Toyota pode convocar novo recall nos EUA - de novo



Toyota Matrix

O pesadelo pode estar longe de acabar para a Toyota. Segundo a agência de notícias Reuters, a montadora informou às autoridades dos Estados Unidos que pode chamar 1,19 milhão de unidades dos modelos Corolla e Matrix devido a um suposto defeito na central eletrônica, que pode afetar o funcionamento dos motores.

Em uma carta enviada ao órgão responsável pela segurança viária nos Estados Unidos (NHTSA), a montadora afirmou que deseja se encontrar com autoridades norte-americanas para discutir a viabilidade de uma investigação para descobrir as causas do problema.

“A Toyota não acredita que um suposto defeito criaria um risco tão grande ao funcionamento dos motores destes veículos”, afirmou o gerente de assuntos legais da empresa, Chris Santucci.

O possível novo defeito surge após uma série de recalls anunciados pela montadora nos últimos meses. Somente neste ano, a Toyota já convocou 8,5 milhões de veículos em todo o mundo, principalmente por problemas ligados ao pedal do acelerador.

A NHTSA informou ter recebido 26 reclamações de falhas nos motores dos modelos Corolla (abaixo, versão XRS) e Matrix, em sua grande maioria por falhas no módulo que controla o funcionamento dos motores.



Os proprietários teriam afirmado que as falhas ocorreram de forma “aleatória”, sendo que, em alguns casos, os veículos trafegavam por rodovias ou estavam passando por cruzamentos viários.

A Toyota afirmou que não acredita que os motoristas teriam sido alertados de forma antecipada sobre o defeito, já que a falha técnica na central eletrônica impediria o aviso. O defeito atingiria modelos fabricados entre os anos de 2005 e 2007.

Comentários