre do motor) são iguais às presentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Se em algum destes pontos não houver marcação, é alta a possibilidade da área ter sido reparada. Se o código não bater, o carro pode ter sido "clonado" (um veículo usa documentos pertencentes a outro de mesmo modelo e cor).


#5 - Desconfie da quilometragem do hodômetro, seja analógico ou digital, caso os itens que têm contato direto com o motorista (aro do volante, pedais, maçanetas, alavanca de câmbio e estofado dos bancos) estejam muito desgastados. Confira também se os carimbos no manual do proprietário e os selos de revisão e troca de óleo são compatíveis com a marcação do carro.


#6 - Ao girar a chave no contato, atente às luzes no painel de instrumentos, que podem indicar anomalias. As luzes do airbag, da injeção eletrônica, da bateria, do superaquecimento de óleo e do reservatório de óleo do freio são algumas indicadoras de problemas caso permaneçam ligadas após a partida. Recomenda-se a leitura do manual do proprietário para conhecer todas as luzes que possam acender no carro.


#7 - Se os logotipos e adesivos estiverem colados errados (ou faltando), pode ser indício de que houve reparos naquela área da carroceria. É verdade que há quem retire por gosto pessoal (por exemplo, o logotipo "2.0 FlexOne" do Civic, o "Lollapalooza" do Onix ou as bandeiras do Brasil nos Fiat Uno e Palio Rua), mas convém procurar imagens do modelo quando novo e conferir se há algo diferente.


#8 - Geralmente na base da porta frontal direita há uma plaqueta com o ano de fabricação do carro, então confirme com o ano que consta no documento e analise se o valor pedido está compatível com a Tabela FIPE. Consulte os preços médios: http://www2.fipe.org.br/pt-br/indices/veiculos/


#9 - Ao abrir a tampa do porta-malas, cheque o estado do estepe e sua base: ferrugem e amassados podem indicar um reparo mal-feito de uma colisão traseira ou a infiltração de água. 


#10 - Nas portas, atrás das borrachas de vedação desencaixáveis, há pontos de solda que, em reparos, podem "sumir", ou as próprias oficinas podem colar as borrachas para encobrir o conserto.


#11 - Verifique em órgãos de trânsito se o carro foi roubado ou possui multas e pendências judiciais. Uma das ferramentas que utilizamos é o Sinesp Cidadão (https://www.sinesp.gov.br/sinesp-cidadao), que é gratuito (basta informar a placa do automóvel e digitar um código gerado a cada acesso) para saber mais detalhes.


#12 - Se o carro for pintado em uma cor berrante e pouco valorizada, a menos que você seja simpatizante do visual, tente pedir descontos, pois este ainda é um dos fatores que mais desestimula vendas. Nos modelos aventureiros e esportivos, estes tons podem ser mais aceitos, mas as cores de preferência nacional são prata, preto, branco e tons discretos de vermelho, cinza e azul.


#13 - Verifique se o carro ainda possui garantia (atualmente o normal é que sejam 3 anos, mas há montadoras como Hyundai, Kia e JAC que oferecem 5 e até 6 anos de cobertura), o que pode minimizar dores-de-cabeça decorrentes de problemas de fabricação e dar continuidade ao plano de manutenção adequado; confira também a presença de itens como extintor de incêndio, triângulo, macaco, estepe, e se todas as lâmpadas funcionam.


#14 - Peça para dar uma volta com o carro, oportunidade em que se pode atentar a ruídos, desalinhamento do volante, trepidações, operação do escape e do motor, funcionamento correto do ar-condicionado, dos vidros elétricos, do rádio, dos faróis, das luzes de seta, além de analisar na prática o desgaste de alguns componentes. Argumente que dirigir e formar as opiniões é muito importante para quem está disposto a gastar vários milhares de reais em um automóvel.


#15 - Uma saída pode ser os carros das locadoras de veículos, que possuem descontos mais generosos e estado de conservação relativamente bom. Em algumas locadoras, o interessado pode avaliar o carro por alguns dias (uma ajuda e tanto para avaliar as reais condições do veículo, que passou por diversas mãos) e, caso feche a compra, não precisa pagar as diárias. Mas mantenha a atenção, pois vez ou outra vemos carros de frota que sofreram acidentes fortes (com capotamento ou acionamento dos airbags) e são reparados como se nada tivesse acontecido.


#16 - Ao buscar carros usados, dê preferência às concessionárias da marca do veículo desejado, ou do mesmo grupo comercial (ex.: busque um Fiesta seminovo em uma autorizada Ford), pois geralmente os usados foram dados em troca de carros zero-quilômetro e foram criteriosamente revisados - e por isto, tendem a ser mais caros. Além disso, nestas lojas também é possível encontrar carros de test-drive, quase novos porém a preços bem menores, já que foram usados por dezenas de pessoas.


#17 - Se na locadora ou nas lojas de usados você não encontrar o carro desejado, tente participar de grupos de vendas nas redes sociais ou conferir sites que reúnem anúncios de particulares. Não se assuste com os preços declarados e tente negociar (pessoalmente ou por telefone) valores mais justos, mas redobre a atenção, já que diferente das lojas físicas, não há sequer a garantia de 90 dias para motor e câmbio exigida pelo Código de Defesa do Consumidor. Nunca pague antecipadamente, pode ser um golpe. Uma opção muito recomendável é buscar os carros dos amigos mais sinceros, pois estes terão franqueza em citar as qualidades e os defeitos do automóvel.


#18 - Não se deixe seduzir somente pelo preço de compra e pelo desejo de ter o seminovo: é preciso cotar o seguro, analisar o preço e disponibilidade de peças e manutenção, calcular os custos com combustível, depreciação, revisões, entre outros. Pensando racionalmente, você consegue evitar endividamentos.


