Fiat apresenta Argo, Cronos e Toro com pacote S-Design


Fotos e texto | Júlio Max, de São Paulo (SP)
Viagem à convite da FCA

A Fiat convocou parte da imprensa especializada para conhecer detalhes de sua linha S-Design 2020 - e fomos junto! Este conceito, surgido mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) de 2017, hoje está em vários modelos italianos, como o Tipo (hatch e station wagon), além dos 500X, 500L e 124 Spider. S significa shadow (sombra em inglês). Segundo o designer Peter Fassbender, diretor do centro de design da FCA na América Latina, a inspiração veio do outono italiano, que traz forte neblina e torna até os ambientes conhecidos mais sombrios.

No Brasil, o primeiro modelo a ter opção do pacote S-Design foi o Fiat Toro 2020, no mês de julho, para as versões Freedom 1.8 Flex com câmbio automático de 6 marchas e Freedom 2.0 Turbodiesel 4x4 com câmbio automático de 9 marchas. Agora, a marca revela Argo e Cronos com os pacotes S-Design.



Apesar dos detalhes estéticos serem escurecidos na parte externa e interna, tanto o Cronos quanto o Argo podem ser customizados com qualquer cor de pintura externa: Vermelho Montecarlo, Cinza Silverstone, Preto Vulcano, Preto Vesúvio, Branco Banchisa, Branco Alaska e Prata Bari nos dois modelos (e ainda o Vermelho Marsala no Fiat Cronos). No Fiat Toro, estão disponíveis as cores Prata Billet, Marrom Deep, Azul Jazz, Branco Ambiente, Branco Polar, Vermelho Colorado, Preto Carbon, Cinza Antique e Vermelho Tribal.


Para equipar o Argo Drive 1.0 com o pacote S-Design, o valor é de R$ 3890, enquanto para ter o estilo exclusivo no Argo Drive 1.3 se desembolsa R$ 5350. Isto porque o pacote S-Design está atrelado à compra da central multimídia Uconnect, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. No Cronos Drive 1.3 manual, que já tem sistema multimídia, o pacote S-Design custa R$ 3500. E no Fiat Toro, tanto flex quanto diesel, o pacote acrescenta R$ 5500 à conta. Confira abaixo o conteúdo de cada versão S-Design:

Argo S-Design 1.0 manual - R$ 57 480


O Argo 1.0 passa a vir com ar-condicionado automático e digital; calotas de 14 polegadas exclusivas e escurecidas calçadas com pneus 175/65, vidros elétricos traseiros (em complemento aos dianteiros) com função um-toque e recurso anti-esmagamento, faróis de neblina, retrovisores elétricos com função tilt down (rebatimento para baixo ao engatar a ré) e luzes de seta embutidas; parte superior do teto escurecida, painel com faixa central e moldura do console central em cinza-escuro; capas dos retrovisores e aerofólio traseiro na cor preta, logotipos escurecidos, frisos nas portas em dark chrome (novidade  e plaqueta S-Design nos para-lamas dianteiros.


Estes itens se somam aos equipamentos de série da versão Drive 1.0, como direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, ajuste de altura para banco do motorista e coluna de direção, alarme, além dos diferenciais em relação ao Argo 1.0 (básico), como limpador/desembaçador traseiro e iluminação do porta-malas. O motor Firefly de 6 válvulas e 3 cilindros rende 77 cavalos com etanol.

Argo S-Design 1.3 manual - R$ 59 940


Os equipamentos a mais que o S-Design 1.3 traz em relação ao 1.0 são: rodas de liga leve de 15 polegadas em cinza, com pneus 185/60, faróis com LEDs na parte superior e monitoramento de pressão dos pneus. No mais, os itens são os mesmos: ar-condicionado automático digital, central multimídia, vidros elétricos nas 4 portas, retrovisores elétricos com função tilt down, entre outros. O motor 1.3 Firefly rende 101 cavalos com gasolina e 109 cv com etanol.

Cronos S-Design 1.3 manual - R$ 65 490


Assim como no Argo 1.3, o pacote S-Design no Cronos 1.3 só está disponível para a versão manual, deixando o modelo automatizado GSR de fora da personalização. O sedan traz diferenciais estéticos similares aos do Argo S-Design, como logos escurecidos, faróis de neblina, friso dianteiro do para-choque escurecido, emblema S-Design nos para-lamas dianteiros, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor Cinza Netuno e pneus 185/60, frisos laterais escurecidos e retrovisores elétricos, com capas em preto brilhante. A tampa do porta-malas recebe o mesmo spoiler antes exclusivo da versão HGT 1.8 automática.


Além dos itens citados, o Cronos S-Design 1.3 vem de fábrica com ar-condicionado automático digital, retrovisores com luzes de seta integradas e função tilt down (rebatimento automático do espelho direito para baixo, ao engatar a ré), vidros elétricos traseiros com função um-toque e recurso anti-esmagamento, além do interior com teto escurecido.

Toro S-Design Freedom 1.8 Flex - R$ 117 990


No Toro, o pacote S-Design acrescenta à picape itens como faixas foscas no capô e na porta esquerda traseira, além de santantônio e estribos laterais em preto fornecidos pela Mopar Custom Shop, além de pintura cinza nas capas dos retrovisores, barras de teto, filete superior da grade e rodas de liga leve (de 16 polegadas, com pneus 215/65). O emblema S-Design fica na parte inferior das portas dianteiras e os emblemas são escurecidos.


Por dentro, traz logotipos com fundo escurecido no volante e chave-canivete, além de forro de teto em tecido escurecido (junto com colunas, alças, para-sóis, porta-óculos, botões de iluminação, etc); As molduras da tela da central multimídia (com tela de 7 polegadas) e das saídas de ar, bem como as alças das portas e os aros dos alto-falantes, recebem a cor cinza-escuro. Os bancos trazem mescla de couro (nas laterais) e tecido (ao centro). Volante e laterais dianteiras de porta são em forrados em couro com costura preta. No banco traseiro, a picape passa a trazer apoio de braço com porta-copos embutido. A versão 1.8 Flex rende 135 cavalos com gasolina e 139 cv com etanol.

Toro S-Design Freedom 2.0 Turbodiesel 4x4 - R$ 149 490


A versão com motor 2.0 Turbodiesel de 170 cavalos traz a mais o seletor de tração 4WD e o controle automático de velocidade de descida, bem como "skid plate" na parte inferior do para-choque dianteiro, protetor de cárter e rodas de 17 polegadas de liga leve com pneus 225/65, e dispensa o Start&Stop da versão Flex. No mais, o pacote S-Design custa os mesmos R$ 5500 cobrados para a versão Flex e adiciona os mesmos itens de estilo e equipamentos.

Galeria de Fotos

Fiat Argo Drive 1.3 S-Design



Fiat Cronos Drive 1.3 S-Design 



Fiat Toro Freedom 1.8 AT6 Flex S-Design 

Comentários