Conheça as tecnologias de assistência à condução disponíveis no novo Nissan Sentra

 

Disponível nas concessionárias em todo o Brasil desde o mês de março, o novo Nissan Sentra traz um conjunto robusto de equipamentos de assistência à condução e segurança. A maior parte destes itens está presente na versão topo-de-linha Exclusive, mas a versão de entrada, Advance, também traz importantes recursos, como a frenagem autônoma de emergência (FEB, na sigla em inglês). Este sistema entra em ação e aciona os freios para parar o sedã da Nissan e evitar, ou pelo menos amenizar, danos de uma colisão caso o motorista não reaja. O motorista é alertado com sinais luminosos (no quadro de instrumentos) e sonoros sobre a iminência de um acidente com o veículo à frente. Outro sistema presente nas duas versões é o alerta avançado de colisão frontal (I-FCW), que monitora até dois veículos à frente do Sentra utilizando a câmera no para-brisa e o radar no para-choque.

 

Desde a versão Advance, o Sentra dispõe da câmera de ré para auxílio nas manobras traseiras. Já o modelo Exclusive vai além e dispõe das câmeras de visão em 360 graus. A imagem "aérea" é formada pela captação de quatro câmeras: duas embaixo dos retrovisores externos, uma alojada na tampa traseira e mais uma embutida na grade dianteira. O menu de câmeras também permite exibe a detecção de objetos em movimento (MOD), que monitora movimentações nas proximidades do sedã (por meio de radares nas extremidades do para-choque traseiro) e avisa ao motorista sobre a aproximação de uma pessoa ou veículo por meio de um sinal sonoro e um highlight visual na direção onde parte o movimento.

 

O alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA) também faz parte do pacote de auxílio ao estacionamento, monitorando a traseira em manobras de ré e avisando ao motorista se outro veículo ou objeto estiver se aproximando em sentido transversal, emitindo alertas sonoros e luminosos (próximos aos retrovisores externos).

O monitoramento de veículos em pontos cegos (BSW), presente na versão Exclusive, oferece mais segurança em mudanças de faixas. Quando a seta é acionada e houver veículos na região dos pontos cegos da carroceria, o sistema emitirá um alerta sonoro (junto com o sinal luminoso próximo aos retrovisores) para advertir o motorista de que há risco de colisão caso a mudançazde faixa seja feita naquele momento.

 

O Sentra Advance dispõe do controlador de velocidade de cruzeiro, que mantém uma velocidade programada pelo motorista. O Exclusive traz o piloto automático adaptativo (ICC): caso o sistema detecte um veículo em uma velocidade menor à frente, ele vai reduzir amvelocidade do Sentra para, automaticamente, mantê-lo a uma distância segura, sem a necessidade de intervenção do motorista. A distância do veículo à frente e a velocidade do Sentra são configuradas por meio dos comandos no raio direito do volante.

 

Outros recursos privativos da versão topo-de-linha do sedã médio da Nissan são o alerta de saída de faixa (LDW) e o assistente de prevenção de mudança de faixa (I-LI), que monitoram visualmente as faixas de rolagem de ruas e estradas por meio da câmera instalada no para-brisa. Ambos funcionam com velocidade superior a 65 km/h. Se for detectado o risco de o Sentra sair involuntariamente (sem uso da seta) de sua faixa de rolagem, indo em direção à outra pista, o LDW irá piscar um indicador no quadro de instrumentos, emitir um aviso sonoro e aplicar vibração no volante, como forma de advertência ao motorista. Ao invadir a faixa de marcação da pista, o sistema aplica automaticamente uma frenagem nas rodas opostas à direção de saída com o objetivo de manter o carro em sua faixa. Os sistemas funcionam em conjunto, mas são independentes, o que possibilita ao motorista configurá-los separadamente através da tela do computador de bordo e dos comandos no volante.

 

 

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