![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW7IvTALhF1Jr9quVtTgV4UGYqDsrNzAM0lxdNytE_GJ-OFV-ZcUY4XfTVW4_o7JesZKLNGOWqu7OY5xng9uLUJVJ3wUwG5ghT-18pySWgaZB7V0XPLz7fDjM7PsHDi3taGo1lYAuB4lo/s320/(0)07_fusion.jpg)
Tudo começou com a exibição do Ford 427, no Salão de Detroit de 2003 (Abaixo) .
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNRZO0uCCOEKJ_hdaf9eLBkc0q7C5FAEXqT2LvVENO36YFy1mH29SI8VWKq3s4kTBMg6wd08KKxY0Q7xF432RBDPYf54g3wokFTQaD3Z5q81lKffO_k07xBr2MDn-sf_loYQ1ShB6Y2Qc/s320/(1)2003ford_427_2.jpg)
Assim como o protótipo Ford Forty-Nine antecipava o Thundebird em 2001, a fórmula serviu para a criação do modelo Fusion.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHM7gMbrdO3sf3V_rUXDsE8tP_GmwDbI2Bta1bt8l6dfliraSL0G5MYTWHOalzucH7QwLCGq3_gyyuM_TzvftU_FYly8YuV52J71U2VqYJo6T36t1jfrdyWgsP1Q-FhPQvg_4vi-8apHo/s320/(2)det_ford427_2.jpg)
O modelo escapou de se chamar Futura, nome cogitado também para o Focus,...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZImRk-W4Z_QBbJQrC0SG_E_H_uID4DLPE0bz6HHVDoD2RpGRtIN2URxzukSB7QFlpwTBX80EykHjtLsV_enSa26Ay244Jj7Q3qQd9GB94so5P8XDSnPiIDlTh3Gl4hCDUuoQRYF5MNF8/s320/(3)sketch.jpg)
...mas o fabricante decidiu usar o nome que também é de uma variação do Fiesta Europeu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtpGGexG8__2ZFHS6CT6fLBk3D6uvpPt94H7rWkaFcAJI6xLIOZWsty9PjXbIwVuM7HkigL6bDSywZ65-FvbzhAD-9b0PNDLZkqSmHZ_-PQ6oNuPzfgMBZ4f_gw8dpw95eMG__4fTF7mA/s320/(4)800px-Ford_Fusion_front-3.jpg)
Já em 2005 era apresentado no Salão de Detroit o Fusion definitivo, que logo depois chegava às lojas dos Estados Unidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTtK7kOBYZRv0arq9haxYcT4YLuS7iObx5GglS-2jX97xCuUwKhNcr_ZYv-H0UpafRVtq2LpXAWQn-qivXbjSPZLiGY45HqWwRebLFWh_L_WYqK6eKkvAy28ch0ZN0DOEY0r4a7lEDE9I/s320/(5)Detroit%2BAuto%2BShow%2BShowcases%2BLatest%2BCar%2BModels%2B8naSGOib3zrl.jpg)
Por lá, o carro tinha versões S, SE e SEL.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrzWz38jQS0qzE9LopK2tsmnQOeXjbqBflMzt3LOv2JYDsjcNOeXL39AgUSNSTSJC9f7SF92ZrhgyrWBHNwvS5tA_PzVJJEruTz9eOjCUirYKalURjO8NHOTwX7i-eKsHQ3R3kRpTBBMA/s320/ford_Fusion_KM-06_Chi_01.jpg)
Havia opção de motor 2.3 ou 3.0 V6.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt2mR4koeKYm5YhW1vfs5qhiI9EIqtkQgahtYZMdqz69SuKqVMo5yUh4I6mo39k69-TUoGriE91awhZ6mjoxWqD2g3Cex8w7Tw0Kd5yLGxIAXCY6TLZ4FXA8-qBKSDKsnsLCklheEp0h4/s320/ford_Fusion_KM-06_Chi_03.jpg)
No Brasil, rumores indicavam que o Fusion poderia substituir o Mondeo, assumindo o posto de top de linha da Ford. O modelo chegou a ser flagrado e, de abril para maio de 2006, começou a ser vendido no País, com antecipação devido à Copa do Mundo, evento que faria a Ford divulgar melhor o modelo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhR7SQRr8P0cIJun8yv0rhJoAzyed1bDTSv1Ofaun8hXpVTvOVrmBKaOHq1QB9OK7yT5N3HdL27WdQ0VFgJGv0IgeIWrqmjv843G1bNaOdXlTWEttmAolvEi9pFAzp5zbe5N06sz_mKkdo/s320/06fordFusionmanu01.jpg)
Por aqui, só foi vendido na versão SEL, com apenas uma opção de motor, a 2.3. O único opcional disponível era o teto solar e só havia o preto e o prata como cores disponíveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi220jdKjKmFYpVxE-D10ZBZjtcKwjI0vG5x5GDUpMF6nSB_9ukJ0uJCKD9UFsZ7g2sSq86zfRshQhxHZ8NqBg4MtPqdexi09JbLWy3s1Hxf0ayDLbIRGurXlUThO3k1ua_IOrJ3N-fA9g/s320/06fordFusionmanu03.jpg)
(Observe as fotos acima e repare que o cenário é semelhante ao usado nas fotos do conceito 427)
Enquanto nos EUA as vendas iam mornas (o Fusion chegou a vender menos que PT Cruiser e Mustang, carros de nicho), no Brasil o modelo obteve boa acolhida, vendendo cerca de 1000 unidades/mês, resultado positivo para um carro feito no México, na cidade de Aguascalientes.
