Project Car: o Volkswagen up! TSI do perfil @uptsired!



Fotos, roteiro e edição | Júlio Max, de Teresina - PI
Matéria feita em parceria com @showcarsthe

Com uma legião de fãs pelo Brasil (e alguns haters também), o Volkswagen up! TSI, versão turbinada e com injeção direta de combustível do subcompacto, sempre deu o que falar desde que chegou ao mercado. E o exemplar desta matéria, o @uptsired, está com algumas maldadezinhas...



Originalmente pensado para o mercado europeu, o up! começou a ser vendido no Brasil no início de 2014, com algumas adaptações pensadas para nossas prioridades: ele ficou maior na parte traseira para que porta-malas (que passou de 251 para 285 litros) e tanque de combustível (que aumentou de 35 para 50 litros) tivessem capacidades similares às dos hatches compactos com os quais já estávamos acostumados.


O up! TSI teve a peculiaridade de ser lançado no Brasil um pouco antes do que na Europa. Ele chegou em julho de 2015, numa época em que ainda era incomum carros de porte compacto contarem com motor 1.0 turbinado. No caso do up!, o rendimento original desse propulsor de 3 cilindros é de 101 cavalos com gasolina e 105 cavalos com etanol, força boa para um carrinho de 951 quilos. Quando foi lançado, ele era o segundo motor 1.0 de fábrica mais potente feito até então no Brasil, perdendo apenas para o VW Gol Turbo, que tinha 112 cv e foi produzido de 2000 a 2003.


Além da vantagem do desempenho, o 1.0 TSI consegue a proeza de ser um pouco mais econômico que o motor 1.0 aspirado, que rende 82 cavalos com etanol. Aliás, com a força extra, o câmbio manual de 5 marchas pôde ser alongado em 26%.

Este aqui tem "pelo menos" 135 cavalos, conforme estimativa de seu dono após aferição em dinamômetro.


Existe uma discussão muito grande, motivo de tretas pela internet: afinal, o up! TSI é um esportivo? Antes, é preciso filtrar quais características fazem de um carro um esportivo. Se o quesito é desempenho, até que o up! está bem na fita, já que ele, segundo a fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e atinge 183 km/h. Era o desempenho de um bom esportivo nacional dos anos 90. Porém, apenas o desempenho no papel é apenas um dos aspectos a serem levados em conta. É possível concluir que o up! não é um esportivo nato, mas surpreende na entrega de desempenho.


Em todos esses anos, o up! TSI teve apenas dois modelos com apelo estético assumidamente esportivo, que foram o speed up! (2015 - 2017) e o up! Pepper (2017 - 2019). Por outro lado, é fácil deixar o carrinho com um aspecto mais apimentado: um jogo de rodas maiores aqui, uma ponteira de escapamento esportiva ali... Uma característica marcante de estilo do TSI é a tampa pintada de preto, fazendo lembrar o up! europeu, em que a tampa do porta-malas é toda de vidro.


O interior do up! possui algumas particularidades. As portas possuem partes em lata aparente (neste exemplar em específico, essas partes foram recobertas em adesivo preto fosco) e os bancos dianteiros trazem os apoios de cabeça integrados. Em relação ao ar-condicionado, há uma saída central que não veda nem direciona, feita para que o ar seja direcionado para os passageiros de trás.



Além disso, o up! foge ao atual modismo das centrais multimídia com telas sensíveis ao toque (trazendo em troca o som Composition Phone, com funções controladas por aplicativo no celular) e nunca teve vidros elétricos traseiros em nenhuma versão.


Mas, para quem se encanta mais com características do carro em si do que com equipamentos, outros fatores compensam, como a carroceria que possui 75% de seu peso composto por aços de resistência reforçada (melhorando a segurança em colisões e a rigidez torcional da carroceria), a boa distribuição de espaço interno (o up! tem quase o mesmo espaço interno de um Gol, mesmo sendo 20,3 centímetros mais curto) e a boa dirigibilidade, com acerto de suspensão que prioriza a estabilidade.


