
Desde a criação do Auto REALIDADE, o Toyota Urban Cruiser ocupa local de destaque entre os termos mais buscados do blog. Nada mais justo que dedicar uma matéria especial a ele...
A Toyota apresentou o conceito do Urban Cruiser no Salão de Genebra de 2006.

Era um modelo a meio caminho entre compacto de SUV, desenhado pela equipe de design chefiada por Elvio D'Aprile (que trabalhou anteriormente na Porsche e na Pininfarina) e que buscava referências em modelos já comercializados pela Toyota, como o Aygo e o RAV4, em sua então recém-chegada geração.

Curiosamente, o modelo tinha um conjunto de quatro princípios: P.A.S.S.: Proportion (proporção), Architecture (arquitetura), Surface (superfície) e Special touch (toque especial).

Curiosamente, o conceito tinha um conjunto de malas dentro do porta-malas.

Um pouco mais tarde, no Salão de Paris de 2008, o Urban Cruiser faria sua estreia mundial, já como linha 2009.

O modelo conservou o formato MPV (Multi-Propose Vehicle) presente no conceito projetado pela ED2. No exterior, compete com o Kia Soul e o Nissan Qashqai, embora seja tratado como hatchback. O modelo também é conhecido como Ist no Japão, sendo que Urban Cruiser é seu nome no mercado europeu, onde a Toyota mantém seus produtos mais voltados ao público jovem (compare Corolla e Auris, que tratam-se do mesmo carro, tecnicamente, porém com propostas totalmente diferentes).
Nos Estados Unidos, onde a Toyota criou a marca jovem Scion, o Urban Cruiser ganha o nome xD. O modelo tem 3,93 metros de comprimento, e 314 litros de capacidade no porta-malas, ampliada para 749 com os bancos traseiros com sistema Easy Flat rebatidos.
O Urban Cruiser possui motores 1.3 VVT-i a gasolina de 100 cavalos (responsável por 70% das vendas) e 1.4 diesel D-4D 4x4 de 90 cavalos (responde por 30% do mix de vendas). É um modelo de baixa emissão de CO2.A jovialidade do Urban Cruiser se percebe pelo fato de não ter recebido qualquer alteração desde que foi lançado, em 2008, com vendas iniciadas em maio de 2009. O Kia Soul, por exemplo, ganhou retoques no interior e teve as maçanetas alteradas, mesmo sendo lançado neste período.
Com 1,52 de altura, o modelo oferece bom espaço interno e interior agradável e jovial. Note os botões do ar-condicionado digital, que parecem flutuar. Não há tanto refinamento, porém Qashqai e Soul seguem a mesma estratégia.

Apesar de dispor de freios ABS com Brake Assist, EBD, VSC e controle de tração, o Urban Cruiser obteve apenas três das cinco possíveis estrelas no teste de crash-test EuroNCAP.

Seria uma ótima opção para o mercado brasileiro. No entanto, a Toyota não dispõe de recursos suficientes para concluir diversos projetos em conjunto. Enquanto a vinda do hatch Auris ainda está indefinida, a montadora trabalha na comercialização do Etios.

Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).