Giugiaro Clipper: familiar futurista


O carro-conceito Clipper, do estúdio Italdesign Giugiaro, não lembra o estilo dos Volkswagen e Audi por acaso: o Grupo VW é o atual proprietário do centro de design de Giorgetto Giugiaro  - e sua plataforma é a MQB. Apesar do nome remeter à Kombi Clipper, a inspiração real veio dos barcos à vela do século XIX. O crossover de seis lugares (dois em cada uma das três fileiras de bancos) lembra uma station wagon e possui quatro portas que abrem para cima, sem colunas entre elas.



O Clipper possui dois motores elétricos: são 110 kW para cada eixo. A autonomia é de até 540 quilômetros e seu peso ficou em 1800 quilos. O conceito é capaz de alcançar 204 km/h. Suas dimensões (4,53 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,55 metro de altura) são um pouco menores em relação à perua VW Golf Sportsvan. Já o porta-malas do Clipper possui capacidade de até 900 litros.






O interior traz hologramas no quadro de instrumentos (veja abaixo), quatro iPads Mini integrados na parte de trás das duas primeiras fileiras de bancos, console de 11 polegadas sensível ao toque e cinco telas de informações no painel, três delas voltadas ao passageiro. Há também um aplicativo que registra videoconferências, chats de texto, compartilhamento de fotos, sugestões de locais próximos, lista de compras e até diário de atividades de cada membro da família.

Comentários