![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYDGV5MSkbZZyLC-w044SqNw_uQouls9v_4bxWFWrOZDnecbCVfADYsTNrHU479uhLKwl233rCGNZTaa-OXM9bdG79aAOJg5NGW8-e2Zdrt-36QMnnJu_eLt-GOJngqEMrpohIRS1A8E0b/s400/urban1.jpg)
Desde a criação do Auto REALIDADE, o Toyota Urban Cruiser ocupa local de destaque entre os termos mais buscados do blog. Nada mais justo que dedicar uma matéria especial a ele...
A Toyota apresentou o conceito do Urban Cruiser no Salão de Genebra de 2006.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJKeFbiHkn5ul4pAw37hmhEiZ4Aa27iBmuXlMsNRGeGBiG2g4sUiWRPDJjRQX8pKWl0WDnL3N_33vfigbpkNqD3mPHTp9t8ITzZ_3v8qe4HtGyKXjOnkhnO6VkVlwaEG_VgxgOuszy8hu_/s400/urbanconcept1.jpg)
Era um modelo a meio caminho entre compacto de SUV, desenhado pela equipe de design chefiada por Elvio D'Aprile (que trabalhou anteriormente na Porsche e na Pininfarina) e que buscava referências em modelos já comercializados pela Toyota, como o Aygo e o RAV4, em sua então recém-chegada geração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5dRhYF3wW6uePT4eM9J8CamFOUIoTfH03tiXJEoUDHnQFbcmArwQSRv-7nDFXsL9tdqhOp9_eyMnF46lZrbvD9_OFThaZJp8P9MPdvmMAGxn8PzYjRyTUkGqMLu61ITHZgSaQAQjw4wsq/s400/urbanc2.jpg)
Curiosamente, o modelo tinha um conjunto de quatro princípios: P.A.S.S.: Proportion (proporção), Architecture (arquitetura), Surface (superfície) e Special touch (toque especial).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiatRDD0EfRXHymdC0S8dnEtVArVl6hG28b-cFednoVAck2cvF65oC7JBhv6obSCKJz2ohQFg-k2b3KidJfdg_w3E-1HXbdidzYf0kdwlaLl5XY9fCWr7ihkSsPMnnJns1qS5rlMqepWANl/s400/urbancint.jpg)
Curiosamente, o conceito tinha um conjunto de malas dentro do porta-malas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEdmo_GU9koEKh7VsbWTpe4lLDErF2uNI1h55ZBH5K6SxbQcLEuV2yMtgp96Zhq4KKiMhoxQ5gqyosfXfPEVh-FTc7ln5plBwxBrQ7FbQ1auNp2b45YciM3TWKgHNVlENRkAorbTih8flD/s400/urban32.jpg)
Um pouco mais tarde, no Salão de Paris de 2008, o Urban Cruiser faria sua estreia mundial, já como linha 2009.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5epVse8btjTCPyA1303JFvWvUoXXycCUWSIV5gxXO1-ksV6AJ03ImaZN4zxPYnQiuBgZdtR2cY08IKIqUWNqPSaYrotZ1JjYPdBJR9OK-B1_oR4XdjjzgxYA_F9F5hDY8u1pI-WxXHDZk/s400/urban2.jpg)
O modelo conservou o formato MPV (Multi-Propose Vehicle) presente no conceito projetado pela ED2. No exterior, compete com o Kia Soul e o Nissan Qashqai, embora seja tratado como hatchback. O modelo também é conhecido como Ist no Japão, sendo que Urban Cruiser é seu nome no mercado europeu, onde a Toyota mantém seus produtos mais voltados ao público jovem (compare Corolla e Auris, que tratam-se do mesmo carro, tecnicamente, porém com propostas totalmente diferentes).
Nos Estados Unidos, onde a Toyota criou a marca jovem Scion, o Urban Cruiser ganha o nome xD. O modelo tem 3,93 metros de comprimento, e 314 litros de capacidade no porta-malas, ampliada para 749 com os bancos traseiros com sistema Easy Flat rebatidos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjirxspjAtShbDPYAQvviLdrN9S88EzoCM_o8dJ8CbC_YHvlqHi35HPKSLAFY1KVHKDrsPmpAyWRizCdeWthv67dJbpjcrLKf5CtQFj70nN2KuYYqyx934atVTE-alFf9UTf5F_JbNSBTI5/s400/urban3.jpg)
A jovialidade do Urban Cruiser se percebe pelo fato de não ter recebido qualquer alteração desde que foi lançado, em 2008, com vendas iniciadas em maio de 2009. O Kia Soul, por exemplo, ganhou retoques no interior e teve as maçanetas alteradas, mesmo sendo lançado neste período.
Com 1,52 de altura, o modelo oferece bom espaço interno e interior agradável e jovial. Note os botões do ar-condicionado digital, que parecem flutuar. Não há tanto refinamento, porém Qashqai e Soul seguem a mesma estratégia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu_8LT3L-QAG0vlRUI9LEkuopDcpCZ3aKFWSbHT6R2lIkTfAziUjvm-fJLLomihroLaceRuEQnUZFiCFNQdl5rkk2WPvC2Ax837zDbL5PWSWfv7-ymB8ZtzX0sGF4lrsqM5A0MDSg4INjH/s400/urbanint.jpg)
Apesar de dispor de freios ABS com Brake Assist, EBD, VSC e controle de tração, o Urban Cruiser obteve apenas três das cinco possíveis estrelas no teste de crash-test EuroNCAP.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbO9P6ge_WV5PxX8TIG_rzKFdfKL_6fBDLfINubEbA4SpjfqJlWwM3_aotwFSIKzp3eAJ5mpW6bLG3g4BoTwcLCDI-ZrxaGZpeRUXDYsKc1jiskWxzD9XPGSgrmzzI9XSEWVrOccVuX7nk/s400/urbancrash.jpg)
Seria uma ótima opção para o mercado brasileiro. No entanto, a Toyota não dispõe de recursos suficientes para concluir diversos projetos em conjunto. Enquanto a vinda do hatch Auris ainda está indefinida, a montadora trabalha na comercialização do Etios.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).