#19 - Evite carros modificados, seja no motor, suspensão ou carroceria. É verdade que tem quem aprecie o carro mexido, só que, feitas sem critério, as alterações podem render problemas em blitz e vistorias, além de acelerar o desgaste de componentes e comprometer o conforto, o desempenho e o consumo de combustível. Tenha atenção até mesmo à instalação de sistemas de som, xenônio e centrais multimídia feitas sem respeitar o conjunto elétrico original do carro.


#20 - Chame a família e os amigos entendidos de carros para ajudar: se o modelo em questão for usado para viagens ou por mais de um familiar, é melhor que todos tenham condições de conhecê-lo melhor e dar opiniões; além disso, mecânicos de confiança e colegas automobilistas têm experiências e condições de avaliar se determinado modelo é boa compra, se está perto de sair de linha ou quais são outras opções de automóveis na faixa de preço desejada.

Uma ótima compra para você!

Novas concessionárias Jeep e Hyundai no PI: quase prontas



A cidade de Teresina (PI) recebe mais duas concessionárias de automóveis no mês de junho - aliás, as duas são vizinhas (sediadas na Avenida João XXIII, no bairro Santa Isabel, entre as lojas Chery e Citroën) e pertencem ao mesmo grupo comercial. Ambas contam com amplos estacionamentos e possuem aproximadamente as mesmas dimensões de terreno. A nova Jeep United será especializada no Renegade - em maio, o sexto automóvel mais vendido da capital - enquanto a loja situada na Avenida Universitária segue com a comercialização dos modelos da Chrysler, RAM, Jeep (importados) e Dodge. 



Chegam as primeiras unidades do Renegade Trailhawk, que trazem tração 4x4, câmbio automático de 9 marchas e motor 2.0 Turbo Diesel de 170 cavalos e torque de 35,7 kgfm a 1750 rpm. Externamente, o utilitário se diferencia pelos faróis com novo estilo interno (em formato de "X"), para-choques com ganchos de reboque vermelhos, rodas diferenciadas, capô, retrovisores e parte lateral superior do teto em tom fosco, logotipos diferenciados e selo "Trail Rated" nos para-lamas dianteiros. Parte de R$ 116 900, podendo ultrapassar a fronteira dos R$ 150 mil quando equipado com todos os opcionais.

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A nova concessionária Hyundai HMB Green City já consta da lista de autorizadas da linha HB20 e vai coexistir com a Smaff, estabelecida há cerca de três anos e localizada na Avenida Miguel Rosa. Pesou a favor da decisão do grupo Jelta a grande liquidez de unidades seminovas do HB20. Atualmente, são comercializados o HB20 Hatch, o X (com roupagem aventureira) e o S (três-volumes), além de duas séries limitadas: Spicy e Impress.

A Green City possui como contatos o telefone (86) 3194 2150 e o fax (86) 3194 2155.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Lexus realiza recall para NX 200t e F-Sport



A Lexus está convocando 23 unidades a partir de hoje (29 de maio) dos modelos NX 200t e NX 200t F-Sport, produzidos entre 18 de dezembro de 2014 e 4 de fevereiro de 2015. Por conta de uma falha no processo de montagem de seu fornecedor, o atuador do ABS pode apresentar mau funcionamento e comprometer a operação dos controles de tração, estabilidade e frenagem, aumento a possibilidade de colisões, podendo causar danos materiais e lesões físicas, ou até mesmo fatais, aos ocupantes do veículo e a terceiros.

A partir de 08 de junho de 2015, a Toyota (proprietária da Lexus) promove a inspeção e a substituição do atuador do ABS (caso necessário), mediante agendamento prévio.

Chassis envolvidos

JTJB#RBZ# 
De 02001098 a G2010395

Maiores informações

0800 703 0206

VW Saveiro Rock In Rio chega custando R$ 60 390


A Volkswagen apresenta o terceiro integrante da linha Rock In Rio (evento de música que ocorre entre 18 e 20 de setembro e de 24 a 27 de setembro, com patrocínio da VW), além de Fox e Gol: a Saveiro Highline Cabine Dupla, que terá produção limitada até agosto. Externamente, a picape traz adesivos nas laterais da carroceria com silhuetas de instrumentos musicais, carcaças dos retrovisores com luzes de seta e cor Chrome Effect, adesivo "Rock In Rio" nos para-lamas dianteiros, grade superior com aberturas em formato de colmeia, faixas pretas nas colunas centrais e em volta da placa traseira, além de faróis com dupla parábola, lanternas escurecidas e rodas "Gobi" aro 15'' com pneus 195/55.


O motor é 1.6 MSI (porém não o de 16 válvulas, e sim o velho conhecido 8v), que rende 104 cavalos com etanol e é aliado ao câmbio manual de 5 marchas (MQ200-5F). A Saveiro Rock In Rio, segundo a VW, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9/11,2 segundos e chega à velocidade máxima de 169/171 km/h (com gasolina/etanol, respectivamente).


A Saveiro possui os mesmos itens do Gol Rock in Rio, como ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos (com função tilt down no espelho direito ao engatar a ré), capota marítima, rack de teto, sensor de estacionamento traseiro com visor gráfico na tela do sistema de som, volante revestido de couro com costuras vermelha e com comandos de som e do computador de bordo I-System, apliques nas soleiras das portas dianteiras, pedais com capa de alumínio, molduras das saídas de ar e coifa da alavanca de câmbio com detalhes em Vermelho Tornado, bancos com faixa central em Tear Jacquard Puzzel Cinza, apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além do logotipo Rock in Rio, presente também no copinho removível.


Em cinco opções de cores disponíveis (as sólidas Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja; e as metálicas Azul Night e Prata Sírius), a Saveiro Rock In Rio será vendida por R$ 60 390.


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