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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

VW Golf Variant ganha motor Flex, câmbio Tiptronic e outras novidades


A station wagon do VW Golf chega à linha 2017 com novidades mecânicas e de equipamentos. Tanto a versão Comfortline (R$ 101.880) quanto a Highline (R$ 113.290) trazem o motor 1.4 TSI Flex, que passa a render 150 cavalos (com gasolina ou etanol) e torque de 25,5 kgfm entre 1500 e 4000 rpm. O Golf Variant também passa a contar com novas opções de rodas, ao passo que o volante com comandos de som e voz passa a ser de série também na versão de entrada.



Com bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro), injeção direta de combustível e turbocompressor, o motor 1.4 TSI é combinado unicamente ao câmbio automático de 6 marchas, com conversor de torque e função Tiptronic (com trocas sequenciais, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante), substituindo a transmissão DSG de dupla embreagem. O câmbio manual deixa de ser disponibilizado.



Este conjunto leva o Golf Variant de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e à velocidade máxima de 207 km/h, quando abastecida com etanol. Para rodar com os dois combustíveis, a central eletrônica do motor (ECU) tem novos software e hardware, enquanto os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele. Outras novidades são a guia de válvula, que agora tem dupla vedação, e a sede de válvulas do cabeçote e as válvulas injetoras com tratamento específico para operarem com o etanol.

A sonda lambda passa a ser linear. Por causa das características do etanol, o sistema de injeção de combustível do motor 1.4 utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor a gasolina trabalha com 200 bar. Com isso, a galeria de combustível foi modificada. Ainda no sistema de ignição, as velas contam com grau térmico específico e geometria diferenciada para funcionar em qualquer mistura de etanol ou gasolina. O motor Flex utiliza velas de ignição de dupla platina, o que proporciona ignições e faíscas mais rápidas utilizando menos energia.

Modelo de entrada, o Golf Variant Comfortline vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, fixação ISOFIX com Top Tether, frenagem automática pós-colisão (reduz a velocidade em caso de acidente a até 10 km/h), Start/Stop (desligamento do motor em paradas para poupar combustível), direção elétrica, ar-condicionado, seletor de modos de condução (Normal, Sport, Eco e Individual), vidros elétricos com função “um toque”, central multimídia Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, travamento central por controle remoto, rodas de liga leve de 16 polegadas “Dover” (com pneus 205/55), assistente de partida em subidas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de retrovisores elétricos, aquecíveis, com luzes de seta e função “tilt down” complementam a lista de série. Como novidade para a linha 2017 há a opção das rodas de liga leve de 17 polegadas “Geneva”, com pneus 225/45.


Já a versão Highline traz ar-condicionado digital com duas zonas, bancos de couro, lanternas de LED, sensores de chuva e de luminosidade com Coming & Leaving Home, que mantém os faróis acesos após desligar o carro. Opcionalmente, esta versão pode trazer faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas “Madrid”, sistema multimídia Discover Pro com tela sensível ao toque de 8 polegadas e espelhamento de tela de smartphones compatíveis com Mirrorlink, Android Auto e Apple CarPlay.


O porta-malas do Golf Variant acomoda 605 litros - rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1620 litros. O comprimento total do porta-malas é de 1,05 m. A station wagon possui 4,56 metros de comprimento (30,7 cm a mais que o Golf Hatch), 1,80 m de largura e 1,48 metro de altura.

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