![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrNXOTIoN2dD0_QB7xXg5KPQXMA3W0DzImSAFSUobNdFvcSjRU5-ZXffpuinQLdImJbhkzkFIkFsI2CxYX2Dlm7tRA0TrwLMwelpuk03TJAi28abFlrd-V7fHnjLfKVBFeMj0mxTjHSjs/s400/Livina2009.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqPbsNSuDK5HutCgptJgXFYH2BdBwctp1386loTmMM_g6UrYFC2mQAVmqeC30EvuwXWsHcc7yN1LTIrjrvxuVycjOPrsGzYE7CQSbyr0KDqP0qqpU-EUiaGJ5-SHx4aTkTd88Hav8wWBg/s400/parati_surf_01.jpg)
Esta comparação faz mais sentido, apesar de ser entre dois carros completamente diferentes: um monovolume lançado mundialmente em 2008, e uma perua fabricada e comercializada internamente oriunda do projeto dos anos 1980 do Gol.
A principal razão que une esses carros é a versatilidade, afinal foram criadas para atender melhor a família dos seus proprietários. Veja quem vai se dar bem nesta briga: Nissan Livina ou VW Parati?
Sabe como é, não é?
* = uma estrela (de cinco possíveis)
% = meia estrela
Nissan Livina: R$ 46 690 (básico)
VW Parati: R$ 46 262 (versão Surf)
Design:
Livina ****
Parati **%
Sinceramente, a Parati tem um estilo muito carregado, que tende a envelhecer rapidamente. Faróis, lanternas, rodas e parachoques são escuros. Já o Livina tem um estilo mais clean, antenado com as tendências da Nissan (a frente lembra a do Tiida e do Sentra), apesar de ser discreta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6DNel8zVUvgmUQxIaoTom4JpktCvvIIKzHBn41StpZv0-YqUXJjM9LOuTNSnTkSanUG7jILJpFyLGiqtecEpRzIG1p-HHADyVRh2dDQsLg1KTbNy0BKx8_KjeIW_Ussd-IBg97m2Yvw8/s400/livina.jpg)
Equipamentos:
Livina ****%
Parati **%
Mais uma vitória do Livina. O modelo vem com os itens "básicos" (ar, direção etc.) e airbag para o motorista, sendo o do carona opcional. Já a Parati nem sonha em tem ABS e airbag, ainda que opcionais.
Espaço interno:
Livina ****
Parati ****
A Parati tem um porta-malas muito bom, decisivo para a compra de um carro na categoria, enquanto o Livina oferece espaço menor. Por dentro, o Nissan tem espaço maior para a cabeça e mais porta-objetos.
Painel:
Livina ****
Parati **
O painel do Nissan é bonito e usa materiais convincentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvOf1mhDiCIu-OBNGbEL6OsEeRVCgOSWMeAGHyy-ftaU0swbZPJaCZ219wDXkkE6mCb0vXn4o_LKUKv7pU00JHb6s2LTLLj3l0eohI7A9p_Cf67KuDl0OBtThRTk-UhYe8ROb0zb9veJI/s400/livina-interior-2.jpg)
Já a Parati compartilha o painel com o Gol geração 4, incluindo o conta-giros difícil de enxergar e os plásticos duros das portas e console central.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFwcTNGJ-kLxGXZJPWTPUXP4Z68GsrhF9ogpKFlnJqf_6D3POQDxNREoKxNTzxDIdDoUoMHwAp-Salp0okpKzgf4i6vcfTgSU9vQ9SPgrjsL4PEIvwtwc9Di5Vb4Ygpr94qMTzPBTdh2c/s400/paratiSurf_00005.jpg)
Conforto:
Livina ****
Parati **
Na Parati, os bancos são duros, assim como o encosto de cabeça. No Livina você se senta mais alto, enquanto na perua VW a posição de dirigir é mais esportiva, próxima ao solo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-eVFWQKYSmDjgc9PnC3gYBQRSOXkldYAceB7APLww5aVA3qy7o20uJ7HTjwYhibsbPa0NCLjhZhn1fS_2bUL4h2X_VgEOhjDTFCCS1pQSvR5NFs9e09WZiM50fQsdYL78aB3TaCfECcY/s400/parati_surf_02.jpg)
Desempenho:
Livina ***
Parati ***%
A Parati, por ser perua, tem maior estabilidade nas curvas. Porém, em linha reta, o Livina ganha nos testes de aceleração e retomada.
Imagem:
Livina ***%
Parati *%
O Livina é um carro mais discreto, mas quem vê sabe que é um carro recente. Já a Parati é um carro bastante visado por ladrões e um modelo 2010 não é muito diferente de uma geração antiga.
Confiabilidade:
Livina **
Parati ****
A Parati consolidou-se no País como um carro robusto e com baixo custo de manuntenção (embora a reparabilidade não seja tão baixa assim); já ao optar pelo Livina você terá um baixo número de concessionárias e um custo mais elevado de manuntenção.
Custo-benefício:
Livina ****
Parati **%
Para quem deseja um carro familiar com motor 1.6, bom espaço para ocupantes, conforto e sofisticação, a escolha certa é o Nissan Livina.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMDJ2BfVFigk7ibgjoYs1FvVAdwVJEf69HXOCHgY9Cc_PLDWjxMKV1DxWwnnuFDpQSXif3gxyKoAOoIfh8HxvXjV25JKYRx7LFDfXGZ0JU4p0s3WNoE7JaU-VWa0VY6b8ELSwhIUuJH90/s400/livina-auto.jpg)
Já a Parati compartilha as mesmas virtudes e deeitos que o Gol G4: motor fácil de preparar, visual esportivo e custo de manuntenção baixo. Mas prepare-se para o seguro exorbitante, o interior quase todo de plástico e a falta de itens que convençam o motorista de que está ao volante de um carro que custou mais de R$ 45 000.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).