Dicas para se proteger do novo coronavírus (COVID-19)


Atualizado (26/07/2020)

O COVID-19, mais conhecido como novo coronavírus, se tornou um problema de saúde pública que atravessou as fronteiras de diversos países e já possui diversos casos reportados no Brasil. O período de incubação do COVID-19 pode ser de 2 a 14 dias. Em casos menos graves, o coronavírus pode se manifestar através de febre (acima de 37,8° C), tosse seca e falta de ar. Pode causar também síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal, e inclusive levar à morte.


A ordem, agora, é cancelar eventos com grandes aglomerações de pessoas, evitando a disseminação do vírus. Algumas montadoras inclusive cancelaram os eventos de lançamento de seus carros: a Ford iria apresentar a Ranger Storm esta semana à imprensa em Porto Alegre, enquanto a Volkswagen revelaria aos jornalistas a Amarok V6 mais potente na Argentina e a Chevrolet lançaria o novo Tracker em São Paulo. Além disso, o encontro de carros antigos na Ponte Estaiada de Teresina, o Vem Pra PonThe, está suspenso por tempo indeterminado. Sem mais delongas, confira dicas de como se prevenir do COVID-19:

1. O Ministério da Saúde recomenda lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, pelo menos 20 segundos a cada vez, com maior frequência que o habitual. Lembre do uso do sabão (apenas água é insuficiente para a higienização) e a limpeza deve ser feita todas as vezes após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais.

2. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel (70% INPM, mais eficiente por agir em conjunto com 30% de água). Faça uso dele em ambientes com concentração de pessoas quando não for possível lavar as mãos com água e sabão.

3. Para a limpeza doméstica, recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies. Certifique-se de que os ambientes estejam arejados, com janelas e portas abertas.

4. Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Quando não houver lenço, o recomendado é tossir/espirrar no braço. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

5. Beba água com frequência, porém evite os bebedouros, que podem se tornar fonte de disseminação do vírus. Na dúvida, leve sua própria garrafa d'água.

6. As máscaras faciais devem ser utilizadas sempre que for necessário sair de casa e frequentar ambientes com outras pessoas. 

  • A máscara deve cobrir o nariz, a boca e o queixo, e estar ajustada para deixar o mínimo de espaço possível entre o tecido e o rosto. 
  • Escolha uma máscara que seja o mais confortável possível, que não tenha tendência de cair assim que você fala ou se movimenta, nem que seja muito apertada e que dificulte a respiração normal.
  • Se for preciso em algum momento retirar a máscara, retire-a completamente pelos elásticos: quando ela fica no pescoço, a máscara acaba tocando uma superfície corporal que pode estar contaminada.
  • As máscaras deixam de ser eficientes após cerca de duas horas. Mas se a máscara não estiver úmida e se não houver outra "reserva", o recomendado é continuar com a mesma máscara no rosto. 

7. Para quem é motorista de aplicativo ou taxista, a recomendação é que o motorista use máscara mesmo que esteja em um automóvel com o escudo plástico. Também é aconselhável limpar superfícies e componentes de contato do veículo, como volante, maçanetas, alavancas e botões, e reforçar a higienização caso algum passageiro apresente sintoma como tosse durante o trajeto.

8. Evite frequentar espaços públicos fechados e com grandes aglomerações de pessoas, bem como o compartilhamento de objetos e o contato físico com outras pessoas. Lembre-se de que existe a possibilidade da pessoa infectada com o coronavírus estar assintomática. Deixe o cumprimento com beijos e abraços para depois que a pandemia passar: o contágio pode ocorrer através da saliva, tosse e espirros.

Comentários