Volkswagen Golf 1.0 TSI chega ao Brasil, partindo de R$ 74.990


Na onda do downsizing, o Volkswagen Golf passa a ser disponibilizado a partir de novembro com o motor 1.0 TSI Flex, derivado do propulsor adotado no up! TSI, porém recalibrado para render 125 cavalos e 20,4 kgfm de torque. O 1.0 TSI (R$ 74.990) não substitui o 1.6 MSI (R$ 78.130 com câmbio mecânico de 5 marchas), e estará disponível unicamente na versão Comfortline, com câmbio manual de 6 marchas (os outros modelos contam com opção de câmbio automático).


O segredo do alto rendimento do 1.0 TSI é explicado pela adoção de injeção direta de combustível, turbocompressor e arquitetura de três cilindros. Assim, o Golf Comfortline TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h, quando abastecido com etanol. E manda bem em consumo de combustível: com gasolina, faz 11,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, enquanto com etanol, os resultados são de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.


De série, o Golf Comfortline 1.0 TSI traz pacote de equipamentos similar ao 1.6 MSI: 7 airbags  (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista), cintos de três pontos em todos os assentos, faróis de neblina com luz de conversão estática fixação ISOFIX de cadeirinhas com Top Tether, direção elétrica, volante revestido de couro, ar-condicionado, vidros elétricos com função “um toque”, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16 polegadas, assistente de partida em subidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos, aquecíveis, com luzes de seta e função “tilt down” ao engatar a ré, freios ABS a disco nas 4 rodas (com distribuição eletrônica da força de frenagem e auxiliar de frenagem de pânico), controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem automática pós-colisão, além do sistema multimídia Composition Media com tela de 6,5 polegadas e espelhamento da tela de celulares compatíveis com os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.


Há três pacotes de opcionais disponíveis para o Golf Comfortline 1.0 TSI. O Elegance (R$ 3200) traz volante multifuncional, controlador automático de velocidade de cruzeiro, rodas de 17 polegadas “Geneva” com pneus 225/45, sensor de chuva, Coming & Leaving Home (faróis acendem brevemente ao destravar o carro e ao se desligar a ignição) e retrovisor interno eletrocrômico.

O pacote Exclusive (R$ 9549) adiciona aos itens do Elegance o sistema multimídia Discover Media, com GPS, e o pacote Comfort (R$ 4632) pode ser combinado a qualquer um dos anteriores, incluindo ar-condicionado digital de duas zonas e bancos de couro. Está disponível como opcional livre o teto solar (R$ 4573).

O Golf Comfortline TSI está disponível em oito opções de cores. São três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), quatro metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstênio, Azul Night e Platinum Gray) e uma perolizada (Preto Mystic).

Comentários