Peugeot 5008 muda de gênero: a minivan se torna um utilitário para 7 pessoas



O nome permanece o mesmo, mas a irmã minivan do utilitário 3008 segue mimeticamente os passos de seu bem-sucedido irmão, e o Peugeot 5008 se assume como um SUV de 7 lugares. Para melhor acomodar seus passageiros, a distância entre-eixos foi ampliada para 2,84 metros - 19 centímetros a mais que o novo 3008 e 11 cm mais comprido que a geração anterior. Os bancos da segunda fileira, independentes, podem ter altura e inclinação regulados, enquanto os assentos da 3ª fileira são removíveis e retráteis. Com o banco do carona rebatível para a frente, formando uma espécie de mesa para o motorista, é possível levar objetos de até 3,20 m de comprimento. O porta-malas, que pode ser aberto com um movimento do pé debaixo do para-choque traseiro, possui 1060 litros até o teto com a última fileira rebatida.


O interior do 5008 traz o novo quadro de instrumentos i-Cockpit, com display colorido de 12,3 polegadas, volante compacto e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas. Entre os recursos disponíveis na nova geração, estão: Advanced Grip Control, controlador de velocidade em descidas, frenagem automática de emergência, alerta de risco de colisão à frente, alerta ativo de ultrapassagem involuntária de linha, detector de fadiga do condutor, acionamento automático de faróis altos/baixos, reconhecimento das placas de velocidade, controlador de velocidade adaptativo com função Stop (BVA), monitoramento de veículos em pontos cegos, Park Assist e Vision Park (visão em 360 graus).


Os Peugeot 308, 3008 e 5008 compartilham a plataforma modular EMP2 e motorizações que atendem às normas de emissões Euro 6.1 - a partir de 115 g/km nos modelos à gasolina e a partir de 105 g/km nas versões a diesel. Entre os itens de conforto e tecnologia, destaque para: sistema de massagem pneumático com oito bolsas nos bancos dianteiros, som Hi-Fi Premium FOCAL, teto solar panorâmico, função Mirror Screen de espelhamento da tela de celulares e GPS 3D TomTom Traffic.


Como opção de mobilidade mais ecológica está disponível o e-Kick, patinete elétrico dobrável, ou a e-Bike eF01, bicicleta elétrica dobrável com estação de recarga removível.


Assim como o 3008, o 5008 terá versões Access, Active, Allure, GT Line e GT. Produzido na fábrica de Rennes (França), o modelo será apresentado ao público no Salão do Automóvel de Paris 2016 e sua comercialização internacional inicia no primeiro semestre de 2017.


Comentários