Audi A5 e S5 Sportback estreiam nova geração


O estilo "sedã de quatro portas" foi de fato inaugurado pelo Mercedes-Benz CLS, mas o Audi A5 Sportback teve o mérito de introduzir esta vertente estilística no segmento médio, o que levou outras marcas a se mexerem - não deixa mentir o BMW Série 4 Gran Coupé. Agora que tanto A4 quanto A5 Coupé se reinventaram, é a hora do Sportback estrear sua segunda geração, com importantes avanços mecânicos e de comodidade. Por ora, são apresentadas as variantes A5, S5 (esportivo) e g-tron (roda com gasolina, gás natural ou a gasolina formulada pela Audi). As vendas iniciam no começo de 2017, por preços que partem de 37.800 euros e chegam a 62.500 euros, no caso da versão mais furiosa.


As linhas externas do Sportback replicam o visual do A5 Coupé, com traços mais angulosos, que exploram a tridimensionalidade da carroceria, e que conservam a elegância do modelo anterior. A nova carroceria possui 4,73 metros de comprimento (sendo 2,82 m de distância entre-eixos), 1,84 m de largura e 1, 39 metro de altura. O A5 pode receber o pacote visual S line, composto por grade com aberturas em formato de colmeia e detalhes aluminizados.


Por dentro, o Sportback incorpora as melhorias às quais A4 e A5 foram submetidos, com maior espaço interno e novos equipamentos. As luzes de ambientação interna podem ter tonalidades alternadas entre 30 cores como opcional (de série, o pacote de luzes é branco). Como nos outros modelos, as saídas de ar dão a impressão de continuidade no painel, enquanto o quadro de instrumentos incorpora o Virtual Cockpit, personalizável, com 12,3 polegadas. Já o monitor central do sistema multimídia MMI pode assumir os tamanhos de 7 ou 8,3 polegadas. E o porta-malas tem a capacidade de 480 litros, ampliáveis com o rebatimento em três partes do banco traseiro, elevando o espaço para 1300 litros.


O A5 Sportback se propõe a levar cinco pessoas, com cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos. Outros itens disponíveis são o controlador automático de velocidade adaptativo com função Stop & Go (trazendo a possibilidade de dirigir de forma autônoma a até 65 km/h), sistema de som Bang & Olufsen com efeito tridimensional, 19 alto-falantes, amplificador de 16 canais e potência de 755 Watts; tablet traseiro com tela de 10,1 polegadas, pre sense city (a até 85 km/h, freia automaticamente em caso de iminência de acidente), assistente em caso de conversão à esquerda (se o A5 estiver com a seta acionada a velocidades baixas, entre 2 e 10 km/h, e um veículo atrás estiver muito próximo, este sistema freia o Audi) e o head-up display, que projeta importantes informações no para-brisa.


Os motores disponíveis para o A5 Sportback são: 2.0 TFSI de 190 ou 252 horsepower, além das opções a diesel: 2.0 TDI de 190 horsepower, 2.0 TDI ultra (otimizado para economizar combustível, chegando a fazer 24,4 km/l) e o 3.0 TDI, nas opções de 218 ou 286 horsepower.

O A5 2.0 de 252 HP acelera de 0 a 100 km/h em 6 segundos cravados e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Dependendo da versão, o câmbio pode ser manual de 6 marchas, S tronic de dupla embreagem e 7 marchas, ou automático tiptronic de 8 marchas, com tração dianteira ou integral (quattro).


Já no esportivo S5, o motor é o 3.0 TFSI de 354 horsepower e torque de 50,9 kgfm entre 1370 e 4500 rpm, aliado ao câmbio tiptronic de 8 marchas. Este conjunto distribui força para as quatro rodas e faz o Sportback acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, chegando aos 250 km/h de velocidade máxima.


E o A5 Sportback g-tron conta com tanques para armazenar até 19 quilos de gás a uma pressão de 200 bar, contando com o motor 2.0 TFSI de 170 horsepower e 27,3 kgfm de torque. Para andar 100 quilômetros, bastam quatro quilos de gás natural - com o tanque cheio, é possível andar cerca de 500 km, mais 450 km da autonomia proporcionada pelo motor a gasolina. Mesmo com diversas alterações que visam tão somente a economia de combustível, o g-tron acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.


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