O Fusion, mesmo tendo resultado aquém do esperado nos Estados Unidos, tornou-se o carro oficial da marca na Nascar, a mais tradicional corrida americana, ficando no lugar do Ford Taurus, que saiu de linha em 2006 e teve seu nome utilizado depois no modelo reestilizado do Five Hundred.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgieeCgO-m76z3sQZ0X_10d7NGfDUf6rTdd3_5HAq0_r-kxwxmQaGZmtzgNDbgVXEyACCcog3EVfTpFIjhHL9X6P5z2H5mzZrxGn5Ijj8wNWvqY4ncLQa2v09zuKQSZi1gZHMZvgSMcYp0/s320/fusion-17-dewalt-r1.jpg)
Para a linha 2008, apresentada no final de 2007, o Fusion trouxe mais itens, entre eles o sensor de pressão de pneus, de estacionamento, novas cores, além da abertura das portas pelo teclado.
Em 2008 começaram os flagras da nova geração do Fusion.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioVEIahiiBdU19TnktatqvGB_0886-s9d6nZm2HYjMESOgvBe2nAjIPRm_GuW1DaOIhSUiDrq8-hhZdsKkLknvXmq4E-GUCC-qRJgMo4XIs-ub9S7bYh2rMIWUCUWlspRLnHHAz8ZxykU/s320/ford-fusion-new-4_thumb%5B1%5D.jpg)
Este foi lançado no Salão de Los Angeles de 2008 e especulado para ser vendido no Brasil em poucos meses.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifvUXVeOrctgIJNUO0X0cWcOclbY-t75UNWT4AsMLHJns5nO7ukI8FUIQBGnT1NMEHLvmBH-o4rlFavGDy4ce679no_VLPt7AaNduePNggp0cSVhPR31g9iyrexzuYh_4nTr2uNvx4q0I/s320/fusion.jpg)
De fato, o Fusion renovado chegou em maio desse ano trazendo não só a versão 2.5 com 173 cavalos, versão melhorada da 2.3, como o 3.0 V6, de 243 cavalos.
Atualmente, o preço do Fusion gira em torno de R$ 82 900 para a versão 2.5 e R$ 99 900 para a versão 3.0 V6.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsOsJYikZwZ7FqT4GRubzMDzJqjDb9C1CqAZCtxChM2YhsDjzmbS2cr2Cu8V5hLDo-P0rvuKQTPmWdrkkUzen_A17s68E4MsoOikypF61w8oOMeWLCy1_ReDJV4l2HFz-9fmTxrUG9o6c/s320/ford-fusion-2010.jpg)
OS COMERCIAIS
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvUBGBCAIE_BH0ONEe5z78TQs2CPrkm0JvDJ1KN8t8lIuD4LJ-Gi0s8L42WuInrP_TCsapS8MXufHluQnEGeCcL62iZCyTd4-SEP2Wy-F2PfiC5alPnIKlrAfWUUB8fsnfvzK0iQUbuDQ/s320/ford_fusion_04.jpg)
Comercial da atual versão: http://www.youtube.com/watch?v=YzZZHsoTDck
ATUAÇÕES EM FILMES
Até agora não se sabe de nenhuma... mas isso não impede você de criar um filme no qual apareça um Fusion.
AS MINIATURAS
Não é tão fácil achar miniaturas do Ford Fusion, pois é um carro ainda recente, mas existem duas opções para dois tipos de bolsos:
Se você anda sem grana e quer ter o Ford Fusion com você, pode comprar a miniatura da Hot Wheels (tamanho 1:64), por R$ 4,99. A versão é de polícia e deixa a desejar nos detalhes, além de ter os vidros fechados (não dá para ver os pormenores do interior).
Já a Maisto faz uma versão do Ford Fusion tamanho 1:24 riquíssima em detalhes, e que abre portas e capô. Pelo preço (R$ 34,99), é uma boa opção. Mas escolha com cuidado, algumas unidades apresentam falhas nos encaixes e rebarbas na pintura e plásticos.
As versões retratadas são a SEL V6, que não foi vendida no País, mas tirando o segundo escapamento, o emblema na traseira e o motor, é igual ao brasileiro.
Já se você quer o novo Ford Fusion 2010 em miniatura, sinto muito, ainda não foi lançado por nenhum fabricante de brinquedos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDM2PBz9DBswAi62qS4eFvG1yLloxLQuWnW0ok_NbsUhREJL7iRSpmWPv4HtFJN-BxhUdi9S73fhx6btm8eiFGmMHtIHxhzzD4mPnnAWw-38_F6R_SQtcpOM87_1X064F6vDrKAlxrkgU/s320/ford_fusion_01.jpg)
Comentários
Marcos Tony
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).