Airbag duplo e freios ABS serão obrigatórios no Brasil em 2014


Todas as montadoras brasileiras deverão equipar os carros zero-quilômetro com freios ABS e airbags para motorista e passageiro a partir de janeiro de 2014 (respeitando as resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito [Contran], ambas de 2009), conforme decisão anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega nesta terça-feira (17), após reunião com trabalhadores do setor e com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotivo (Anfavea) Luiz Moan, em Brasília. Assim, modelos como VW Gol G4 e Fiat Mille, sem os equipamentos de segurança nem mesmo como opcionais, serão descontinuados. Mas...


...Mantega ainda estuda abrir uma exceção para a Kombi. “Em relação a esse problema dos equipamentos de segurança, existe uma linha, que é a Kombi, um produto que não tem concorrência aqui dentro e que não tem como adaptar o equipamento de segurança. Esse é o maior problema que identificamos, porque a Kombi será extinta. É um produto diferente, então as empresas presentes [na discussão] não têm restrição para que se dê uma exceção à Kombi, para que ela ainda possa durar um ou dois anos. Mas isso não é uma decisão. É algo que será avaliado", disse. Segundo Mantega, não há como implementar as modificações exigidas no modelo da Volkswagen. Assim, o governo marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (23), para avaliar resolução de problemas, discutir soluções e tentar minimizar os impactos das medidas (Ford Ka, Renault Clio e Peugeot 207 são exemplos de carros ainda oferecidos sem airbags e freios ABS), inclusive como se dará a retomada do IPI. 


Já o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis voltará a subir a partir de janeiro de 2014. “Posso antecipar que não haverá volta atrás na questão do IPI, ele vai subir mesmo”. Guido Mantega adiantou ainda que existe a possibilidade do governo facilitar a entrada de carros elétricos no País. “A proposta da Anfavea é e que consumidor brasileiro passe a consumir o que há de mais avançado na tecnologia automotiva, que são os carros elétricos”, afirmou.
 

Comentários