Dia do Motorista: confira dicas da Nissan para segurança no trânsito


Por ocasião do Dia do Motorista, que no Brasil é celebrado nesta terça-feira (25), a Nissan reúne uma lista de lembretes, que vão desde a direção defensiva aos cuidados básicos com os veículos, e que podem contribuir para um trânsito mais amigável nas cidades do Brasil.



Primeiro é necessário entender o conceito de direção defensiva: trata-se de uma condução atenciosa e cautelosa, que permite ao motorista antecipar perigos a tempo de evitá-los, mantendo sua própria segurança, a de seus passageiros e a de todos ao redor, como outros condutores, passageiros e pedestres.


Vale lembrar que a grande maioria dos acidentes são causados por falha humana – mais de 60% (dados do DETRAN-PR), e principalmente por imprudência dos motoristas. Portanto, prever ações dos outros condutores e respeitar as regras de trânsito têm o potencial de reduzir drasticamente o número de ocorrências.

Ao volante, o motorista deve evitar manobras e freadas bruscas. É fundamental sinalizar qualquer movimento, por mais simples que pareça, como a conversão de uma faixa para a outra. Em uma via, a 100 km/h, por exemplo, um veículo ultrapassa os 30 metros por segundo. Junte a falta de sinalização ao fator surpresa, à velocidade, e adicione a curta distância entre um carro e outro: o resultado pode ser trágico. Assim, uma solução pode ser manter a maior distância possível dos outros carros. Parece óbvio também, mas é importante lembrar que o uso do celular ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidentes, segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Portanto, esqueça o seu aparelho ao entrar no carro e concentre-se no trânsito ao seu redor.


É de extrema importância cuidar do veículo. Cerca de 30% dos acidentes acontecem por problemas provocados por descuidos com a manutenção. Manter em dia as revisões nas concessionárias é fundamental para que o carro esteja sempre no melhor de suas condições. Também é indispensável que o proprietário verifique regularmente alguns parâmetros como o nível do lubrificante, os pneus, os sistemas de freios, entre outros.

Comentários