Estado do Paraná exige que a Honda faça recall do Civic 2007



O Honda Civic modelo 2007, já convocado para recall nos EUA devido a um defeito no sistema de acionamento do airbag, provocou um grave acidente em um condutor, ou melhor, condutora, aqui no Brasil.

O Ministério Público do Paraná está movendo uma ação para que a Honda seja obrigada a realizar o recall do modelo 2007 por defeito no acionamento da bolsa inflável. Isso se deve por causa de um acidente ocorrido com uma proprietária de Civic 2007 no Paraná, que quando bateu seu carro a menos de 40 km/h o sistema inflou e provocou sérias queimaduras em seus braços.

O acidente foi à baixa velocidade e o airbag não poderia ter acionado. Mas o problema é que quando foi inflado, o calor gerado pelo gás chegou a 300ºC, provocando queimaduras de até 3º grau. A condutora, de 61 anos, comunicou o ocorrido para a Honda, mas a montadora só enviou dois técnicos para ver o carro e sem tocar no mesmo, disseram que o sistema funcionou normalmente.

O laudo do instituto Lactec constatou que houve fusão térmica entre o material do volante e o tecido da bolsa, gerando fogo durante o acionamento, cuja temperatura chegou a 250ºC.

A Honda terá de provar que o sistema funcionou normalmente e que não há motivo para recall.

Comentários