Detalhes - Ford Focus Hatch (1.6 S e 2.0 Titanium)


Por enquanto, as primeiras unidades da terceira geração do Ford Focus que chegam à Teresina (PI) são hatchbacks, com fila de espera (confira imagens da versão sedan aqui). O Auto REALIDADE teve acesso às versões 1.6 S e 2.0 Titanium, ambas equipadas com câmbio automático Powershift (e, coincidentemente, os dois carros que fotografamos são brancos).

Focus 1.6 S Powershift à esquerda/Focus 2.0 Titanium Plus Powershift à direita


O visual do novo Focus não chega a ser arrasador, até porque seu lançamento no exterior, ocorrido há três anos, tirou parte do fator novidade (e além disso, as rodas aro 17'' da versão Titanium com centro na cor preta destoam do conjunto). Entretanto, o design é moderno e agrada mais visto pessoalmente. A título de comparação, confira o novo Focus ao lado do New Fiesta (fotos de Antonio Manoel). As diferenças externas entre as versões estão nos faróis (com LEDs, luzes de neblina e projetores na versão Titanium), rodas (aro 16'' no S) e teto solar (no Titanium).

Focus S 1.6 à esquerda, 2.0 Titanium à direita
Painel do Focus 1.6 S
Painel do Focus 2.0 Titanium

O interior agrega tecnologia e estilo atual, com painel de instrumentos analógico e tela de computador de bordo (monocromática no S e colorida no Titanium - veja à esquerda), volante de quatro raios com detalhes prateados e comandos de som, sistema SYNC (também  Seu espaço interno é bom (a distância entre-eixos é de 2,65 metros e há amplo espaço para ombros, enquanto para a cabeça é justo).

Reprodução de música via Bluetooth (P.S.: Não era meu celular :P)
O Focus S traz ar-condicionado manual, airbag duplo, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), ajuste de altura e profundidade do volante, ajuste de altura do banco do motorista, repetidores de piscas nos retrovisores, acendimento automático do pisca-alerta após frenagem brusca, assistente de partida em rampa (HLA), controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e tração (TCS), alça de segurança para passageiro da frente, temporizador dos faróis, aviso de portas abertas, pressão baixa nos pneus, faróis acesos, de utilização do cinto para ocupantes da frente e de chave na ignição, ISOFIX (fixação para cadeirinhas infantis), rodas aro 16'', tomada 12V, iluminação do porta-malas e do porta-luvas, alarme, vidros elétricos com sistema um toque (apenas para baixo e para o motorista), travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, lanterna de neblina (porém sem faróis de neblina), banco traseiro rebatível e bipartido, saída de ar para ocupantes do banco traseiro, computador de bordo, palhetas "Flat Blade", dois porta-copos, sistema Sync com tela de 3,5 polegadas, 4 alto-falantes, dois tweeters e Rádio CD MP3 com Bluetooth e entrada auxiliar e uma entrada USB, controles de áudio no volante e leitura/envio de mensagens SMS, enquanto a versão Titanium vem com teto solar elétrico, grade dianteira na cor preto brilhante, ajuste elétrico do banco do motorista em seis posições, luzes de cortesia em LEDs, molduras das saídas de ar e do painel central em cinza metálico, duas tomadas 12V, 4 porta-copos, alarme volumétrico, faróis de xenônio com ajuste de altura automática e lavadores, sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), sensor de estacionamento dianteiro, MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8 polegadas e tela no painel de instrumentos de 4,2 polegadas; Sony Premium Sound, sistema de navegação e entrada RCA de áudio/vídeo.


O porta-malas possui capacidade de 316 litros, um pouco aquém dos rivais. Há duas alças na parte interna da tampa, o que facilita fechá-la. Outra curiosidade são os limpadores de para-brisa, agora varrendo o vidro em sentidos opostos. O Focus mede 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura (sem retrovisores externos, que acrescentam 19 cm) e 1,48 metro de altura.



Enquanto o 1.6 Sigma TiVCT possui 131 cavalos e 16,2 kgfm de torque com gasolina/135 cavalos e 16,7 kgfm com etanol, o 2.0 Duratec (acima) rende 175/178 cavalos e 21,5/22,5 kgfm de torque (com gasolina/etanol, nesta ordem). Seu câmbio Powershift possui seis marchas e opção de trocas manuais em botões +/- na alavanca. O tanque de combustível comporta 55 litros.


O Focus 1.6 S Powershift (acima) custa R$ 66 990, enquanto o 2.0 Titanium Plus Powershift sai por R$ 87 990. Enquanto a versão S possui preço parelho a Chevrolet Cruze Sport6 LT manual com pintura metálica (R$ 65 890), Citroën C4 Exclusive com pintura metálica e faróis de xenônio (R$ 66 580), Fiat Bravo Absolute com pintura metálica e RadioNav (R$ 67 208), Peugeot 308 Allure 2.0 automático (quatro marchas) com pintura metálica (R$ 66 090) e VW Golf VII Highline sem opcionais (R$ 67 990), o Titanium compete com VW Golf VII Highline Exclusive (R$ 89 990) e Fiat Bravo T-Jet completo (R$ 84 807).






Fotos | Antonio Manoel e Júlio Max

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