Infelizmente a própria Volkswagen está matando o seu up!, ao dotá-lo de apenas 4 lugares a partir dos carros fabricados em 2020. Esta foi uma medida para não precisar equipá-lo com cinto de 3 pontos para quem vai no meio do banco traseiro - agora é obrigatório que todos os carros novos tenham cintos e encostos de cabeça para todos os ocupantes que carregarem. No ano passado, a marca já havia enxugado a gama de versões para apenas 3 opções (MPI, Connect e Xtreme). Mas, enquanto o futuro do up! está nebuloso, a gente vai se divertindo com o carrinho hoje...


Este move up! TSI, ano 2017 modelo 2018, conta com chip da TorkOne, com seis mapas que podem ser alterados pelo celular (via Bluetooth, com ganho estimado de 25 cavalos), além de remap (feito diretamente na central eletrônica), downpipe (ligação entre a turbina e o restante do escapamento), escape direto com ponteira diferenciada para intensificar o ronco, Gas Pedal (também controlado por aplicativo de celular, para minimizar o delay ao pisar no acelerador e com função de limitador de velocidade máxima), além do filtro esportivo.



O conjunto de suspensão é a rosca, para aprimorar a aderência nas curvas. O dono também mantém dois jogos de rodas - um de 17 polegadas, no estilo do Jetta GLI (com válvulas de ar estilizadas e calçadas com pneus 195/40), e outro jogo de 15 polegadas, este com pneus mais apropriados para uso em pista.



Outras modificações externas são: faróis de neblina com xenônio, badges R Line nos para-lamas dianteiros e emblema dianteiro escurecido, teto plotado de preto, além de lentes das lanternas e refletores em fumê. O para-choque traseiro foi parcialmente recortado para acomodar a ponteira de escape HKS bem maior que a original. Os furos na parte direita da moldura do capô podem passar despercebidos num primeiro momento, mas são fundamentais para proporcionar uma refrigeração a mais para o motor.



Por dentro, este up! traz difusores de ar laterais do Audi A3, bem como iluminação de teto em LED e cinzeiro traseiro.



Impressões ao dirigir

Muitos já devem saber que meu carro de uso diário é um VW take up!, 2016/17. Então, ao assumir o volante deste @uptsired, já estava mais do que familiarizado com as características internas do carro, inclusive percebendo facilmente as alterações. O volante é revestido de couro (detalhe que já não existe nos modelos 2020 do up!) e a calibragem da direção elétrica é nitidamente mais cômoda que a do modelo aspirado.



Neste exemplar, é possível "enganar" o sistema M-ABS, módulo que integra o controle de tração (de fábrica, não é possível desativá-lo). Assim, é possível ganhar alguns décimos de segundo nas arrancadas. O ponto negativo é que, por padrão, desativar este sistema também faz o carro perder o recurso do ABS (antitravamento nas frenagens), embora já haja uma maneira de manter a assistência aos freios.

Com três pessoas dentro do carro, fizemos algumas tentativas de arrancada (em local seguro!). Na passagem mais ágil, o up! fez de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Teria potencial para bem mais: o dono garante que o tempo de 0 a 201 metros fica em torno de 9 segundos, quando o carro está com as rodas de 15 polegadas.



O up! consegue proporcionar muita diversão ao dirigir, graças à direção obediente, ronco instigante, câmbio fácil de operar (com engates precisos) e consumo de combustível contido. Apenas a suspensão baixa exige cuidado redobrado no asfalto - e olha que o up! já é um carro duro de fábrica.

Mas o que ele chama a atenção... Só nas cerca de duas horas e meia em que fizemos esta matéria, recebemos no WhatsApp fotos de 3 pessoas que nos flagraram pelas ruas, e um rapaz em um Fiat Argo parou e veio elogiar as modificações do up! durante nossos takes de vídeos.

Vem conferir a Galeria de Fotos do @uptsired!




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