Porsche apresenta Macan em Los Angeles



A Porsche lança seu segundo utilitário esportivo, na esteira de sucesso do Cayenne: o Macan é mais compacto (em termos, pois mede 4,68 metros de comprimento - 4,70 m na versão Turbo - 2,81 m de entre-eixos, 1,92 metro de largura [sem incluir retrovisores externos] e 1,62 m de altura, consideravelmente mais baixo que Maria Sharapova, a bela jogadora de tênis russa da foto de abertura, com altura de 1,88 metro). O Porsche Macan será apresentado no Salão de Los Angeles (EUA) nas versões S, S Diesel e Turbo (abaixo).


Externamente, o Macan "puxou" bastante ao Cayenne, como se nota pela frente (formato dos faróis e grade, capô e lateral), mas também incorpora elementos de outros modelos, como o 918 Spyder (o desenho interno dos faróis, a iluminação das lanternas e os vincos das laterais são inspirados nele, de acordo com a Porsche). Há opções de rodas até de aro 21''. A traseira ostenta lanternas horizontais, cortadas pela tampa do porta-malas, e o nome completo do modelo. 



O painel remete ao Porsche Panamera, com o console recheado de botões, o volante de três raios (o central, vazado), a tela de sete polegadas ao lado das saídas de ar e o singelo cronômetro no alto do painel. O Macan traz itens como sistema de som Burmster com 16 alto-falantes, sufwoofer e potência de 1000 W; sistema Porsche Communication Management (de série na versão Turbo) com GPS em três dimensões e HD de 40 GB; Adaptive Cruise Control (ACC, piloto automático adaptativo), alerta de mudança de faixa não sinalizada, entre outros itens.


O Macan S é equipado com motor 3.0 V6 Biturbo de 340 cavalos, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, chegando à velocidade máxima de 254 km/h. O S Diesel (ao lado) também utiliza um 3.0 V6 Turbo, com 258 cavalos. Ele chega a 100 km/h partindo do zero em 6,3 segundos (tempo que é reduzido em 0,2 segundo com o Sport Chrono Package), chega a 16,4 km/l de consumo médio e atinge 230 km/h de velocidade máxima.

 

Já o Macan Turbo possui motor 3.6 V6 Biturbo de 400 cavalos @ 6000 rpm. Seu tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,8 segundos, e a velocidade máxima, 266 km/h. O consumo de combustível médio é de 10,9 km/l. O sistema de amortecedores Porsche Active Suspension Management, de série nesta versão permite regular entre os níveis normal, off-road (eleva-se o altura em relação em 4 centímetros, resultando em 23 cm de altura em relação ao solo) ou Sport Plus, rebaixando-o em 10 milímetros.






Comentários