Automóveis com motor Flex celebram 20 anos de existência no Brasil

A Volkswagen foi a primeira montadora a produzir automóveis com motores que poderiam trabalhar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Coube ao Gol Power 1.6 Total Flex a primazia de estrear a era dos propulsores flexíveis no nosso País, apresentado no dia 24 de março de 2003 - quando a marca completou 50 anos de operações em território nacional.

O hatch que estreou há vinte anos vinha com o Software Flexfuel Sensor, que identificava e quantificava a mistura entre álcool e gasolina no tanque, usando informações recebidas de sensores existentes no sistema de injeção de combustível, como os de temperatura, velocidade, rotação e a sonda lambda localizada no escapamento. 

O motor 1.6 AP Total Flex tinha potência que variava de 97 cavalos com gasolina a 99 cv com álcool. A taxa de compressão utilizada foi a mesma do motor a gasolina: 10:1. Mas o sistema de partida a frio veio do carro a álcool.

Hoje, o motor Flex está presente em toda a linha de automóveis da Volkswagen produzida no Brasil (Polo, Polo Track, Virtus, Nivus, T-Cross e Saveiro), assim como no Taos, importado da Argentina. Até fevereiro de 2023, mais de 8 milhões de automóveis Flex já foram vendidos pela Volkswagen.

O Polo Track traz o motor 1.0 MPI de três cilindros que entrega 75 cavalos com gasolina e 84 cv com etanol. A taxa de compressão utilizada é de 11,5:1.


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