Latin NCAP: Focus, Jetta, HB20S, EcoSport e Malibu avaliados


Foram divulgados hoje (27) novos resultados dos crash-tests do Latin NCAP, instituição que desde 2010 avalia a segurança dos modelos comercializados na América Latina. Dos cinco carros, três estão sendo avaliados pela primeira vez (Ford Focus III, Chevrolet Malibu e Volkswagen Jetta) e dois deles foram reavaliados (o Hyundai HB20, agora na versão Sedan, e o Ford EcoSport, ao lado, com resultado atualizado). O choque ocorre a 64 km/h, contra uma barreira deformável.


Ambos melhoraram suas notas em relação ao resultado divulgado em março deste ano (veja aqui): o HB20S alcançou 13,80 pontos de proteção a adultos (contra 10,23 no teste anterior com o HB20 Hatchback, aumentando a nota de três para quatro estrelas) e 34,52 de proteção para crianças nas cadeirinhas (um salto notável em relação aos preocupantes 4,77 pontos anteriores, subindo a nota de uma para três estrelas). Já o EcoSport chegou a 14,64 pontos de proteção para os ocupantes da frente (antes, havia obtido 13,64; sua nota subiu de 4 para 5 estrelas) e 31 pontos na proteção infantil (resultado igual ao teste anterior, mantendo 3 estrelas).


Recém-lançado no mercado brasileiro, o Ford Focus III Hatch se saiu muito bem no crash-test: pontuou 16,52 de 17 pontos possíveis de proteção a adultos (cinco estrelas) e 38,06 de 49 pontos possíveis (quatro estrelas) para crianças em cadeirinhas (o Focus anterior havia obtido nota 13,53 em proteção a adultos [quatro estrelas] e 33,68 para ocupantes nas cadeirinhas [três estrelas]). 


Outro destaque foi o VW Jetta, que também chegou a cinco estrelas de proteção para os ocupantes da frente (nota 15,34 de 17 pontos possíveis) e quatro estrelas de proteção a crianças (39,20 pontos de 49 possíveis). Ford EcoSport, Focus e VW Jetta são os primeiros carros comercializados no Brasil a alcançarem cinco estrelas de proteção aos ocupantes da frente (o Seat Leon foi o primeiro modelo avaliado pelo Latin NCAP a obter esta nota, mas não é vendido aqui).


O Chevrolet Malibu (em sua nova geração, ainda não comercializada no Brasil), único carro do teste a trazer dez airbags, alcançou quatro estrelas de proteção a adultos (14,56 de 17 pontos possíveis) e somente uma de proteção a crianças (8,57 de 49 pontos possíveis). A título de comparação, o Chevrolet Cruze LT, com dois airbags, também obteve quatro estrelas de proteção a adultos e três estrelas na proteção de crianças em cadeirinhas. O pífio resultado em proteção infantil é reflexo da falta de compatibilidade do sistema de retenção infantil com os protocolos do Latin NCAP.

Vídeos


Ford Focus III Hatch



Hyundai HB20S



Volkswagen Jetta



Chevrolet Malibu



Ford EcoSport



Comentários