Test-drive no Novo Fiat Idea



Que o Fiat Idea necessitava de uma renovação, já sabíamos. E ela ocorreu recentemente: frente e traseira ficaram bem diferentes, além de alterações mais leves nas laterais, no interior, sem contar as novas opções de motores, 1.6 e 1.8 e.TorQ. Será que foi o suficiente? Veremos...

A versão na qual andei foi a 1.6 Essence, motor bastante suave e com melhor rendimento, comparado aos velgos propulsores 1.4 e 1.8 (este último de origem GM). Lançada como linha 2011, a minivan ficou bonita quando vista de frente, pois o conjunto antigo era conservador demais. E tornou-se mais ''proporcional'' ao tamanho do Idea.

As mudanças nas laterais foram poucas - rodas, maçanetas e espelhos retrovisores - mas a impressão é de mudanças maiores.



A traseira ficou estranha com a tampa limpa demais. E as lanternas em LED são bonitas, mas nem impressionam tanto quanto vistas de perto.



O 1.6 é silencioso e bem suficiente no uso urbano. A versão Adventure até estava no showroom, mas a apresentação foi apenas estática. Vale lembrar que a versão aventureira é equipada apenas com motor 1.8 - uma pena, visto que o 1.6 é suficiente para o porte do veículo e poderia garantir um preço mais baixo, com o aumento de vendas do Idea.

Mas há um ''detalhe'' que desagrada no Idea... é o painel, que, apesar de ter ganhado ares de novidades com o novo volante, além de grafismos e tecidos renovados, é o mesmo do anterior: o sistema de som tem teclas curtas e é ruim de usar; as saídas de ar são baixas, sem falar do puxador de porta interno. Mas como toda minivan, o Idea tem diversos mimos e utilidades, como o espelhinho extra e diversos porta-objetos.

O Fiat Idea tem preço inicial de R$ 43 490 - porém com o velho propulsor 1.4.

Avaliação final:

Idea VS. ''Meu carro''
****

Apesar de não fazer meu estilo, é um bom carro, que comporta bem uma família (dependendo de suas caracterísiticas físicas...)

Idea VS. ''Carro do papai''
**

Para ele, o Idea é carro de mamãezinha levar o filho para a escola, não faz o gênero dele. E o susto mesmo veio quando ele soube o preço do modelo completo: R$ 71 355! (Adventure 1.8 com todos os opcionais)

Comentários