Nissan mostra a anabolizada picape Navara EnGuard Concept



Desenvolvida para apresentação no Salão de Hanover (Alemanha), a Nissan Navara EnGuard Concept é uma proposta de veículo de resgate utilizando como base a nova geração da picape que conhecemos como Frontier. O conceito é dotado de equipamentos destinados ao trabalho de salvamento em emergências e desastres, incluindo um drone para fornecer informações sobre os perigos que as equipes de resgate podem enfrentar.


Com conjunto motriz híbrido, a Navara EnGuard alia o motor 2.3 Biturbo Diesel de 190 cavalos aos sete módulos de baterias, cada uma com 2 kW de força, dentro de uma carcaça de alumínio. Dois soquetes de entrada (carga) e cinco soquetes de saída estão integrados a cada conjunto de bateria, para não só ser alimentada, como funcionar também como gerador de energia - uma boa alternativa em espaços fechados, onde a queima de combustível fóssil geraria o temido monóxido de carbono.


Ocupando o resto do espaço na caçamba estão duas bandejas de fibra de vidro. A bandeja superior contém itens leves, como rádios bidirecionais, cordas e um machado. A bandeja inferior é mais profunda e mais estreita, armazenando itens maiores, como um tanque de oxigênio e kit de reanimação, coletes salva-vidas e auxiliares de flutuação.


Um drone DJI Phantom 4 com um teto operacional de 6000 metros, com peso de 1,38 quilo, pode voar a velocidades de até 20 metros por segundo por cerca de 30 minutos e transmite imagens do que está em volta do conceito. Estas imagens são vistas em uma tela de alta definição embutida na caçamba.


Em comparação com a Navara Tekna, a altura em relação ao solo do EnGuard Concept foi aumentada em 5 centímetros. Os arcos das rodas foram alargados, bem como os estribos laterais. O teto abriga o recurso de iluminação em 360 graus com luzes de emergência estroboscópicas azuis. Também há luzes estroboscópicas nos quatro para-lamas, além de faróis de neblina dianteiros redesenhados e lanternas escurecidas.


Pesquisas da Nissan revelaram que o verde fluorescente é a cor mais visível à luz do dia, e também mais facilmente identificável por pessoas afetadas por daltonismo. Assim, as rodas e frisos laterais refletem esta cor quando iluminados.


Entre os equipamentos da Navara EnGuard, são destaque: sistema multimídia NissanConnect com GPS, ar-condicionado dual-zone, bancos dianteiros aquecíveis e o Around View Monitor (câmeras de visão em 360 graus). Construída sobre chassi, a picape traz suspensão ajustável com buchas de nylon para aumentar a vocação off-road.


Comentários