Chevrolet afirma que 80% dos Onix Plus envolvidos em recall estão reparados


Menos de dois meses após o lançamento, o Chevrolet Onix Plus sofre um significativo revés em sua trajetória. No último dia 5 de novembro, a General Motors anunciou que estão tomando a iniciativa de anunciar um recall, além de suspender as entregas do Onix Plus aos clientes. Em tese, ainda é possível encomendá-lo, mas as unidades já fabricadas ficarão retidas enquanto se investiga o que causaram os incêndios já registrados em unidades do novo sedã. O primeiro caso ocorreu no pátio da GM em Gravataí (Rio Grande do Sul) e, segundo a fabricante, o fogo não teve relação com o projeto do veículo. Já o segundo caso foi registrado em uma estrada no Maranhão, já com um dos primeiros proprietários do sedã (fotos abaixo).



Na última sexta-feira (8/11), o Procon-SP notificou a General Motors a informar, além da descrição do defeito e potenciais riscos que oferece aos consumidores, quando e como foi detectado o problema; quais os procedimentos adotados para reparar o defeito; se há registros de acidente, com a respectiva informação da data e local, das vítimas, dos danos, das providências tomadas e se há processo judicial decorrente de eventual acidente.

A General Motors convocou um recall para atualização do software do motor de todas as unidades do Onix Plus no dia 8 de novembro. Seis dias depois, a montadora contatou 99% dos proprietários do modelo, prazo menor que o previsto em lei, e quatro dias depois da solução estar disponível nas concessionárias, cerca de 80% dos carros já foram revisados.

Segundo a Chevrolet, em condições "muito especificas" de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível (que a marca julga como "pouco prováveis" ao serem combinadas), o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar uma falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio. Esta condição é indicada pelo alerta visual da luz do motor no quadro de instrumentos. Para os clientes que já estão dirigindo seus Onix Plus, a marca disponibiliza outro veiculo, alugado, pelo tempo necessário.

No comunicado, a empresa informa que foi identificado um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos, que pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Tal condição pode levar à quebra do bloco do motor. E, caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio com risco de lesões físicas graves e fatais aos ocupantes e terceiros.


Para garantir que todos os clientes possam realizar o procedimento o mais rápido possível, algumas concessionárias funcionaram neste fim de semana. A lista completa e os contatos de cada uma delas está disponível no site Chevrolet (www.chevrolet.com.br/localizar-concessionaria). O serviço deve ser agendado e tem duração média de 30 minutos a 1 hora.

A atualização do software é necessária, pois o motor pode quebrar, podendo ocasionar o vazamento de óleo, que, em contato com partes quentes pode provocar um incêndio. A marca fez o envio de engenheiros da montadora a campo para averiguar o incidente, além de proceder com a paralisação das vendas, contato e disponibilização de carros alugados aos clientes afetados.

Paralelamente, uma equipe trabalhou no desenvolvimento da nova programação do software do motor e iniciou os testes para validar a solução. Inclusive, algumas unidades do Onix Plus circularam com este propósito no calor do Piauí.

Identificação dos veículos envolvidos

Chevrolet Onix Plus modelo 2020
Final dos chassis: LG100091 a LG139164
Data inicial e final de fabricação: de 29/4/2019 a 6/11/2019

Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site http://www.chevrolet.com.br/servicos/recall

Para localizar a concessionária, a empresa sugere consultar o site http://www.chevrolet.com.br/localizar-concessionaria

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

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