![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqJ-jpLpYM7D_yhgUHkp_Nlxz4_6JFLl1rzByHHKet3PuND7VQrxkw-enf0-DdHnUNvVYcYbUCiiOzNHbznJAMzFjFINWsyxbVmiKXb8Gm6XjvCIWp61QSQ-_4Vd8H4rlrHtDZ3tkoObo/s320/Sandero14.jpg)
No início do mês de outubro, a Renault lançou no Brasil a série especial Tech Run do Sandero (nomenclatura já adotada em uma edição do Clio em 2002), trazendo visual diferenciado e pacote recheado de equipamentos - destaque para a central multimídia Media Nav, introduzida em 2012 e que começou equipando o Duster Tech Road, mas logo se propagou na linha Logan e Sandero. Baseado na versão Expression 1.0, ele beira os R$ 38 000. Seria vantajoso comprá-lo, sabendo que a nova geração do modelo (ao lado) será lançada no próximo ano?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAVZP1vImJhUHQOiQfGjCtwHsQnXPg-CMbc4G-t7MKcyC99WDgDQprHOhun3O4DKxN_0SG0bxhNdHQWrmwVy9Ly2aGmAKmcjPKYlWj0UnNynjb9gg-GTRNk0RftP0BQMJI15KfKn_hQbY/s400/SanderoTechRun+(9).JPG)
Externamente, o Sandero Tech Run agrada. Os faróis e lanternas com máscara negra foram adotados em toda a linha 2014, e aliados à parte externa dos retrovisores e maçanetas na cor cinza, os logotipos nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas e as rodas aro 15'' (iguais às do antigo Sandero Vibe) garantem um pouco mais de exclusividade ao Sandero, fator relevante para o público jovem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEji4gGn0DbgWp3iXz3-hOLhnnuSlX49KZb7EgX1Vo53m4UBaAubCYFoE_HeZ7PmOtH38WWGPzbZsD5CXpRWbiEy6qAnkkiHcYNdWeBEBYdgSoTVpWt450BUFounwk2CtirRXy5FrX4e0ko/s640/SanderoTechRun+(3).JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgneqdquJmj67cpezKEugh7G0JeFClEyFbXWP8Lfz3iwhN7_ojXgptnliCjkxP5B0zfO-YKVpxFkmkpdjG6YMaqIGAOe_rLaiY_DQCfIw8XeCXDWrJIZN7pcVsnwy7dkuLqo6YJXUNwD-k/s400/SanderoTechRun+(2).JPG)
Por dentro, o Tech Run traz decoração exclusiva, com laterais dos bancos dianteiros e cintos na cor azul e o nome da série especial no raio inferior do volante. Mas o que enche os olhos (e que não é exclusivo da série...) é o sistema Media Nav, com tela touchscreen de sete polegadas (os únicos botões são o de ligar/desligar e o de ajuste do som) e fácil operação. A entrada USB, no canto direito superior, deixa o dispositivo "exposto". O sistema traz Bluetooth, GPS, entrada auxiliar/iPod e quatro alto-falantes. O acabamento melhorou em relação aos Sandero pré-linha 2012, embora não seja exatamente a referência do segmento. O painel e as laterais das portas continuam a usar muito plástico rígido. De série, ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura, airbags frontais e freios ABS, travamento automático das portas a partir de 6 km/h, três apoios de cabeça traseiros, limpador, lavador e desembaçador traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível, vidros elétricos (apenas dianteiros), regulagem de altura do banco do motorista, protetor de cárter e computador de bordo. O espaço interno, assim como o porta-malas de 320 litros, são mais amplos que a maioria dos concorrentes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizmLB00FJiwCLq1LclWcSDaSC1bqayjQWSypIGZEriZvmLQfsSRnqcr5fG4gafC0LaQbFxhKlCMhIAAoYAW2z8NF7MW1yp_H_f66zTON0m2-HqWNnkM5qjfYozZ0GA6TIZZyPmXJvS4b0/s640/1740_sanderotechrun_036.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOgY6LppvWE8gswdjCdSdReo60-JZLwYU6lPXWHn1BpqZvRydU9h52RDIGXivBdoABYjMot-2Q60WuAPi3yaa-R3we1ssq3n3m_2sqNehL8nWV9Cc5jNp7ExoxhX2EHdmrWcy5ZqRTtyw/s320/SanderoTechRun+(4).JPG)
O pecado do Tech Run é ter apenas opção de motor 1.0 16v. Com 76 cavalos e torque de 9,9 kgfm utilizando gasolina ou 77 cv e 10,1 kgfm com etanol, o Sandero não se dá muito bem com o propulsor, com seu peso de 1025 quilos. Ironicamente, na Argentina esta série especial é oferecida com o motor 1.6. A montadora declara que o Sandero Tech Run acelera de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos com etanol e 14,2 s com gasolina, alcançando 161 km/h com etanol, 1 km/h a mais do que com gasolina. Ao menos o consumo é adequado: com gasolina, faz 12,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Já com etanol, as médias são de 8,1 km/l em circuito urbano e 8,6 km/l em circuito rodoviário.
O Sandero Tech Run custa R$ 37 790 A garantia é de três anos. Há quatro opções de cores: Branco Glacier (carro das imagens), Vermelho Vivo, Prata Etiole e Preto Nacré (estas duas últimas adicionam R$ 1030 ao preço final). Os concorrentes ainda começam a dispor de centrais multimídia (um deles é o Chevrolet Onix 1.0 LT, que custa R$ 37 690 equipado com MyLink). Para quem aprecia as características do Sandero, a opção mais similar é o recém-chegado Logan 1.0 Authentique, que é mais espaçoso e traz ar-condicionado, Media Nav e sensor de estacionamento traseiro por R$ 36 840.
Veredicto: quem é fã dos atributos do Renault Sandero encontra vários atrativos na série especial Tech Run, como o design diferenciado, o pacote completo de equipamentos, o amplo espaço para passageiros e bagagem e o consumo moderado de combustível. Entretanto, o motor 1.0 exige paciência do condutor e a iminência do lançamento da nova geração é um fator que desestimula sua compra, ainda mais com o preço pouco animador.
O Sandero Tech Run tirou...
Design_ 8,5
Espaço interno_ 9,0
Conforto_ 7,5
Acabamento_ 8,5
Equipamentos_ 8,5
Desempenho_ 6,5
Consumo_ 8,5
Custo-benefício_ 7,0
Nota Final = 8,0
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsCay8-IQuiFiMM7PMLp7SDw68qyo4Tr63GYUVKcujrrKdrFQTjIn3r0mnzWDktCPBjSs5MJTYXL4wwhy_AZv0NpAMNiIvFOvhNfnfutlFrXYmW8eo9yj62iCrmQChKmucljrk22Nb4dU/s640/SanderoTechRun+(5).JPG)
Comentários
Eu estou muitíssimo satisfeito, e no meu caso que moro no litoral o carro fica frio sim com ar condicionado.
Faço revisão de 10.000 km certinha com troca de óleos e filtros de ar, combustível, motor e óleo.
Como disse anteriormente nas subidas longas ele fica fraco,mas todo carro mil é assim.
Conforto, segurança,economia e espaçoso para viajar com até 5 pessoas.
storhasgaha
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).